segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Infarmed alerta sobre medicamentos falsos

-
Oncologia e cardiologia também em perigo
Infarmed alerta que há portugueses em risco por causa de medicamentos falsos

-
O Infarmed, autoridade que regula o sector de medicamento, alertou hoje que há cidadãos em Portugal "a correr sérios riscos de saúde" por consumirem medicamentos contrafeitos, que já invadiram áreas como a oncologia e a cardiologia.
-
O alerta do Infarmed foi feito durante a apresentação de resultados preliminares de uma investigação a medicamentos falsificados, a qual revelou "dados preocupantes". Das 85 amostras de medicamentos provenientes de encomendas postais que a autoridade está a investigar desde Junho, 79 (93 por cento) são medicamentos contrafeitos, oriundos da Índia e da China.
-
Os medicamentos contrafeitos - que durante algum tempo incidiam mais em áreas como a impotência sexual e o emagrecimento - estão a abranger especialidades como a oncologia, a cardiologia e a neurologia.
-
De acordo com o presidente do Infarmed, Vasco Maria, este organismo está a analisar o conteúdo de 49 embalagens postais, as quais foram interceptadas pelas autoridades, apesar de não conterem qualquer informação sobre o seu conteúdo. Foram colhidas 85 amostras e, destas, 79 foram identificadas como medicamentos contrafeitos, logo a partir de "uma inspecção visual". As outras continuam a ser investigadas, por necessitarem de uma análise mais sofisticada, adiantou.
-
Nota do Papa Açordas: E o Infarmed pode garantir os medicamentos que vão ser vendidos na farmácia do Hospital de Santa Maria? É que nós, não percebemos, como é que o concessionário pode pagar 22 % sobre a receita bruta, mais 600.000 mil euros de renda anual, pagar a fornecedores e empregados, e, claro está, ganhar o dele...Só com medicamentos marados...
-

2 comentários:

Tiago R Cardoso disse...

Portugal é um mistério...

Abrenúncio disse...

Não é à toa que a contrafacção prospera, nos medicamentos e em tudo o resto...
Saudações do Marreta.