sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

PJ quis decapitar PS

Bastonário diz que PJ quis decapitar PS na Casa Pia

O bastonário da Ordem dos Advogados, António Marinho e Pinto, afirmou no programa Grande Entrevista da RTP, que foi ontem transmitido, que algumas detenções realizadas no decurso do processo Casa Pia visaram "decapitar o Partido Socialista". Entrevistado por Judite de Sousa, Marinho e Pinto considerou que tais acções foram orientadas nesse sentido pela Polícia Judiciária (PJ).
-
O bastonário mostrou-se muito crítico em relação ao processo Casa Pia dizendo, segundo o site da RTP: "Acusou-se impunemente. Prendeu-se impunemente pessoas que estavam inocentes. Mal chegaram à presença de um juiz foram imediatamente exculpados". "Aquilo visou decapitar o Partido Socialista (PS), não tenho dúvidas nenhumas. Aquilo esfrangalhou a direcção do Partido Socialista", acrescentou. Em sua opinião, as detenções foram orientadas políticamente pela Polícia Judiciária, alegando: "Foi orientado nesse sentido. Até sobre o líder do PS lançaram suspeitas".
-
Marinho e Pinto disse também que a PJ actua em "roda livre", mostrando-se crítico em relação à Judiciária. "A lei diz que a PJ depende funcionalmente do Ministério Público, mas não está. A PJ, que é a principal polícia de investigação criminal em Portugal, está em roda livre", comentou o bastonário da Ordem dos Advogados.
-
Acerca da PJ disse ainda: "Se formos a ver bem as coisas, se calhar depende mais do Governo do que do Ministério Público, porque é o Governo que nomeia a sua hierarquia".( Público)
-
Nota do Papa Açordas: Quem conhece Marinho e Pinto, sabe que ele não está a brincar. Ele foi sempre frontal e, geralmente, atinge os seus objectivos... Oxalá tenha sucesso nesta cruzada!

1 comentário:

Tiago R Cardoso disse...

Sinceramente já nem sei em quem acreditar...

Vamos ver se o senhor bastonário quando for chamado realmente a depor e especificar as acusações tem a capacidade de se manter firme e dar o nome ás coisas.

Compadre,
Bom Fim de Semana.