segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Educação - ministra e ajudantes de cabeça perdida...

-
Estatuto da Carreira Docente
Tutela propõe novo escalão para professores que não consigam categoria de titular

-
O Ministério da Educação (ME) propôs hoje aos sindicatos a criação de um novo escalão na carreira docente para os professores que não consigam aceder a titular. A medida faz parte de um conjunto de propostas da tutela, que pretendem ser alternativa ao fim da divisão da carreira em duas categorias, defendida pelos docentes.
-
Os sindicatos pedem a eliminação da divisão da carreira entre professor e professor titular mas o ministério considera "que a manutenção das duas categorias é essencial para a melhoria da escola pública", de acordo com o secretário de Estado adjunto da Educação.
-
Jorge Pedreira admitiu que com este conjunto de propostas de alteração ao Estatuto da Carreira Docente (ECD) o ministério pretende "resolver problemas que têm sido sentidos pela classe docente com a criação da categoria de professor titular, designadamente constrangimentos ao nível do desenvolvimento e da progressão na carreira". Entre as propostas do Governo está a criação de um sétimo escalão no topo da categoria de professor, que o governante considerou "mais uma possibilidade de progressão".
-
Para aceder a este novo sétimo escalão, a proposta do ME prevê que o docente tenha de ter seis anos de serviço no sexto escalão da carreira, que deixa assim de ser o escalão de topo. Também alguns dos actuais requisitos para acesso ao sexto escalão são transferidos para o novo sétimo escalão, como, por exemplo, a exigência de que os docentes tenham já prestado a prova pública para professor titular e a de que se tivessem candidatado a um concurso de professor titular, não tendo sido providos por falta de vaga.
-
Nota do Papa Açordas: Tudo isto não passam de medidas avulsas, tomadas por quem está de cabeça perdida. A ministra e os seus ajudantes, não sabem o que andam a fazer...Talvez a apanhar bonés, não fossem maus...
-

Sem comentários: