sábado, 27 de setembro de 2008

BE - contra a privatização total da GALP

-
Francisco Louçã considera operação "financeiramente desajustada"
BE vai apresentar proposta para anular a privatização da Galp

-
O Bloco de Esquerda (BE) vai apresentar na Assembleia da República uma proposta para anular a privatização da Galp, uma operação que o dirigente bloquista Francisco Louçã considerou hoje "financeiramente desajustada, politicamente desastrosa e socialmente negativa".
-
"No Orçamento de Estado apresentaremos uma proposta para anular esta fase da privatização da Galp, em nome da defesa dos contribuintes, em nome da defesa da sustentação orçamental, porque esse é um aspecto fundamental", anunciou hoje Louçã, durante uma conferência de imprensa em Lisboa.
-
Para Louçã, a operação força os contribuintes a pagar pela privatização duas vezes. "Além de perderem aquilo que é público e que é vendido barato demais para favorecer os lucros de quem vier a ter esta parte da Galp, os contribuintes ainda vão pagar a diferença em relação ao que se vai perder de valor fundamental da petrolífera, como impostos e com preços especulativos que a Galp terá agora mais facilidade em aplicar", argumentou.
-
Louçã explicou que a alienação deste capital retira ao Estado "capacidade de controlar um sector estratégico" e criticou o facto de o negócio ser feito por ajuste directo, permitindo a escolha do comprador e favorecimentos no preço.
-
Nota do Papa Açordas: Este é mais um (des)governo das privatizações. Tudo o que dá lucro ao Estado, vai fora...Mas há sectores que deviam estar na dependência directa do Estado: águas, combustíveis, electricidade, tratamento de lixos...
Por este andar, qualquer dia até o cavalo de D.José é privatizado...
-
-

1 comentário:

Pata Negra disse...

Este é de facto o momento mais oportuno para o Estado perder controlo sobre a GALP! Deixe-mo-los enriquecer em paz!
Um abraço solidário com o governo