quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Nemátodo do Pinheiro: erradicação impossível

-
Existem mais de cem mil hectares infectados na Região Centro
Peritos alertam que erradicação do nemátodo do pinheiro "já é impossível"

-
A erradicação do nemátodo do pinheiro em Portugal "já não será possível" e na região Centro estão afectados mais de cem mil hectares, foram ideias hoje defendidas no âmbito de um seminário, em Coimbra.
-
Na opinião do presidente da Federação Nacional das Associações de Proprietários Florestais, Vasco Campos, a situação "é muito preocupante e não tem merecido a devida atenção".
-
"Na região Centro (onde foram detectados dois novos focos), são centenas de milhares de árvores, seguramente mais de cem mil hectares", declarou Vasco Campos aos jornalistas, após intervir no seminário sobre "Nemátodo da Madeira do Pinheiro -- Que futuro para a floresta de pinho em Portugal".
-
O nemátodo da madeira do pinheiro é uma doença causada por um verme microscópico transportado por um insecto que contamina as árvores por onde passa, afectando sobretudo a copa e os ramos.
-
Em Portugal, existe um plano de combate da doença mas, diz Vasco Campos, "precisa de ajustes" e as medidas que estão a ser tomadas "não chegam" para combater a situação.
-
Nota do Papa Açordas: Os produtores florestais podem agradecer ao sr.Jaime Silva, a não tomada de medidas para erradicar este nemátodo. O Ministério da Agricultura praticamente está parado, especialmente depois da sangria dos disponíveis. Conhecemos muitas acções técnicas que pararam, porque o Ministério prescindiu dos técnicos e mandou-os para os disponíveis (mobilizados). E como não é possível fazer omoletes sem ovos, aí está o resultado...
-

6 comentários:

Marco Rebelo disse...

ora aí está :)

Tiago R Cardoso disse...

mais uma enorme gestão.

stériuéré disse...

Mas isso é de mestre, acredita. No outro dia fiz arroz de marisco sem marisco! LOL
Que banhada de país!
Abraços da sté

PreDatado disse...

De Jaime Silva e de Socrates e Teixeira dos Santos. Para quem o déficit da Ferreira Leite era uma obsessão não está mal não senhor.

Anónimo disse...

Tão... mas não se fala tanto em desemprego?? Não percebo!
O "nemátodo" pode-se comer?
(ai vai...vai...)
M

Anónimo disse...

Ora cá está ... já as celuloses podem inundar o país de eucaliptos ... o que é preciso é ver o lado positivo das coisas!