quarta-feira, 22 de julho de 2009

Avastin: A Roche já tinha avisado...

-
Carta enviada aos hospitais
Roche já tinha desaconselhado uso oftalmológico do Avastin

-
Os hospitais portugueses já tinham sido alertados e desaconselhados pela farmacêutica Roche a usar, em procedimentos oftalmológicos, o medicamento Avastin, que terá provocado uma infecção ocular a seis pacientes na passada sexta-feira no Hospital de Santa Maria e que correm agora o risco de ficarem cegos, noticia a revista “Sábado” na sua edição online.
-
A revista cita uma carta da multinacional detentora do medicamento composto por Bevacizumab (que está indicado para uso oncológico) e que terá sido enviada a todos os directores de serviços farmacêuticos e directores de serviços de oftalmologia das unidades de saúde.
-
Na carta, a directora médica do laboratório informa que “a Roche não estudou nem procurou obter autorização para o uso de Avastin em contexto oftalmológico”. E acrescenta: “A utilização de Avastin no contexto oftalmológico não foi autorizada por qualquer autoridade de saúde mundial”.
-
O documento foi escrito depois de alguns problemas com o medicamento em contexto oftalmológico no Canadá, em Novembro de 2008. Ainda em declarações à revista, o presidente do Conselho de Administração do Hospital de Santa Maria, Adalberto Campos Fernandes, afirma desconhecer a carta em questão.
-
Notas do Papa Açordas: Será que os Hospitais, depois de receberem a carta da Roche, continuaram a usar o Avastin, apenas por medidas economicistas? Qual ou quais os administradores que deram essa ordem? Ou será, como é hábito, que a culpa irá morrer solteira...
-

2 comentários:

Al Kantara disse...

Enviar uma carta a informar que “a Roche não estudou nem procurou obter autorização para o uso de Avastin em contexto oftalmológico” não é a mesma coisa que informar que em Novemvro de 2008 houve 36 casos graves de inflamação severa ocorridos em 4 centros oftalmológicos do Canadá...

Anónimo disse...

Façam uma pesquisa no google "Avastin and AMD" e ficam informados realmente. Não há problema com este uso do avastin que é aceite mundialmente pelos oftalmologistas.

A alternativa era, até há pouco tempo, ficar cego.

Os antibióticos que se utilizam para tratar a infecção também não estão estudados para uso no olho.