terça-feira, 30 de setembro de 2008

José Sócrates desdramatiza crise internacional

-
José Sócrates desdramatiza crise internacional
-
O primeiro-ministro, José Sócrates, afirmou que as famílias portuguesas com poupanças podem estar tranquilas apesar do actual quadro de crise e elogiou a capacidade de resistências das instituições financeiras nacionais.
-
As declarações do primeiro-ministro foram proferidas na Feira Internacional de Lisboa, após ter presidido a uma cerimónia de assinatura de um contrato entre o Governo e a Associação Industrial Portuguesa (AIP) para formação de trabalhadores de pequenas e médias empresas.
-
Interrogado sobre um possível agravamento da crise financeira mundial, o primeiro-ministro responsabilizou os Estados Unidos, sustentou que Washington tem a obrigação de tomar medidas para suster a propagação da crise, mas enviou uma mensagem de tranquilidade para Portugal.
-
Quero tranquilizar as pessoas quanto às suas poupanças. O sistema financeiro português tem demonstrado uma boa resistência às consequências da turbulência e das incertezas nos mercados financeiros internacionais", declarou Sócrates.
-
Segundo Sócrates, as actuais restrições ao crédito "afectam todos os bancos europeus".
-
"As entidades de supervisão, o ministro das Finanças [Teixeira dos Santos] e eu próprio acompanhamos os desenvolvimentos. Mas o mercado português tem dado mostras de boa saúde para resistir", acrescentou, antes de se referir às responsabilidades de Washington na presente crise.
-
"Tudo isto não dispensa os norte-americanos de fazerem aquilo que devem fazer, e rapidamente", declarou. (Jornal de Notícias)
-
Nota do Papa Açordas: Não há dúvida nenhuma que esta crise vai chegar a Portugal, se não chegou já, mas o sr. Sócrates e o sr. T.dos Santos parecem ser os únicos a não compreender. Por mim, já retirei algum dinheiro que tinha nos bancos e coloquei-o nos Certificados de Aforro, passe a publicidade. Apesar de não ter qualquer confiança neste governo, o Estado há-de cumprir as suas obrigações...
-

4 comentários:

Anónimo disse...

E que mais haveria o homem de dizer?

Tiago R Cardoso disse...

parece-me que era obrigação do PM enviar uma mensagem de optimismo, mesmo que não seja real, é obrigação fazer isso.

Anónimo disse...

Acho mesmo que o melhor seria mandar um ministro dizer que a crise acabou, e com a maioria absoluta no parlamento poderia fazer passar uma lei a determinar o fim da crise.
Trata-se de uma crise, também de confiança, e repor a confiança não passa por mentir. Se ele soubesse, o que deveria fazer era dizer a verdade. O problema é que este governo já não sabe fazer isso...
Mancha Negra

Pata Negra disse...

Que venha a crise internacional, nós já estamos habituados! O que me ocupa e preocupa agora é a crise que o Sócrates nos criou!Enfim, uma crise nunca vem só!
Que a crise internacional não sirva de desculpa para a má governação que temos tido.
Um abraço sem crise