quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Escolas - E porque não as 24 horas?

-
Educação
Pais querem escolas do 1.º ciclo abertas doze horas por dia e dizem que ME já deu luz verde

-
Algumas escolas do 1.º ciclo do ensino básico vão estar de portas abertas entre as 7h30 e as 19h, ainda este ano lectivo. A informação foi avançada por Albino Almeida, da Confederação Nacional das Associações de Pais (Confap), segundo o qual o Ministério da Educação (ME) já deu luz verde para avançar com este alargamento de horário.
-
Ao PÚBLICO, o secretário de Estado da Educação, Valter Lemos, disse apenas que o ME está "disponível para estudar a questão", mas Albino Almeida garante que a proposta anda há um ano a ser negociada e que o ministério "sinalizou a sua disponibilidade para avançar com o modelo".
-
O objectivo, segundo o responsável da Confap, "não é transformar as escolas em armazéns de crianças". Nem sequer reforçar a carga lectiva, roubando tempo para a brincadeira. "O que queremos é que as escolas funcionem numa lógica de centro educativo, deixando de estar exclusivamente centradas na instrução e com uma componente de apoio às famílias.
-
"Na prática, o que a Confap propõe é que, entre as 7h30 e as 9h da manhã, as escolas ocupem as crianças com actividades lúdicas. As aulas deverão decorrer entre as 9h e as 15h30, com intervalo para almoço. A partir daquela hora e até às 17h30, decorrem as actividades de enriquecimento curricular, seguindo-se novo período de apoio à família "até às 19h ou 19h30". No período de férias lectivas, as escolas deverão igualmente assegurar actividades para as crianças.
-
Nota do Papa Açordas: É caso para perguntar ao sr.Albino Almeida, da Confap e do PS, se não quer também que as escolas tenham umas caminhas, para as crianças dormirem, e assim, evitarem maçadas aos papás... Este, Albino Almeida (amigo da sinistra ministra da (in)ducação), é daqueles que quer que lhe ponham mel no beiço de cima, a escorrer para o beiço de baixo...para não ter muito trabalho...
-

Sem comentários: