terça-feira, 28 de julho de 2009

Estatuto da Carreira Docente: mais uma "oportunidade perdida"...

-
Sindicato e tutela reuniram hoje
FNE diz que carreira docente foi "oportunidade perdida" mas ministério reitera melhoria

-
A Federação Nacional dos Sindicatos da Educação (FNE) considerou hoje que a revisão da carreira docente foi "uma oportunidade perdida" pelo Governo para dignificar a profissão, enquanto o Ministério reitera que foram melhoradas as condições de progressão dos professores.
-
"Saímos obviamente sem acordo. Com estas alterações não estamos a caminhar no sentido de uma carreira docente atractiva, mobilizadora e dignificadora. Foi um falhanço, uma oportunidade perdida para encontrar uma formulação consertada", afirmou aos jornalistas o secretário-geral da FNE, João Dias da Silva, após reunir com a tutela.
-
As organizações sindicais tinham pedido a revisão do Estatuto da Carreira Docente (ECD) tendo em vista acabar com a divisão da carreira em duas categorias hierarquizadas, o limite de vagas no acesso à segunda e mais elevada (professor titular) e a existência de quotas para atribuição de Muito Bom e Excelente no âmbito da avaliação de desempenho.
-
No entanto, o Governo recusou-se sempre a abdicar destes "princípios fundamentais", tendo proposto a introdução de ajustamentos que, segundo o secretário de Estado Adjunto e da Educação, permitem condições de progressão na carreira "mais favoráveis" para os professores.
-
Notas do Papa Açordas: Esta senhora tem carregado o PS às costas para o péssimo resultado que vai ter nas próximas legislativas... Oxalá, o seu esforço não seja em vão, e nunca mais apareça a chefiar qualquer ministério... talvez a chefiar a limpeza, ainda se aceite...
-

Sem comentários: