quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Aberto diálogo político entre Cuba e UE

-
Cuba aceita abrir diálogo político com a União Europeia
-
O governo cubano aceitou hoje abrir um diálogo político com a União Europeia, após o levantamento das sanções contra a ilha comunista, em Junho último, indicou hoje o representante da UE em Havana, Javier Nino.
-
“O governo cubano aceitou abrir esse diálogo, mesmo não sabendo ainda sobre que temas irá versar. A proposta da UE é estabelecer um diálogo incondicional e (...) de respeito mútuo acerca de uma série de medidas como os direitos e o Ambiente”, declarou à AFP Javier Nino.
-
O ministro cubano dos Negócios Estrangeiros fez a sua parte ao abrir um diálogo numa nota transmitida à embaixada de França, país que assegura actualmente a presidência rotativa da UE.
-
Esta decisão das autoridades cubanas acontece numa altura em que a ilha acaba de ser alvo da passagem de dois furacões, o Gustav e o Ike, que causaram perdas cifradas em cinco mil milhões de dólares. O comissário europeu responsável pela ajuda humanitária, Louis Michel, deverá ir a Havana no dia 23 de Outubro para discutir a assistência a dar a Cuba.
-
Nota do Papa Açordas:Era bom que os dinossauros da política cubana se lembrassem, ou alguém lhes dissesse, que estamos em pleno século XXI e que as utopias há muito acabaram. Uma das exigências da UE ao governo cubano é que facilite o acesso às organizações humanitárias nas prisões cubanos e que garanta a liberdade de informação e de expressão. Mais simples que isto, não há. Será que o governo cubano cede? Não creio!
-

2 comentários:

António de Almeida disse...

-Há muito que existe diálogo entre a UE e Cuba, basta percorrer Varadero para verificar a quantidade de dinheiro espanhol, francês e alemão lá investido. Já agora, também mexicano e canadiano, que facilitam a entrada de tudo quanto seja made in USA, a história do boicote está muito mal contada, mas funciona para consumo interno. Já lá estive 2 vezes.

Tiago R Cardoso disse...

não sei, se calhar poderá existir essa abertura, seria um enorme passo...