quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Barrocal algarvio vê nascer 1700 camas turísticas

Querença
-
Em zona de sensibilidade ecológica, junto ao sítio classificado da Fonte da Benémola, vai nascer o primeiro projecto turístico do barrocal algarvio, com 1700 camas, com 1700 camas - dois hotéis, 12 blocos de apartamentos e 35 moradias.
-
A associação ecologista Almargem diz que este não é o modelo de desenvolvimento que defende para o interior: "É mais um exemplo do modelo já gasto do litoral que se quer importar para o interior. "O plano de pormenor, aprovado por unanimidade na assembleia de Loulé, apresenta-se como defensor de uma filosofia de "equilíbrio" com os valores paisagísticos em que se insere, prometendo repovoar zonas abandonadas.
-
O projecto, desenvolvido por um grupo finlandês, levou 18 anos até ser aprovado e passou por vicissitudes várias para se ajustar às condicionantes ambientais. Por esta propriedade, com 144 hectares, cruzam-se as ribeiras da Fonte da Benémola e Fonte Filipe, as nascentes do principal aquífero da região Querença-Silves. Para os ecologistas, o campo de golfe que está projectado ocupa "áreas do leito de cheia" e poderá colocar em causa valores naturais. Por outro lado, em vez de utilizar os efluentes tratados para rega dos espaços verdes, está previsto o recurso à abertura de furos.
-
O Governo deu o aval a este projecto em 2004, mas a Comissão Europeia, levantou objecções,entendendo que estava a ser subvalorizado um sítio de interesse comunitário. Sublinham os ambientalistas que a aprovação agora só se verificou porque, com a entrada em vigor do novo Prot, o projecto estava "sob ameaça de não conseguir passar". A Almargem diz que "nunca esteve contra a possibilidade de se desenvolver na área da Quinta da Ombria um projecto turístico", mas reitera a crítica à "proposta de ocupação maciça para uma área de baixa densidade geográfica". (Público)
-
Nota do Papa Açordas: Depois de terem estragado o litoral algarvio, viram-se agora para o Barrocal... O Algarve está a saque... ganha aquele que mais estragar...

3 comentários:

Tiago R Cardoso disse...

Pois de facto construir tal obra em cima da Reserva Ecológica Nacional é no mínimo um atentado à ao país, quando é que será que estes senhores começam a ver que existe algo para alem do betão, ou será que acham que o nível de desenvolvimento de um país se vê pela quantidade de cimento.
Ridículo, estamos a voltar ao vale tudo, onde quem manda são os tubarões, abutres e os patos bravos, senhor ministro do ambiente, vá-se lixar...

O amigo compadre, desculpe o tom mas em certos assuntos tem mesmo de ser.

Um abraço.

quintarantino disse...

Conta-se por aí que um certo empresário da construção civil, depois de um enormíssimo investimento num loteamento mastodôntico, convidou tudo o que era autoridade para a cerimónia de inauguração do loteamento que serviria, na sua maioria, como casa de férias.
Discurso, palmas e durante a visita lamenta-se o homem ante o Presidente da Câmara: "Senhor Presidente, isto até dói... tanto espaço verde desperdiçado!"
Não deve ser verdade, mas às tantas...

Nuno Góis disse...

O Algarve que já foi tão imensamente belo, é hoje um lugar bonito...
Deixem-nos ao menos isto.

O que será o Algarve, a costa vicentina e a costa alentejana daqui por vinte anos?

Espero não ter pesadelos com este pensamento.