quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Mal-estar na Secundária de Fafe

-
Recurso de aluna fez disparar as notas
-
A reavaliação dos exames nacionais de uma aluna do 11.º ano da Secundária de Fafe transformou notas "sofríveis" em "excelentes". Os restantes pais não se conformam e já foi pedida a intervenção do Ministério da Educação.
-
Pais e alunos das turmas do 11º ano, do ano lectivo transacto, da Escola Secundária de Fafe estão revoltados com a "subida astronómica" que tiveram as notas de uma aluna que pediu recurso dos exames nacionais de Física e Química e de Biologia e Geologia. As notas transformaram-se, após o recurso da aluna, de positivas sofríveis em notas de excelência.
-
"Na prova de Física e Química passou de 9,8 para 18,9 enquanto na prova de Biologia e Geologia a nota de 11,6 transformou-se em 19", explicou ao JN um dos vários encarregados de educação que se apresentam revoltados com este volte-face na classificação dos exames nacionais.
-
"Como é possível que um professor avalie uma prova com uma nota muito baixa e a mesma prova seja reavaliada e colocada quase com a cotação máxima?" Esta pergunta atravessa, por estes dias, a mente de vários pais e alunos que se sentem injustiçados e descriminados pelo tratamento dado a este caso.
-
A desconfiança dos pais é ainda reforçada pelo facto de a mãe da aluna em causa ser docente naquele estabelecimento de ensino e, segundo alegam, "há cerca de três anos" ter acontecido "o mesmo com outro filho que agora até está na universidade a cursar Medicina".
-
Ao que o JN apurou, em causa não está apenas uma simples reavaliação dos exames mas também um hipotético atestado médico que indica que a jovem poderá sofrer de dislexia e que a leva a não responder acertadamente às questões que na sua maioria são de escolha múltipla.
-
Este assunto está a causar algum mal-estar na Secundária de Fafe onde, inclusive, terá estado nos últimos dias uma equipa de inspectores do Ministério da Educação. Esta informação não foi confirmada oficialmente ao JN, já que José Caetano, presidente do Conselho Executivo da escola, não quis pronunciar-se para já sobre o assunto.
-
Esta situação é delicada porque abrange a comunidade escolar de uma pequena cidade onde quase todos se conhecem e, por esse facto, todos negam dar a cara para a reportagem do JN. A Associação de Pais também não se quis pronunciar oficialmente sobre o caso, mas o JN apurou junto de fonte próxima que "por uma questão de equidade entre todos os alunos foi pedido, através de carta, ao Ministério da Educação e ao Juíz Presidente dos Exames Nacionais que as provas de todos os alunos do 11º ano da Secundária sejam reavaliadas". (Jornal de Notícias)
-
Nota do Papa Açordas: Como é que podem notas sofríveis (9.8 e 11,6) transformarem-se em
18,9 e 19? Algo vai mal na Secundária de Fafe e no ministério da Lurdinhas. Um rigoroso inquérito, com publicação do resultado, é o mínimo que se exige! Já repararam, que a Secundária de Fafe, até parece as Novas Oportunidades?
-

24 comentários:

Tiago R Cardoso disse...

é lá, as notas engordaram ?

Anónimo disse...

É lamentável! Ainda com a particularidade de isto não ser um caso isolado, pois o mesmo já aconteceu há uns anos atrás.

E para não falar a nível do País, porque isto foi em Fafe, mas não é certamente a única cidade onde situações destas acontecem.

E o futuro deles, que depois entram nas Universidades deste país e por lá andam anos a fio.

Os paizinhos querem `força que os filhotes, sejam exemplo para os outros, ... mas esquecem-se que agora, são eles que não são exemplo para ninguém!

Vergonha! Se é que a têm?
Postura a sério, precisa-se!
Atentamente,
Prof.Artur

Anónimo disse...

Isto é uma pouca vergonha!! Em Portugal só se fala em "Corrupçao" no âmbito desportivo e nos municípios!? Ups.. já me estava a esquecer do "Engenheiro" Senhor Sócrates.. Sendo assim, esta "irregularidade" é normal!

Anónimo disse...

Perante semelhante "fermentaçao" o Concelho Executivo da Secundária nao achou estranho? hnh!!!

ou será a Secundária um ninho de futuros médicos ? hnh !!!

Anónimo disse...

Isto é uma pouca vergonha !!!
E como diz o Prof. artur "não é uma caso isolado" - repete-se na mesma familia.

Anónimo disse...

Eu acho isto fantástico, invejo totalmente e quem me dera ter uns pais assim! ..bem , tou a brincar metem é nojo essas pessoas.
Temos de protestar e reivindicare os nossos direitos, se ela faz isto porque é que eu nao posso fazer? ..


Assinado: aluno da escola secundária de fafe(novas oportunidades)

Anónimo disse...

Mas que DOCENTE e MÃE é esta?????.
É caso para apresentar queixa ao Provedor da Justiça se nada for feito.
Fafe é uma cidade pequena sim mas não somos todos ignorantes e COVARDES!!!.
1- Põe em causa a credibilidade dos correctores.
2- Rebaixa no máximo a classe dos professores.
3- Tira o alento e desmotiva os maus e bons alunos ( melhores que a filha).
4- Dá uma péssima imagem do Conselho Executivo ( estará cúmplice? ).
5- Como mãe não pensou na filha que neste momento está a ser usada como meio só para atingirem a mãe!
6- Usa a dislexia como argumento de defesa! Isto num teste de escolha múltipla!!!Resolveu nestes exames que a filha era disléxica!!!

Perante tudo isto é impossível ficar indiferente!

Anónimo disse...

Este comentário anterior, parece ser feito por alguém que circula no "meio", está indignado, está informado!mas está sózinho!

Convoquem um movimento de encarregados de educaçao!

Não tenham "medo" do Caetano...

Faremos um novo 25 de Abril

Já agora, uma aluna disléxica, é acompanhada por um processo denominado P.E.I.(Plano Educativo Individual)Decreto Lei nº319/91 de 23 de Agosto.
Este processo é iniciado no começo de todos os anos lectivos pelo director de turma que solicita ao encarregado de educacçao uma série de documentos:relatório do psicologo que acompanha a aluna, relatório do médico etc...
Seguidamente o director de turma marca uma consulta com a psicologa da escola ou com a professora do ensino especial, fazem a avaliaçao do aluno a vários niveis: identificaçao,percurso escolar,história compreensiva do aluno,familiar,educacional,etc.
Processam-se várias reuniões com todos os professores, são adoptadas os critérios de avaliação especificos, todos têm que estar de acordo e assinarem, fica obrigatóriamente em acta.

Descobram quem foi a directora de turma, peçam o P.E.I.!!!

Nota:A disléxia é detectada no 1º ano do 1º ciclo e acompanha a pessoa pela vida fora.

Anónimo disse...

Meu Deus, estou espantado !!!
Gente de tão "boas familias" ( sim porque cá na terra todos sabem de quem se fala e da malandragem que foi feita, há quem fale de outras anteriores) envolida em semelhante escandalo. A imagem social da familia está na "lama".

Somos todos uns papa açordas, caso contrário isto estava relatado ao Provedor Geral da Républica !

Anónimo disse...

ahahah isto até dá vontade de rir! vamos lá ver que a tal aluna é muito inteligente e tal... para aquela familia nós é q somos os burrinhos desta historia toda! querem subir na vida a todo o custo...depois da nisto! já pensaram no facto de a mãe da aluna em questão ter facil acesso ao cofre da escola...sim, não é dificil para uma correctora ter acesso ao cofre! e claro q se assim foi esta tudo legal para o ministério! isto tudo é uma palhaçada é o que é!

Anónimo disse...

O caso ja foi encerrado.


FAÇAM QUALQUER COISA

Anónimo disse...

CONVOCATÓRIA
Avisam-se todos os alunos interessados que, no próximo dia 30
haverá um leilão de notas de 11ºano, das disciplinas de Biologia e Física e Química.
Os interessados deverão dirigir-se à prof.F.Macedo ou directamente ao conselho executivo. Fica assim, excluído o Sr.Maçaira que tão mal tem desempenhado as suas funções, como representante da A.P.

Mais se informa que a base de licitação é: Biologia - 11,6
Física e Química - 9,8

Nota: O governo tomou esta atitude, para que todos tenham as mesmas oportunidades de cursar MEDICINA.

Anónimo disse...

O caso, é um caso sério e apesar disso dizem que está encerrado, até pode ser que sim.

Nao está encerrado no entanto o mau estar instalado na secundária entre os docentes, entre os alunos e restantes elementos.

Nao ficará, nunca mais limpa a imagem de tão "Distinta familia" e sobretudo a sua "consciencia".

Anónimo disse...

Andem com o caso para a frenta.
Nao o deixem esquecer.
Houve fraude e foi feito na escola, com professores que tinham acesso ao cofre.

Infelizmente, nao posso fazer nada.

Professor

Anónimo disse...

Pais, MANIFESTEM-SE, lutem pelos diteitos dos seus filhos.

Anónimo disse...

Investiguem a historia do cofre.

Anónimo disse...

Sr. Professor,
Pode sim, fazer alguma coisa!
Trabalhe na "clandestinidade"!
Diga tudo quanto sabe, os pais agradeçem.

Anónimo disse...

Pergunta de um leigo:
Uma pessoa, sofrendo de DISLEXIA, pode ir para medicina?
E o COFRE? Não se investiga?
Quem está a dar cobertura a tudo isto?
Quem souber, que responda!
Pica Pau

Anónimo disse...

Eh lá, tantos anónimos. Cá vai mais um.
Acho que o professor que inflaccionou desta maneira as notas da aluna percebeu perfeitamente o espírito da senhora ministra da educação e do senhor engenheiro primeiro-ministro.
Por isso, e porque o concurso para professor do ano não tem tido muita saída, proponho desde já este professor ou esta professora como candidato ao prémio de professor do ano, em todas as categorias existentes. Os colegas que subscrevem esta proposta façam o favor de se manifestar.
Infelizmente não posso assinar este comentário, porque quero ser avaliado, mas não charruado.

Anónimo disse...

Eu voto a favor.Excelente ideia.

A professora

...............

Tambem tenho que ser avaliada

Anónimo disse...

Admito!

Fui comprada!!!.
Caros colegas, quero que saibam que não tive outra opção.

Perdão!!!

Anónimo disse...

Estas enormes subidas das notas são raras mas podem ocorrer...
caso algum grupo não seja cotado ou não seja contabilizado por engano. Ainda assim a situação é insólita e a ser verdade é uma vergonha para a aluna e mãe/docente. O que se espera é que a investigação do Ministério seja consequente e esclareça a situação.
Mas quem avalia as provas não são os professores da escola?
Então como é que se pode apontar a culpa ao Ministério?! (como é insinuado noutra mensagem)
Pois é!... a culpa é sempre dos políticos corruptos trancados nas suas torres de marfim, sentados no monte de dinheiro que ganham na função pública.
Quando é que nós, professores, pais, sindicatos, etc, teremos a coragem de procurar a culpa entre nós?

Anónimo disse...

Mas, lá que houve corrupção, houve!
E os professores com acesso ao cofre? Ficam impunes?
Por favor, senhores inspectores da treta, resolvam este caso!...
Pica Pau

Anónimo disse...

Esta situação merece uma intervenção policial, não só por uma questão de justiça, mas porque põe em causa o bom nome de muita gente séria.