sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Cartelização no Catering

-
Sete empresas apanhadas pela Autoridade da Concorrência
Cartelização nas refeições lesa Estado em 172 milhões de euros

-
A Autoridade da Concorrência (AdC) acusou sete empresas que fornecem refeições a instituições públicas, nomeadamente a hospitais e a escolas, de concertarem preços nos serviços que prestam, actuação que é ilegal por configurar a prática de cartelização.
-
O “Jornal de Negócios” refere que a investigação, iniciada em Fevereiro de 2007, identificou a prática de concertação de preços de serviços nas propostas que estas empresas apresentavam nos concursos públicos de “catering”, as mesmas firmas trocavam informações comerciais e que desta forma de actuação permitiram controlar, durante 10 anos, dois terços do mercado de prestação de serviços de refeições.
-
As empresas envolvidas neste caso são a Gertal e a Itau do grupo Trivalor, a ICA e a Nordigal que comungam dos mesmos sócios, a Eurest, a Uniself e a Sodexho.
-
A AdC estima em 172 milhões de euros o prejuízo para o Estado desta actuação ilícita e concertada entre estas sete empresas.
-
Nota do Papa Açordas: Porque é que não se divulga o nome dos sócios dessas empresas? Há muito colarinho branco? E, muito político? Se houver, nada vai acontecer...E, a vida continua...
Os funcionários que contratualizavam essas refeições, ficam de fora? Não "comiam" nada? Coitadinhos...
-

Sem comentários: