domingo, 30 de março de 2008

Lagoa e Lagos fundem-se numa única adega


Lagoa e Lagos fundem-se numa única adega
-
Os presidentes das adegas de Lagoa e Lagos decidiram unir esforços e preparam a fusão das duas cooperativas numa só estrutura – a Adega do Algarve.
-
O protocolo foi formalizado esta quinta-feira, em Lagoa, na presença do ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas Jaime Silva, que esta semana fez um périplo às principais estruturas agrícolas do Algarve.
-
O concelho de Lagoa é, de acordo com o estudo prévio apresentado pela Direcção Regional de Agricultura do Algarve, o melhor local para ser instalada a nova unidade produtiva.Este esforço conjunto das cooperativas é justificado pelo facto de estas duas entidades terem constituído, ao longo do último século, o principal meio de escoamento das uvas da região do Algarve.Junta-se a esta razão o facto de o vinho ser o principal produto certificado da região.
-
Nos últimos dez anos, e só nas áreas sociais das duas adegas, foram reestruturados cerca de 438 hectares de vinhas, aumentando para 800 há a área vitivinícola de grande capacidade produtiva.
-
Na globalidade, as duas cooperativas contam cerca de três centenas de sócios e são responsáveis pela laboração de mais de três quartos da produção de vinho regional.Unidade terá gestão profissionalizada.
-
No documento assinado, as direcções das duas adegas acordaram, entre outros pontos, que o transporte da uva – das explorações até à nova unidade – deverá ser assegurado e suportado pela nova entidade, de modo não sobrecarregar os viticultores com os custos gerados pela nova localização.
-
No acordo, a que o barlavento.online teve acesso, lê-se ainda que a gestão da nova unidade será assegurada por uma equipa profissional, de modo rotativo pelas duas adegas.O investimento a realizar por cada uma das entidades será proporcional à quantidade de uva laborada, com base na média dos últimos quatro anos. (barlavento.online)
-
Nota do Papa Açordas: É bom que estas duas cooperativas se unam, e formem uma só adega: a Adega do Algarve. Lagoa e Lagos são as únicas cooperativas vitivinícolas existentes no Algarve, depois de Tavira e Portimão terem fechado, devido a problemas financeiros, sendo o seu vinho muito apreciado pelos estrangeiros.

1 comentário:

Anónimo disse...

Tá se mesmo a ver sairá caldeirada de bacalhau com o Julinho e marreirinho e companhia de mãos dadas ou afixadas na defesa da boa pinga para encher o bandulho e ficar vermelhinhos coisa habituê do barrosinho