sexta-feira, 13 de março de 2009

Vamos comer pão com menos sal...

-
Votos contra de cinco deputados do CDS e uma abstenção do PSD
Projecto de redução do sal no pão aprovado

-
O projecto de lei do PS que impõe uma redução do teor do sal no pão foi aprovado hoje com os votos a favor de todas as bancadas, à excepção de cinco deputados do CDS e da abstenção de um deputado do PSD. No primeiro caso, os centristas que votaram em sentido diferente do resto da bancada alegam que a imposição de um tecto máximo de sal no pão é uma intromissão directa do Estado num hábito pessoal.
-
O projecto será agora discutido em especialidade.A proposta socialista estipula que o teor máximo de sal no pão passe a ser de 1,4 gramas por cada 100 gramas de pão e prevê coimas que oscilam entre os 500 e os 5 mil euros, definindo ainda orientações para a rotulagem de alimentos pré-embalados.
-
Actualmente, há grande diversidade na quantidade de sal utilizado no pão nas várias zonas do país, mas "o pão português de maior consumo, o chamado pão 'normal', possui entre 18-21 gramas de sal por quilo, ao passo que o 'pão integral' é fabricado com uma média de 15 gramas", refere o documento, destacando que o pão português "tem, em média, muito mais sal que o pão dos restantes países europeus".
-
O projecto de lei considera ainda que a informação nos rótulos dos alimentos pré-embalados para consumo humano deve ser bem visível, de fácil leitura, "objectiva, simples, que inclua dados sobre a quantidade relativa e absoluta de sal na embalagem". E propõe-se ainda ao Governo que estude a possibilidade de proibição da venda de alimentos hipersalinos e hipercalóricos nas escolas.
-
Nota do Papa Açordas: Isto ainda vai ser pior que a Coreia do Norte, do grande amigo de Sócrates, Kim Jong-Il. Com a febre proibicionista deste governo (não me digam que a culpa é do PS), ainda vamos ter: medida certa para o preservativo, obrigatoriedade de declarar o número de actos sexuais feitos durante o mês, para cálculo do IVA, etc... etc... É a vida!...
-

1 comentário:

Anónimo disse...

Estes imbecis deviam estar preocupados com as pessoas que não tem pão para comer ... mesmo com sal a mais...