sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Alterada lei de voto por correspondência

-
Em clima de discórdia
Alterada lei do voto por correspondência
-
A alteração da lei eleitoral foi aprovada com os votos da maioria socialista e do PCP, num debate aceso entre socialistas e social-democratas sobre o voto por correspondência, que teve a abstenção do Bloco de Esquerda e os votos contra do PSD e do CDS-PP.
-
Durante o debate, o deputado do PSD pelo circulo fora da Europa, José Cesário acusou os socialistas de terem medo do voto dos emigrantes “desde 1999 que o PS não consegue ganhar umas eleições nas comunidades portuguesas. Pelo contrário, tem sido perfeitamente esmagado nos mais diversos actos eleitorais realizados, disse.
-
No PCP, o deputado António Filipe mostrou-se favorável à substituição do voto por carta pelo presencial por considerar que o actual sistema “tem deficiências”.
-
O deputado socialista José Lello, defendeu que o voto por correspondência tem “muitas imperfeições” e pode ser “potencialmente permeável á fraude”.
-
Do Bloco de Esquerda, Luís Fazenda diz que “muitos emigrantes vão ficar a centenas de quilómetros para votar”, afirmando que o BE se abstém com a garantia de que haja mesas próximas de cada comunidade emigrante.
-
Nuno Magalhães do CDS-PP defendeu que se deveria desenvolver o voto electrónico.(Correio da Manhã)
-
Nota do Papa Açordas: Pronto, Sócrates já tem menos uma dor de cabeça: conseguiu acabar com o voto por correspondência dos emigrantes que, de um modo geral, era mais favorável ao PSD. Grão a grão, vai tentando reconquistar mais uma maioria...
-

1 comentário:

Tiago R Cardoso disse...

um total desrespeito pelos nosso cidadãos que optaram por fazer vida lá fora, o agradecimento é este, afasta~los ainda mais de Portugal.