-
Acha que nunca caiu nestas «artimanhas»?
Os truques dos hipers para nos convencerem a comprar
-
Os truques dos hipers para nos convencerem a comprar
-
Vá sozinho às compras, sem fome, com uma lista na mão e seja-lhe heroicamente fiel Passam despercebidos, mas estão sempre lá. E nós somos frequentemente «levados», mesmo sem darmos por isso. Os super e hipermercados usam alguns truques para nos levar a comprar mais do que aquilo que normalmente queremos.
-
E se pensa que a si, ninguém o convence a adquirir uma coisa que não pretenda, leia este artigo e pense mais uma vez. Quase de certeza que já alguma vez acabou por levar dentro do carrinho das compras um produto que não tinha em mente comprar. Conhecendo as técnicas deles, pode defender-se melhor. O alerta é da Deco Proteste deste mês de Setembro.
E se pensa que a si, ninguém o convence a adquirir uma coisa que não pretenda, leia este artigo e pense mais uma vez. Quase de certeza que já alguma vez acabou por levar dentro do carrinho das compras um produto que não tinha em mente comprar. Conhecendo as técnicas deles, pode defender-se melhor. O alerta é da Deco Proteste deste mês de Setembro.
-
Por exemplo, se fizer uma lista de compras antes de entrar no supermercado, tanto melhor. Mas esforce-se por lhe ser fiel. É que, na maioria dos casos, isso não acontece. Em parte porque os produtos de primeira necessidade, aqueles que, normalmente, levamos em mente, estão ao fundo da loja, para nos obrigar a passar por todas as outras secções antes. E se «longe da vista, longe do coração», o «dar de caras» com alguns produtos pode ser o suficiente para cair em tentação.
Por exemplo, se fizer uma lista de compras antes de entrar no supermercado, tanto melhor. Mas esforce-se por lhe ser fiel. É que, na maioria dos casos, isso não acontece. Em parte porque os produtos de primeira necessidade, aqueles que, normalmente, levamos em mente, estão ao fundo da loja, para nos obrigar a passar por todas as outras secções antes. E se «longe da vista, longe do coração», o «dar de caras» com alguns produtos pode ser o suficiente para cair em tentação.
-
Fuja das feiras temáticas e bancas de promotores
Fuja das feiras temáticas e bancas de promotores
-
Outro truque usado pelas grandes superfícies passa pelas bancas temáticas à entrada. Mesmo que não precise de nada daquilo no imediato, como o carrinho ainda está vazio, pode cair no erro de achar que é uma boa oportunidade para comprar e a tentação é maior. É o caso dos produtos de férias e praia durante o Verão, das «feiras» e «dias especiais» de determinados alimentos mais gulosos, como enchidos e queijos, das amêndoas e ovos de chocolate na Páscoa, ou dos brinquedos no Natal.
Outro truque usado pelas grandes superfícies passa pelas bancas temáticas à entrada. Mesmo que não precise de nada daquilo no imediato, como o carrinho ainda está vazio, pode cair no erro de achar que é uma boa oportunidade para comprar e a tentação é maior. É o caso dos produtos de férias e praia durante o Verão, das «feiras» e «dias especiais» de determinados alimentos mais gulosos, como enchidos e queijos, das amêndoas e ovos de chocolate na Páscoa, ou dos brinquedos no Natal.
-
Fique ainda atento às promoções. Os promotores, em bancas separadas, oferecem brindes na compra de determinados produtos, ou dão o produto a provar. Se lhe souber bem, a inclinação para o comprar aumenta. São um chamariz e muitas vezes levam-nos a achar que o preço é mais convidativo. Não leve para casa bens que não costuma usar.
Fique ainda atento às promoções. Os promotores, em bancas separadas, oferecem brindes na compra de determinados produtos, ou dão o produto a provar. Se lhe souber bem, a inclinação para o comprar aumenta. São um chamariz e muitas vezes levam-nos a achar que o preço é mais convidativo. Não leve para casa bens que não costuma usar.
-
Se já chegou à caixa é porque não há mais nada que queira
Se já chegou à caixa é porque não há mais nada que queira
-
Um dos mais frequentes, mas também dos mais óbvios, são as bancas ao lado das caixas, com revistas, pastilhas e chocolates. Até ao pagamento, enquanto aguarda na fila, a olhar para o lado, muito pode ainda entrar no carrinho.
Um dos mais frequentes, mas também dos mais óbvios, são as bancas ao lado das caixas, com revistas, pastilhas e chocolates. Até ao pagamento, enquanto aguarda na fila, a olhar para o lado, muito pode ainda entrar no carrinho.
-
A melhor companhia para ir às compras é você mesmo e mais ninguém. Evite levar outras pessoas consigo, sobretudo crianças. Quanto maior o grupo que acompanha o carrinho, mais serão as solicitações. Nalgumas lojas, os produtos para os mais pequenos estão ao nível dos seus olhos e ao alcance da mão. É muito complicado dizer que não a tudo o que pedem.
A melhor companhia para ir às compras é você mesmo e mais ninguém. Evite levar outras pessoas consigo, sobretudo crianças. Quanto maior o grupo que acompanha o carrinho, mais serão as solicitações. Nalgumas lojas, os produtos para os mais pequenos estão ao nível dos seus olhos e ao alcance da mão. É muito complicado dizer que não a tudo o que pedem.
-
Outro truque importante é nunca fazer compras de estômago vazio. A fome vai incentivá-lo a comprar as iguarias expostas nas prateleiras.
Outro truque importante é nunca fazer compras de estômago vazio. A fome vai incentivá-lo a comprar as iguarias expostas nas prateleiras.
-
As superfícies com cafés e bares também tendem a incentivar mais o consumo. Quanto mais tempo permanecer pela loja, maior a probabilidade de comprar.
As superfícies com cafés e bares também tendem a incentivar mais o consumo. Quanto mais tempo permanecer pela loja, maior a probabilidade de comprar.
-
E fique atento não só aos preços, mas também ao tamanho das embalagens. Perante embalagens de capacidades diferentes, compare o preço da mesma unidade de medida, como o litro ou o quilograma. Nem sempre o pacote maior é mais barato. E o preço em letras maiores, a atirar para o lado da promoção, por vezes também não é o mais baixo. (Agência Financeira)
E fique atento não só aos preços, mas também ao tamanho das embalagens. Perante embalagens de capacidades diferentes, compare o preço da mesma unidade de medida, como o litro ou o quilograma. Nem sempre o pacote maior é mais barato. E o preço em letras maiores, a atirar para o lado da promoção, por vezes também não é o mais baixo. (Agência Financeira)
-
1 comentário:
Atenção,não me acabem com as montras promocionais de alimentos.
Vou ao "super" á sexta-feira. Faço as compras da lista, e só essas.
Antes de ir para a caixa, percorro tudo o que são expositores promocionais de produtos alimentares. Provo de tudo.
Ele é queijo fresco, é queijo curado, é vinho disto e sumo daquilo, é chocolate, etc. Provo de tudo, depois, quando me considero satisfeito, isto é , de papo cheio, vou-me embora. Já lanchei/jantei de borla e até para a semana.
Ah! Uma dica para os amigos, isto é no Jumbo de Faro á sexta-feira.
FVFP
Enviar um comentário