quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Mendigo condenado a um ano de prisão por roubar meio pão

-
Um juiz do Tribunal de Barcelona, em Espanha, condenou quarta-feira um mendigo francês a um ano de prisão por ter roubado, com recurso à violência, metade de um pão, noticia a Lusa.
-
O mendigo foi condenado à revelia por não ter sido notificado do julgamento, uma vez que não tem domicílio para o qual as autoridades pudessem ter enviado o aviso do julgamento.
-
De acordo com o juiz, o roubo aconteceu a 9 de Setembro, quando o indigente se dirigia à padaria «El Pan», em Badalona, Barcelona, e se apropriou de um pão que uma empregada apanhou também.
-
O mendigo terá começado a gritar em francês para intimidar a funcionária, tendo conseguido roubar metade do pão.
-
«Se não tivesse sido usada a violência, a conduta não tinha sido constituída de delito de roubo, uma vez que o valor [do pão] é inferior a 400 euros», esclarece a sentença.
-
Como prova de que se tratou de um furto violento, o juiz considerou o «sentimento de medo» que assustou a vítima.
-
A legislação espanhola condena o roubo violento com penas de dois a cinco anos, pelo que o juiz condenou o pedinte a um ano, tendo em conta que se tratou de «um acto menor».(Portugal Diário)
-
Nota do Papa Açordas: Pela mesma ordem de ideias, quantos anos apanhariam os "artistas" do BPN e BPP? Que benevolente é a (in)justiça em Portugal! Vale mesmo a pena roubar!...
-

1 comentário:

o que me vier à real gana disse...

Boa noite, compadre!

Ora! Quantos universos não seriam formados, se, em proporção e equidade, os sr. que refere fossem punidos!

Abraço