quinta-feira, 5 de março de 2009

GALP - roubo descarado...

-
Lucro da petrolífera disparasse quase 200 por cento no último trimestre de 2008
Galp ganhou 105 milhões no final de 2008 com lento acerto no preço dos combustíveis

-
O lucro de 478 milhões de euros que a Galp Energia obteve em 2008 beneficiou da lentidão com que a petrolífera acertou os seus preços pelos valores internacionais nos últimos três meses do ano passado.
-~
O lucro da Galp Energia no exercício de 2008 cresceu 14 por cento para 478 milhões de euros, anunciou ontem a petrolífera. Para este resultado contribuiu em muito o resultado do último trimestre de 2008, período em que a companhia registou um aumento de quase 200 por cento dos seus lucros, que foi de 125 milhões neste trimestre (mais 198,8 por cento).
-
Dois factores contribuíram fortemente para este comportamento: o chamado time lag, que é a diferença de tempo de acerto dos preços da petrolífera pelos valores internacionais e que permitiu à empresa encaixar 105 milhões de euros. O aumento das margens de refinação em 25 por cento, deu também mais 32 milhões de euros positivos à Galp.
-
O ganho registado pela petrolífera no acerto de preços dá razão às críticas que se ouviram na altura sobre a lentidão com que as petrolíferas estavam a actualizar os seus preços, numa fase em que os preços do petróleo caíam nos mercados internacionais.
-
Nota do Papa Açordas: Por aqui se prova que a Galp andou, especialmente durante o 4º trimestre de 2008, a roubar os portugueses. Quando os preços subiam, a Galp era rápida a actualizar o preço dos combustíveis mas, quando descia, era com imensa lentidão que procedia ao acerto...Se em Portugal houvesse uma verdadeira regulação dos preços, teria certamente evitado este descarado roubo!
-

Sem comentários: