terça-feira, 23 de setembro de 2008

Ministério investiga certificados do 12º ano

-
Ministério investiga subida suspeita de notas de acesso à universidade
-.
Dezenas de certificados de equivalência ao 12.º ano de alunos de currículos estrangeiros poderão ter sido passados com notas inflacionadas e utilizados no concurso de acesso ao superior deste ano.
-
A Inspecção-Geral de Educação (IGE) já está a averiguar a legalidade de documentos emitidos pela Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC) e que dizem respeito a estudantes de algumas escolas internacionais, como o colégio St. Julian ou o Frank Carlucci American International School of Lisbon. Em causa pode estar a emissão ou alteração de certificados de equivalência com base numa proposta de alteração da lei em vigor que nunca chegou a concretizar-se.
-
O PÚBLICO teve acesso a vários certificados de equivalência ao 12.º ano, assinados pelo coordenador do Gabinete de Assuntos Jurídicos e de Concessão de Equivalências da DGIDC, Pedro Martins. Nalguns casos, verifica-se que, no lapso de dias, um mesmo aluno conseguiu ver a sua média final subir dois valores.
-
Foi o que aconteceu com uma aluna do St. Julian's School. A 8 de Julho, a DGIDC passou um certificado atestando a equivalência do International Baccalaureate, IB Diploma ao 12.º ano português, com a classificação final de 14,2 valores, nota que arredonda para 14. As contas foram feitas com "fundamento no Decreto-Lei n.º 227/2005, de 28 de Dezembro e na Portaria n.º 433/2005 de 19 de Abril", explica-se nesse documento.
-
Dez dias depois, é emitido um novo certificado na DGIDC relativo à mesma aluna. Neste, a classificação final passou para 15,5 valores (arredonda para 16). Quanto ao fundamento legal, manteve-se a referência ao decreto-lei de Dezembro de 2005, mas desapareceu a referência à portaria - sendo certo que o decreto-lei é de teor genérico e é na referida portaria que estão as tabelas comparativas e de equivalências entre o sistema educativo português e os cursos que seguem o International Baccalaureate.
-
Nota do Papa Açordas: Colégios para quem tem dinheiro, e quem tem "arame" compra boas "médias"...Sempre foi assim...Melhor que isto só as Novas Oportunidades...é sempre a passar...entra analfabeto e sai doutor!...
-

3 comentários:

Lourenço disse...

nota ao papa açordas: trapalhadas do ministerio ou da IGE ou da DGIDC. Porque levamos nos de tabela? As notas dos alunos do IB são calculadas com base em 2 ou 3 exames, a cada disciplina, que contam 70% dessa mesma nota. Os exames são avaliados por examinadores internacionais de todos os cantos do mundo e o IB (www.ibo.org), entidade que os emite, é uma organização com muito prestígio reconhecida pelas melhores universidades do mundo.

Anónimo disse...

O IB é um currículo de grande exigência e avaliação rigorosa. Não há classificações generosas dadas por professores "porreiros". É lamentável a calúnia que lança sobre escolas privadas em que os alunos trabalham à séria para cumprir um currículo considerado o melhor do mundo pelas mais prestigiadas universidades.

Anónimo disse...

Há gente que entra e sai alfabeta e burra... que não entende ou não se esforça entender certas coisas, ou a fazer pesquisa necessária sobre o assunto como a senhora Isabel Leiria...