quarta-feira, 5 de março de 2008

Sistema partidário sem credibilidade

Sondagem: Portugueses desiludidos
Sistema partidário sem credibilidade
-
A maioria dos portugueses acredita que o actual sistema partidário “já deu o que tinha a dar”. Numa altura em que o director do Observatório de Segurança e Terrorismo, general Garcia Leandro, alerta para o perigo de “explosão social”, provocado por cidadãos indignados com a actual situação do País, uma sondagem do CM/Aximage demonstra que os portugueses consideram que o actual sistema partidário está em crise.
-
Manuel MoreiraApenas 24,6 por cento dos inquiridos consideram que o sistema partidário não está em crise“Pessoalmente, concorda ou discorda da opinião de que o nosso actual sistema partidário já deu o que tinha a dar?” Esta foi a questão colocada na consulta popular realizada entre 21 e 23 de Fevereiro e 62,6% dos inquiridos responderam que concordam. Apenas 24,6% discordaram dessa posição, enquanto 3,6% disseram que “nem concordam, nem discordam”. Já 9,2% não têm opinião.
-
Questionado sobre o resultado desta sondagem, Garcia Leandro afirmou que este “confirma o que já disse”. “Tem que haver uma reforma dos partidos, e quando uma sondagem de uma empresa credível revela que os portugueses concordam é de os políticos pensarem nisso. Eles estão cá para servir o País.”O resultado desta sondagem, segundo alguns dirigentes políticos, poderá reflectir o descontentamento social, provocado por medidas governamentais polémicas em áreas como a Saúde e a Educação. Esta é aliás a opinião do deputado do PSD Agostinho Branquinho: “[A sondagem] traduz o sentimento de descrédito e de revolta face à situação do País. Eu próprio já alertei para o perigo de uma explosão social no meu distrito (Porto). É um sentimento real mas culpar o sistema político é exagerado. É preciso mudar políticas, não o regime.
-
”Também o PS reconheceu o “descontentamento social com o funcionamento do sistema partidário” mas garantiu que “a vontade de mudança ainda não se sentiu”. “Já houve muitas tentativas de modificar o sistema partidário mas não tiveram qualquer sucesso. Essa insatisfação não produziu até agora qualquer modificação”, afirmou Vitalino Canas, porta-voz do PS. (Correio da Manhã)
-
Nota do Papa Açordas: Sócrates contribuiu muito para esta falta de credibilidade e, já agora, todo o seu séquito de boys e girls que enxameiam os ministérios. Oxalá que em 2009 os eleitores tenham isto bem presente, e mostrem a quem de direito o cartão vermelho...

Sem comentários: