quarta-feira, 22 de julho de 2009

Pagamento do IVA adianta-se ao recebimento efectivo da factura...

-
Parlamento
Toda a oposição quer que IVA seja pago após recebimento mas PS está contra

-
Toda a oposição apoiou hoje no Parlamento uma petição que pede que o IVA passe a ser pago ao Estado após o recebimento e não após a emissão da factura, alteração que o PS contestou.
-
Em discussão estava uma petição para "a alteração da data de exigibilidade do IVA, para que este imposto passe a ser devido ao Estado apenas após recebimento da factura e não após a sua emissão", que tem Isabel Sofia de Sousa Santos como primeira subscritora.
-
O deputado socialista Vítor Baptista justificou a contestação do PS a esta alteração alegando que se trata de "uma medida que facilitaria a fraude e a evasão" fiscais e que "não cumpre a directiva comunitária" relativa ao pagamento do IVA. Vítor Baptista sustentou ainda que o regime de pagamento do IVA não é "a razão pela qual as pequenas e médias empresas (PME) atravessam dificuldades" e acusou a oposição de fazer "pura demagogia em tempo eleitoral" a propósito desta matéria.
-
Antes, o deputado social-democrata José Manuel Ribeiro afirmou que o PSD se revê na petição em discussão e que já apresentou várias propostas no mesmo sentido, sempre recusadas pelo PS. José Manuel Ribeiro defendeu que o actual regime de pagamento do IVA "provoca graves problemas de liquidez às pequenas e médias empresas (PME)" e que a alteração proposta vai diminuir essas dificuldades e promover o emprego. "Apenas a má-vontade pode levar o PS a estar contra", considerou.
-
Notas do Papa Açordas: Quando o PS estiver na oposição (em Outubro próximo) vai defender com unhas e dentes esta medida... e o PSD a defender a actual posição do PS... É sempre assim! Os partidos do Bloco Central são uns hipócritas!...
-

Sem comentários: