sexta-feira, 14 de março de 2008

Portugal real

Se não comes a papa vais para professor!





Os tempos estão difíceis para quem tem de educar filhos, começa a ser difícil convencê-los, persuadi-los ou mesmo assustá-los, técnicas como as do lobo mau ou da bruxa já não servem, prometer-lhes carreiras bem sucedidas é coisa do passado e nem sequer podemos recorrer à técnica do avião para os convencer a comer a sopa.
-
Com a extinção da espécie o lobo mau já não mete medo a ninguém, depois dos livros e filmes do Harry Potter de pouco serve dizer-lhes que vem aia a bruxa, ou não acreditam ou são capazes de achar divertido, convencê-los a comer a sopa começa a ser problemático.
-
E se a sopa é um tormento, o que dizer de os levar a estudar? Se lhes dizemos que se não estudarem para ser excelentes alunos não serão bem sucedidos lembram-nos o caso de José Sócrates que começou a desenhar monos na Guarda e acabou a mandar construir aeroportos.
-
Se os ameaçamos com o desemprego dizem-nos que ganham mais um repositor do Continente do que um jovem arquitecto no atelier do Manuel Salgado ou que a empregada doméstica tem mais sucesso profissional do que os jovens advogados que não ganham para os fatos que compram na Zara.
-
Nem sequer o chumbo os assusta, respondem-nos que daí a uns tempos voltam a estudar nas Novas Oportunidades, não só levam o diploma como ainda podem ter um computador quase à borla e, se o primeiro-ministro voltar às cerimónias do género Taparware para distribuir PCs, ainda poderão levar uma medalha.
-
Nos tempos que correm a vida dos pais não é nada fácil, uma palmada é agressão, dizer que não vão sair à noite é coacção psicológica, os fantasmas foram desmascarados, o sucesso depende mais da conta bancária dos pais do que do esforço dos filhos.
-
Acho que só me resta dizer-lhes que se não comem a papa vão para professores! Ganham mal, são desconsiderados socialmente, têm emprego precário, sujeitam-se a tudo o que os alunos dizem e fazem e no fim são obrigados a manter o sorriso, tratar os mariolas como crianças vulneráveis, trabalhar em escolas que parecem aquartelamentos no Iraque e aturar sucessivas reformas pedagógicas e da carreira. ( O JUMENTO)
-
Nota do Papa Açordas: Apoiamos na íntegra este post do Jumento. Quando fala no arquitecto, refere-se a um pedido do Serviço de Emprego para o Fundão, em que o ordenado oferecido é de 6oo euros!!! Vale a pena ter estudado? É a mesma quantia oferecida para um operador de supermercado com o 9º ano.... Atenção!!! isto passa-se no Portugal real, não no Portugal do sr.sócrates...

4 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Pata Negra disse...

Pois é, estamos aí! Estudar já não é o que era - para nós do povo! os outros estudam outras coisas!
Estudar agora é só para saber mas saber é muito! Salvemos a escola pública, é lá que reside a nossa resistência! Não é por acaso que querem dar cabo dela!
A educação é uma arma; O Alentejo é outra!
Viva o Alentejo! não é por acaso que querem dar cabo dele!
Um abraço de aquémtejo

Tiago R Cardoso disse...

Normal na minha antiga empresa o encarregado ganhava 5 vezes mais que um engenheiro, tudo dito...