quinta-feira, 23 de julho de 2009

GNR: Rui Pereira não gosta da BT/GNR...

-
Militares da GNR continuam a contestar as alterações à lei orgânica da unidade
Multas caem para metade com mudanças na BT

-
Menos policiamento das estradas, mais sinistralidade e metade das multas do ano passado. Estas são apenas algumas das consequências para a sociedade em geral apontadas pelos militares da GNR, que continuam a contestar as alterações à lei orgânica da unidade e que se traduziu, por exemplo, na extinção da Brigada de Trânsito (BT). Um descontentamento que foi exposto numa petição — com 9000 assinaturas — que será hoje discutida na Assembleia da República.
-
Os militares que integravam aquela unidade especial da GNR, e que tiveram de passar para os comandos territoriais distritais, continuam a dizer que se tratou de “um erro político”. O movimento que tem vindo a lutar contra a extinção da BT chega a avançar com alguns números: em 2008, o efectivo da BT elaborou um total de 357.088 autos, enquanto nos primeiros seis meses deste ano esse número não foi além dos 73.075.
-
Comparando os dados relativos aos primeiros seis meses de 2008 com os deste ano, nota-se também que o número de acidentes aumentou de 9484 para 10.508. As vítimas mortais também passaram, segundo o movimento, de 98 para 127, e os feridos graves de 246 para 280. E tudo isto, entre outros aspectos, porque a nova unidade de trânsito conta com 170 militares, quando a anterior brigada tinha 2400.
-
“A nova unidade só tem núcleos em Lisboa e no Porto. E não restam dúvidas de que há menos policiamento nas estradas”, argumenta José Moreira, cabo-chefe da BT, já aposentado, signatário da petição.
-
Notas do Papa Açordas: A BT (para mim, ainda é BT) desapareceu das estradas. Chego a andar 500 Kms (e não são poucas vezes), sem encontrar qualquer guarda de trânsito!... Mais uma medida economicista do (des)governo...Mas, qualquer um de nós, sente-se mais desprotegido na estrada...
-

2 comentários:

Anónimo disse...

O "ingilheiro" só tem uma coisa a dizer:
- O governo desvaloriza...

Se a noticia fosse boa "era um dia histórico"....:)))

Anónimo disse...

Este governo só efectua mudanças no que esta bem, o caso da Brigada de Trânsito, os despedimentos aos funcionários publicos, encerramento de centros de saúde, maternidades e outras mais, só desmotiva quem fica e não há ninguem com interesse em continuar a trabalhar e viver. Se este governo não sair o mais rápido possivel, arruina o pais todo e as familias. Sr. engenheiro deve repor tudo que danificou na mesma posição em que encontrou quando o sr.iniciou a governação, a BT/GNR a funcionar como estava, os centros de saúde e colocar os funcionários publicos nos lugares em que estavam, porque lá é que são utéis e fazem bastante falta, para que o cidadão comum que paga os seus impostos não percam tanto tempo a serem atendidos nas repartições publicas etc.