segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Aérodromos sem vigilância à noite

-
Trás-os-Montes - Carreira aérea para Lisboa corre risco de sabotagem
-
A grande maioria dos aeródromos Municipaisde Trás-os-Montes e Alto Douro não é vigiado durante a noite e alguns também não contam com qualquer serviço de segurança das instalações durante o dia. Mirandela, Mogadouro,Chaves, Minhéu, Chã, Alijó, e Lamego não têm qualquer vigilância.
-
Mas os casos mais graves são os de Bragança e Vila Real, que têm carreiras públicas e contam apenas com um homem a guardar a pista de noite, contratado pelos Aeroclubes.
-
Em Vila Real, nas carreiras aéreas que ligam Trás-os-Montes a Lisboa, a entrada e saída de passageiros não tem qualquer vigilância, nem é feito o controlo de volumes. Dizem mesmo que, entre Vila Real e Bragança, até pode levar-se uma arma ou uma bomba para o avião.
-
"Temos um homem que trabalha das 20h00 às 08h00 e é ele que faz toda a ronda", contou ao CM uma fonte do Aeroclube de Vila Real. Este dirigente acrescentou que "na época de incêndios nem há elementos de segurança a vigiar a pista".
-
Apesar da presença do guarda, os espaços envolventes do aeródromo são, por vezes, alvo de actos de vandalismo.
-
Confrontado com esta insuficiência de meios, Fernando Nogueira, antigo Presidente do Aeroclube de Chaves, sublinhou ao CM, "que a manutenção e a gestão do espaço é da responsabilidade dos municípios". Porém, adiantou que "os sistemas de alarme suportados pelas colectividades são por vezes os únicos guardas-nocturnos das pistas e das instalações".
-
Um dirigente de um aeroclube do Nordeste Transmontano salientou que "mesmo os aeródromos secundários deveriam ser vigiados, já que ninguém sabe o que arremessam para a pista". (Correio da Manhã)
-
Nota do Papa Açordas: A vigilância diurna e nocturna destes aérodromos devia estar debaixo da alçada da Defesa nacional. Quantos movimentos clandestinos já se teriam realizado nestas pistas? Lembrem-se que a droga chega a Portugal por via marítima, e depois? Como é que ela chega à Europa central? As autoridades que dêm a resposta...
-

Sem comentários: