quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Educação: Tiro e queda!...

-
Conselho de Ministros extraordinário
Ministra não suspende mas simplifica avaliação dos professores

-
O Governo decidiu hoje, em Conselho de Ministros extraordinário, incluir medidas de simplificação na avaliação dos professores para que o processo possa avançar este ano. Criticado pela oposição e pela maioria dos docentes o actual modelo vai avançar numa versão “simplex”, para tentar “reduzir a sobrecarga de trabalho” e a “excessiva burocracia” que tem levado ao braço-de-ferro com os sindicatos e com a classe.
-
A ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, explicou, em conferência de imprensa, que depois de ter ouvido diversos peritos considerou desnecessário suspender a avaliação por ter “soluções para os problemas” apontados pelas escolas, que dividiu em três grandes áreas: avaliadores de áreas diferentes dos avaliados, burocracia e sobrecarga de trabalho.
-
Para solucionar o primeiro problema identificado pela tutela, a ministra garantiu que “todos os avaliados vão poder requerer um avaliador da sua área” durante o processo, em resposta às críticas que professores que se recusavam a ser avaliados por colegas de áreas disciplinares diferentes.
-
A excessiva burocracia - “que não faz sentido para avaliadores e avaliados” - apontada ao modelo pode ser resolvida, segundo Maria de Lurdes Rodrigues, através da simplificação de vários procedimentos, como as fichas de classificação e as reuniões, “sempre que haja acordo tácito entre avaliadores e avaliados”. Por outro lado, os resultados dos alunos não contarão para a avaliação dos professores, “por dificuldades técnicas e de concretização que exigem mais tempo para ser aplicada com confiança”.
-
Nota do Papa Açordas: Como diziamos há dias, a ministra não dura muita tempo. Agora, foram estas cedências, integradas no simplex, mas dentro de breve dias, será a cedência total: a suspensão da avaliação. Nota-se que o sr.Zé está tremendamente preocupado com a maioria absoluta, que...já era...
-

3 comentários:

Tiago R Cardoso disse...

simplificar ???

Então a senhora ministra não tinha dito que estava tudo bem ?

Pata Negra disse...

Por cada manifestação de 100000 a senhora apercebe-se de um problema. Para se aperceber de todos os problemas a Avenida da Liberdade tinha de estar fechada ao trânsito durante 10 anos! Quem não percebe o caos e o desânimo que se vive na escola pública - seja ministro, encarregado de educação ou opinião pública - poderá ficar encantado com o coelho que saiu da cartola. Quem está farto dos truques, da humilhação pública e do faz de conta, sabe que ainda a noite é uma criança!
Fiquem lá com os votos que nunca tiveram em troca daqueles que nunca mais vão ter. O caso é demasiado sério para servir de brincadeira política.
Para já, o primeiro problema a resolver, quer do lado do governo, quer do lado do ensino público, é o mais pequeno e chama-se ministra.
Um abraço sem solução à vista

Anónimo disse...

Concordo com parte da conclusão!