terça-feira, 28 de julho de 2009

Estudo conveniente e oportuno...

-
Porta-voz socialista
PS culpa Ferreira Leite pelo maior aumento do “monstro” da despesa

-
O PS acusou hoje o PSD de ser responsável pelo maior aumento do "monstro" da despesa do Estado, contrapondo que foi o actual executivo o único que reduziu a despesa, em referência à altura em que a actual presidente do partido, Manuela Ferreira Leite, era ministra das Finanças.
-
"Os portugueses ficam a saber a partir de agora a quem devem e a quem não devem entregar as suas poupanças", declarou o porta-voz do PS, João Tiago Silveira, em conferência de imprensa. As posições do porta-voz do PS basearam-se num ensaio feito sobre a evolução da despesa do Estado em Portugal entre 1985 e 2009, da autoria do professor da Universidade de Columbia (Nova Iorque, Estados Unidos) Ricardo Reis - estudo que foi hoje publicado pelo jornal "i".
-
Esse estudo concluiu que foram os governos de Durão Barroso, de Pedro Santana Lopes e de Cavaco Silva quem mais fez aumentar a despesa do Estado em Portugal e que foi o actual executivo de José Sócrates o único que a terá conseguido reduzir entre 2005 e 2008. Em conferência de imprensa, citando dados deste ensaio, João Tiago Silveira salientou que o ensaio "prova que, com o PSD no poder, a despesa cresce em média 0,35 do Produto Interno Bruto (PIB) por ano".
-
Notas do Papa Açordas: Um estudo que sai numa boa altura para Sócrates mas, João "Betinho" da Silveira, não explica quanto a Central de "Intoxicação" do Governo, pagou por ele... Lembrem-se que alguém dizia que não havia almoços grátis... Eu, como inscrito no Partido Socialista, não acredito neste estudo...
-

2 comentários:

Carlos Sério disse...

Pelos números do Orçamento de Estado para 2007, verifica-se que a Despesa total do Estado vai subir num valor da ordem dos 1900 milhões de euros. Enquanto isto, as receitas do IRS(+4,6%), IRC(+15,4%),IVA(+5,0%),ISP(+10,8%),IS(+6,0%)…todas sobem.
Ficamos sem saber que valor atribuir às palavras do ministro das Finanças quando afirma “o Orçamento de Estado para 2007 é de "rigor" e tem uma estratégia "credível" que promove a redução da despesa pública”.

No Boletim Informativo da Direcção Geral do Orçamento, agora publicado e referente à Execução Orçamental de Janeiro a Agosto deste ano, pode ler-se:

A Despesa do subsector Estado para o período de Janeiro a Agosto de 2007 situou-se em 28 886.2 milhões de euros, representando um aumento em termos homólogos de 2,5%.

O aumento das Despesas com Pessoal situou-se em termos homólogos em 3,9% e o aumento das Despesas de Aquisição de Bens e Serviços atingiu o valor de mais 14,8% que mesmo período do ano anterior.



Nos primeiros cinco meses de 2008, a Receita fiscal registou um crescimento de 2.7%, relativamente a igual período do ano anterior. Para este resultado contribuíram os impostos directos com um crescimento de 7.3%.

Nos primeiros cinco meses de 2008, a Despesa cresceu 1.6% relativamente ao período homólogo do ano anterior. Por sua vez, a despesa corrente primária registou um crescimento de 3.5%.

Procedendo à análise da despesa do subsector Estado por classificação económica, de referir que as “despesas com pessoal” aumentaram de 0,8% no período de Janeiro-Maio.

A despesa com a “aquisição de bens e serviços correntes” registou um aumento de 11.7% relativamente ao período homólogo do ano anterior.
(INE, boletim de Maio)

Quint disse...

Sem entrar nas arengas do comentador que me antecede, recordo que quem fez a primeira grande reforma da Administração Pública foi Isabel Corte Real, secretária de Estado de Cavaco Silva dum Governo do PSD; o mesmo que, anos depois, por Marques Mendes e Miguel cadilhe veio falar em despedimentos para diminuir a classe e assim diminuir despesa.

Também me recordo dos tarefeiros aos milhares da Dra. Manuela Ferreira Leite que andaram anos a ser espoliados nos seus direitos e que Guterres resolveu meter nos quadros.

Posso ainda lembrar outras coisas em vários domínios que provam que, neste capítulo, nem sei se a culpa maior é de um ou do outro.