sexta-feira, 7 de março de 2008

Polícia quer identificar manifestantes

Polícia conta profs que vão à manifestação
Direcção Nacional deu orientações para os polícias irem às escolas
-
A Direcção Nacional da PSP deu orientações a todos os comandos da PSP do país para que obtenham dados relacionados com o número estimado de pessoas que vão deslocar-se amanhã a Lisboa para a manifestação de professores, número de autocarros envolvidos no transporte e horários previstos de chegada. Uma "recolha de dados" que, segundo um comunicado enviado às redacções, visa "apenas e somente garantir a segurança dos manifestantes" e "facilitar a liberdade de circulação", mas que os sindicatos consideram "completamente inaceitável".
-
"Só pode ser considerada como uma manobra intimidatória, que terá uma resposta à altura, sábado à tarde", reagiu, ao JN, Mário Nogueira, secretário-geral da Federação Nacional dos Professores (Fenprof). Neste momento, só alugados por sindicatos estão contabilizados 589 autocarros vindos de todo o país. Esperam-se entre 60 a 70 mil pessoas na marcha que vai ter lugar entre a praça do Marquês de Pombal e o Terreiro do Paço.
-
Mário Nogueira garante que, ontem de manhã, a plataforma que está a organizar a manifestação teve uma reunião no Comando Metropolitano da PSP de Lisboa para acertar todos os pormenores com as autoridades número de autocarros envolvidos, horas de chegada, trajectos a percorrer e locais onde vão estacionar. "Está tudo definido", disse, insistindo que não há razões para que haja polícias a irem às escolas recolher esssa informação, como sucedeu ontem no Porto e em Ourém.
-
Só uma tentativa de intimidação dos professores pode justificar essa manobra, defende Mário Nogueira, insistindo que "isto só está a acontecer porque a qualidade da democracia tem vindo a degradar-se com o actual Governo". O dirigente sindical adianta que, na deslocação a uma escola de Ourém , "houve inclusive uma tentativa de saber o nome de quem iria à manifestação", classificando essa atitude de "pidesca".
-
Segundo a Lusa, dois agentes da PSP à civil foram a duas escolas de Ourém para saber quantos professores vão participar na manifestação. "Fiquei bastante surpresa, mas os agentes alegaram que tinham ordens superiores e que tinha a ver com a concentração de trânsito em Lisboa", contou uma fonte do Conselho Executivo da Escola Secundária de Ourém.
-
A situação surpreendeu o porta-voz do comando distrital da PSP de Santarém, que diz não ter dado qualquer ordem neste sentido, e prometeu que será aberto um processo de averiguações. "Achamos muito estranho que alguém tenha feito esse tipo de disparate", afirmou Jorge Soares. No Porto, segundo a edição on-line do "Público", os agentes visitaram a Escola Clara de Resende, mas a PSP também alegou desconher a orientação. (Jornal de Notícias)
-
Nota do Papa Açordas: Senhor Presidente da República: V.Exª tem que actuar, este governo já deu provas que gere muito mal a democracia. Diariamente comete erros de palmatória e atropela as leis do Estado, algumas até de sua autoria... Por favor, V.Exª é a nossa última esperança.

Sem comentários: