sábado, 28 de fevereiro de 2009

Sócrates ataca Bloco...

-
Reacção
Louçã agradece "honra" de ter sido transformado em principal adversário PS

-
O líder do Bloco de Esquerda, Francisco Louçã, agradeceu hoje a "honra" de ter sido transformado no principal adversário do PS durante o congresso daquele partido, considerando que os socialistas mostraram estar "desesperados com a esquerda".
-
"É uma honra o Bloco de Esquerda ter sido transformado no principal adversário do partido espojoso dos interesses dos mais poderosos", afirmou o líder do Bloco de Esquerda (BE), Francisco Louçã, numa intervenção no almoço comemorativo dos dez anos da fundação do partido.
-
Num discurso centrado nas críticas que se têm ouvido no congresso do PS ao BE, Francisco Louçã chegou mesmo a agradecer directamente ao primeiro-ministro e secretário-geral socialista a atenção dada ao partido: "Obrigada José Sócrates", repetiu mais do que uma vez, considerando que essa foi a melhor homenagem que os socialistas fizeram aos dez anos de existência do BE. "Quem imaginaria há 10 anos que este movimento teria a força para se tornar no tema central do congresso do partido mais poderoso", questionou.
-
Nota do Papa Açordas: Se os militantes e os simpatizantes do PS tinham algumas dúvidas em votar no Bloco de Esquerda, Sócrates fez o favor de as tirar, ao fazer o ataque feroz a toda a esquerda e, em especial ao Bloco...
-

O "parasita" do sr.António Costa...

-
XVI Congresso do PS debate moções de Sócrates e de Fonseca Ferreira
António Costa chama “parasita” ao Bloco de Esquerda

-
António Costa classificou hoje, em Espinho, o Bloco de Esquerda de “parasita”, ao justificar a necessidade do PS de pedir a maioria absoluta para governar com estabilidade na próxima legislatura, na apresentação da moção de estratégia ao XVI Congresso do PS cujo primeiro subscritor é José Sócrates, intitulada “A Força da Mudança”.
-
Usando como exemplo o caso da Câmara de Lisboa, a que preside, Costa lembrou a ruptura do acordo que o PS tinha com o BE, para demonstrar como o PS não pode “ter ilusões” sobre a viabilidade de futuros acordos pós-eleitorais.
-
Fazendo um balanço da gestão governativa do PS, António Costa garantiu que a direcção socialista quer a maioria absoluta para “prosseguir a modernização do país”, e apontou alguns objectivos para a próxima legislatura, como o de “acabar com a diferença de salários entre homens e mulheres”, o de combater a violência doméstica e o de reconhecer o direito ao casamento entre pessoas do mesmo sexo.
-
Nota do Papa Açordas: O Sr.António Costa virou as suas baterias contra o Bloco de Esquerda, porque o "Chefe" mandou, pois não estamos a ver o sr.Costa tomar a iniciativa, esta ou qualquer outra...Pobre Partido de Sócrates que tais seguidores tem...
-

Pobreza aumenta

-
Porto: Programa ‘Porto de Abrigo’ da Rádio Festival, Correio da Manhã e Fundação Filos
Pobreza aumenta
-
É uma realidade incontornável. O número de pobres está a aumentar na cidade do Porto. O presidente da Junta de Freguesia de Campanhã, Fernando Amaral, disse ontem, no programa ‘Porto de Abrigo’, da Rádio Festival, Correio da Manhã e Fundação Filos, que "35 por cento da população da maior freguesia do Porto vive abaixo do limiar da pobreza".
-
Sendo certo de que é em Campanhã que se situam alguns dos bairros mais problemáticos da cidade, como o Cerco ou o Lagarteiro, a verdade é que, assegura o autarca, há muitos anos que não havia tanta gente necessitar de ajuda naquilo que é mais básico.
-
"Todos os dias chegam à Junta de Freguesia dezenas de pessoas a dizer que não têm dinheiro para pagar a renda da casa e muitas, sobretudo nos últimos dias do mês, dizem mesmo que não têm como dar de comer aos filhos", revelou Fernando Amaral.
-
Sublinhando que a maior parte do orçamento vai para a Acção Social, o autarca lamenta a falta de competências das juntas nesta área, sobretudo ao nível da habitação.
-
"São muitas as pessoas a vir ter connosco, a ver se lhes resolvemos problemas concretos", lamentou Fernando Amaral. (Correio da Manhã)
-
Nota do Papa Açordas: Era bom que este (des)governo investisse mais na componente social, em vez de se preocupar com os bancos e banqueiros... Bastava gastar menos nas inaugurações...
-

Las huellas de la rutina

Reinhard Krause/REUTERS
-
Las huellas de la rutina. El monje Hua Chi (quien cree que tiene 70 años), que reside en la provincia de Qinghai (oeste de China) ha dejado sus huellas en la madera después de agacharse para rezar más de 2.000 veces al día durante casi toda su vida. "Durante los primeros años lo hacía entre 2.000 y 3.000 veces al día, pero ahora que soy mayor sólo puedo con 1.000 o incluso con 500 los días que hace mucho frío". (20 Minutos)
-

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Taxa de desemprego galopante...

-
Indicador de clima económico volta a bater mínimo histórico em Fevereiro
À espera da maior subida do desemprego dos últimos 23 anos

-
Desde, pelo menos, 1986 que os portugueses não tinham tanto medo de ver a taxa de desemprego a subir rapidamente. De acordo com o inquérito de confiança divulgado ontem pelo Instituto Nacional de Estatística e pela Comissão Europeia, a expectativa de aumento do número de desempregados em Portugal atingiu, durante o presente mês de Fevereiro, o valor mais alto alguma vez registado nos últimos 23 anos, o período para o qual foram publicados resultados.
-
"Como é que espera que o número de pessoas desempregadas varie durante os próximos doze meses?". Esta é a questão colocada em todos os países da União Europeia e a resposta, em Portugal, foi esmagadoramente no sentido da subida. O resultado do indicador em Fevereiro (que resulta da contabilização de respostas que vão de "subida aguda" até "descida aguda") foi de 78 pontos, num máximo de 100 pontos, segundo a Comissão Europeia. Este valor representa uma subida acentuada face aos 67 pontos registados em Janeiro, ultrapassando o anterior máximo de 73 pontos que se tinha registado em Outubro de 1993.
-
Se na população, a convicção é de que o desemprego vai subir de forma nunca vista, as perguntas feitas aos empresários sobre o que vai acontecer ao emprego dentro de cada uma das empresas mostra um cenário ligeiramente menos pessimista. Na indústria, nas respostas sobre qual a evolução do número de postos de trabalho em cada uma das empresas, o resultado voltou a ser bastante negativo (-31 em Fevereiro contra -30 em Janeiro). Ainda assim, o máximo histórico de -35 pontos em 1993 não foi batido. Nos serviços e na construção, o cenário é em tudo semelhante: o indicador voltou a cair em Fevereiro, mas, mesmo assim, ainda é melhor do que o registado na crise de 2003.
-
Nota do Papa Açordas: O pior é que, nos tempos mais próximos, não se perspectiva qualquer melhoria.
-

O ministro caceteiro e o Congresso dos Boys...

-
Resposta a crítica de Ferreira Leite ao primeiro-ministro
Santos Silva acusa a líder do PSD de ter concepção “empobrecida” da democracia

-
O ministro dos Assuntos Parlamentares acusou hoje a presidente do PSD de ter uma concepção “empobrecida” da democracia ao criticar o primeiro-ministro por estar ausente da cimeira europeia (no domingo, em Bruxelas) para encerrar o congresso do PS.
-
“Nem quero acreditar que o primeiro-ministro [José Sócrates] possa pôr uma festa de encerramento do congresso [em Espinho] à frente dos interesses do país”, declarou Manuela Ferreira Leite ontem à noite em Braga.
-
Em reacção a esta posição da líder social-democrata, Augusto Santos Silva contrapôs que aquilo que é “inaceitável é a concepção de democracia empobrecida da drª Manuela Ferreira Leite”.
-
“As suas declarações fazem imediatamente evocar a sua confissão de há meses, segundo a qual talvez fosse melhor o país viver seis meses sem democracia”, reagiu o membro do Governo.
-
Segundo a versão de Augusto Santos Silva, ao contrário do que “aparentemente pretendia a líder do PSD, o primeiro-ministro não irá encerrar uma festa, mas sim participar no congresso do partido de que é secretário-geral”.
-
Nota do Papa Açordas: Mais uma vez, o ministro caceteiro do PS, perdeu uma boa ocasião de ficar calado. Em comparação com a Cimeira Europeia, o Congresso não passa de uma "missa cantada", em que, todos os que lá vão, já sabem a letra e a música de cor...Vai ser um verdadeiro Congresso de Boys do Partido de Sócrates (não confundir com o Partido Socialista)...
-
-

Primeras fotografias tridimensionales del polo norte de Marte

EFE/NASA
-
Primeras fotografías tridimensionales del polo norte de Marte. Estas fotografías han permitido a los científicos estimar el volumen de la capa de agua helada que cubre esta zona, así como estudiar las variaciones de esta capa por primera vez. (20 Minutos)
-

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Mendigo condenado a um ano de prisão por roubar meio pão

-
Um juiz do Tribunal de Barcelona, em Espanha, condenou quarta-feira um mendigo francês a um ano de prisão por ter roubado, com recurso à violência, metade de um pão, noticia a Lusa.
-
O mendigo foi condenado à revelia por não ter sido notificado do julgamento, uma vez que não tem domicílio para o qual as autoridades pudessem ter enviado o aviso do julgamento.
-
De acordo com o juiz, o roubo aconteceu a 9 de Setembro, quando o indigente se dirigia à padaria «El Pan», em Badalona, Barcelona, e se apropriou de um pão que uma empregada apanhou também.
-
O mendigo terá começado a gritar em francês para intimidar a funcionária, tendo conseguido roubar metade do pão.
-
«Se não tivesse sido usada a violência, a conduta não tinha sido constituída de delito de roubo, uma vez que o valor [do pão] é inferior a 400 euros», esclarece a sentença.
-
Como prova de que se tratou de um furto violento, o juiz considerou o «sentimento de medo» que assustou a vítima.
-
A legislação espanhola condena o roubo violento com penas de dois a cinco anos, pelo que o juiz condenou o pedinte a um ano, tendo em conta que se tratou de «um acto menor».(Portugal Diário)
-
Nota do Papa Açordas: Pela mesma ordem de ideias, quantos anos apanhariam os "artistas" do BPN e BPP? Que benevolente é a (in)justiça em Portugal! Vale mesmo a pena roubar!...
-

PS - a União Nacional do (des)governo...

-
Deputado defende coligação
Paulo Pedroso: o PS é um bastidor do Governo

-
O deputado Paulo pedroso, antigo ministro do Governo de António Guterres, denunciou hoje aquilo que diz ser uma acomodação dos militantes socialistas à pressão da governação, afirmando que o PS não passa hoje de um bastidor do Governo.
-
Em declarações ao Rádio Clube, Paulo Pedroso, que concorda com as críticas de alguns sobre a falta de debate interno. Referindo-se ao congresso de Espinho, que se inicia amanhã, o deputado diz esperar um congresso de um partido onde não há debate interno.
-
“Há uma acomodação dos militantes à pressão da governação. O PS é um bastidor do Governo”, disse Pedroso.
-
Mas diz também que um ano de eleições não é o momento apropriado para uma reforma do funcionamento do partido, que é, segundo ele, esperada há 30 anos.
-
Nota do Papa Açordas: Para nós, o PS é a União Nacional do Governo. Há milhares de militantes que, actualmente, não se identificam com a política de direita deste governo, tal como Paulo Pedroso e, por isso, vão votar Bloco de Esquerda.
-

El Ojo de Dios

EFE
-
El Ojo de Dios. El Observatorio Europeo Austral (ESO, en sus siglas en inglés) publicó una sobrecogedora imagen de la nebulosa planetaria Helix, conocida por los astrónomos como el "Ojo de Dios", captada desde el observatorio de La Silla (Chile). La última y detallada imagen de Helix, que se encuentra en la constelación de Acuario a 700 años luz de la Tierra, la ha captado el Wide Field Imager del mencionado observatorio chileno. (20 Minutos)
-

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

A inimputabilidade de corruptos e políticos...

-
Ex-presidente da Câmara do Marco de Canaveses
Ministério Público pede pena de prisão para Avelino Ferreira Torres
-
O Ministério Público pediu hoje uma pena de prisão, que não quantificou, para o ex-presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, Avelino Ferreira Torres, a quem imputou a prática de quatro dos seis crimes de que vinha acusado. O procurador Remízio Melhorado salientou que ficaram provados os crimes de corrupção, peculato de uso, abuso de poder e extorsão.
-
Foram retirados dois crimes de abuso de poder, um deles por ter prescrito o procedimento relativamente à aquisição de terrenos na freguesia de Avessadas, que a acusação entendia que poderiam vir a ser valorizados com a alteração do Plano Director Municipal.
-
Relativamente ao crime de extorsão, o mais grave, com uma moldura penal de três a 15 anos, o procurador disse "que António Vieira ou fazia o negócio [comprou a Ferreira Torres por 70 mil contos um terreno que antes recusara comprar a José Faria por 40 mil] ou podia ir para a falência. Não tinha alternativa".
-
Remízio Melhorado insistiu que a empresa de António Vieira dependia da autarquia em 60 a 70 por cento da facturação, considerando que não tem dúvidas de que existe "crime de extorsão". "António Vieira estava nas mãos do presidente da câmara", assegurou o representante do MP. O procurador disse ainda, a finalizar as alegações, que José Faria foi tido pela perícia psiquiátrica como "credível".
-
Nota do Papa Açordas: Alguma vez um político vai para a prisão? Não pode, e este, também vai ficar a rir-se... Corruptos e políticos são inimputáveis...No final, vão ver...
-

A política da auto-estrada cor-de-rosa, acusa PSD

-
Debate quinzenal no Parlamento
PSD acusa Governo de fazer a política da “auto-estrada cor-de-rosa”

-
O líder da bancada do PSD, Paulo Rangel, acusou o Governo de estar a construir, em nome do investimento público, a terceira auto-estrada Lisboa/Porto, que resulta “da soma das quatro concessões rodoviárias” lançadas nos últimos meses.
-
“É esta a solução do Governo para a crise, é a política da auto-estrada cor-de-rosa, a terceira junto ao litoral que está a consumir o investimento público”, afirmou Paulo Rangel, durante o debate quinzenal com o primeiro-ministro no Parlamento.
-
De acordo com documentos distribuídos aos jornalistas, essa nova via resulta da articulação das concessões do Ribatejo, Pinhal Interior, Auto-estrada do Centro e Douro Litoral, uma vez que todas se cruzam ou tocam.
-
O primeiro-ministro não respondeu directamente à pergunta, ou à constatação, preferindo sublinhar que “todas as concessões rodoviárias têm estudo custo/benefício, todas contribuem para a execução do plano rodoviário nacional, além de contribuírem para a vida das pessoas e para salvar vidas”.
-
Nota do Papa Açordas: Portugal não precisa de mais auto-estradas, e muito menos cor-de-rosa...Precisa é de boas estradas (IPs ou ICs), sem portagens...Por este andar, ainda as auto-estradas vão ficar desertas...
-

Buscando el oro transparente

Stringer/REUTERS
-
Buscando el oro transparente. Un granjero intenta llenar un bidón con lo poco de agua que encuentra en las afueras de Yingtan, en la provincia de Jiangxi (China).(20 Minutos)
-

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Pirotecnias

-
Pirotecnias
Mário Crespo
-
O partido governamental realiza o Congresso num dos momentos de maior crise da democracia portuguesa. Crise imensa de valores que, entre dúvidas na lisura de quem nos governa e inseguranças quanto às instituições da República, nos roubou o sentimento de dignidade e orgulho nacional que é o que inspira os povos a ultrapassar as crises. Sem essa ferramenta, ao fim dos quatro anos de governação de José Sócrates - entre Freeport I e Freeport II - Portugal vive um quotidiano de descontentamento.
-
Como conduzir os trabalhos do mais importante órgão do partido, evitando que números do desemprego diariamente desactualizados não dominem as preocupações de militantes responsáveis? Como evitar que o desencanto dos estraga-festas desfigure com a realidade relatos mediáticos mais virtuais?
-
Com uma operação de choque e espanto de efeitos pirotécnicos, sob a forma de moções e diversões. O guião arranca com uma supergirândola que rebenta qual big-bang e ocupa o espaço de debate dominando o Congresso: "O Tino de Rans já não pega. Vamos convidar Mahmoud Ahmadinejad, Raúl Castro ou Hugo Chávez", propuseram os assessores de media. "Ahmadinejad não vem! Nós nem sequer somos islâmicos e os iranianos já disseram que não gostam do casamento homossexual. Os irmãos Castro sempre irritaram Mário Soares, portanto, não. Ficamos por Chávez. Ninguém o convida na Europa e ele vem de certeza. Soares acha-lhe piada e as televisões vão andar sempre atrás dele".
-
"Porreiro, pá. Mete aí na agenda um jogging na Cova da Moura e manda vir da Havanesa cinco caixas de Coronas que ele também ainda fuma". Um conselheiro mais prudente dirá que com esta vinda de Hugo Chávez talvez seja melhor eliminar na tradução para espanhol da moção do secretário-geral aquela parte na página 6, onde se lê : "uma após outra, as ditaduras inspiradas pelo comunismo foram derrubadas pelos povos em busca de liberdade e democracia". 'Está claro que isto é dirigido ao PCP, mas parece mal, logo agora que o camarada Chávez se tornou presidente vitalício". "Depois, para cobrir os problemas das escolas, da saúde, da justiça e da falta de Magalhães vamos lançar então a proposta do casamento gay. Para já como um processo facultativo aberto aos cidadãos que o requeiram, mas que tendencialmente poderá ser obrigatório, a menos que se pague uma coima ao atingir-se a maioridade. Essa parte deixa-se para quando a Comissão Europeia nos impuser o procedimento relativo aos défices excessivos. Para os pensionistas deixarem de fazer contas a pacotes de subsídios e complementos que não chegam para os medicamentos diários nem para a meia de leite e o folhado de salsicha mensal, aí lança-se a discussão sobre a eutanásia. Ficam todos cheios de medo e não falam mais disso".
-
E pronto. Inspirado pela presença de Chávez, o Congresso votará por unanimidade as 26 páginas da moção de José Sócrates. Mesmo aqueles pontos da página 4, onde se descreve que no passado houve uma fase de "falta de sentido de Estado e da dignidade das instituições tão intolerável que obrigou à demissão antecipada do Governo". Esta é a parte mais perigosa da moção de Sócrates. Claro que ele se refere ao governo PSD/CDS. Mas está a dar ideias a Cavaco, para quando o presidente tiver tempo para se concentrar no Governo, depois de resolver aquela questão que ele tem lá no Conselho de Estado. (Jornal de Notícias)
-

TIBETE - China fecha fronteiras aos turistas estrangeiros

-
Aniversário da insurreição tibetana
China vai fechar o Tibete aos turistas estrangeiros

-
A China vai fechar o Tibete aos turistas estrangeiros antes de 10 de Março, o aniversário dos 50 anos da insurreição tibetana, noticiou o "Le Monde".
-
“As autoridades pediram às agências de turismo para não organizarem viagens para turistas até 1 de Abril”, indicou um empregado de uma das agências oficiais de Lhasa, que quis manter o anonimato. A interdição foi confirmada por um hotel da capital tibetana e outras três agências de viagens da cidade de Chengdu, na província vizinha de Sichuan, que habitualmente organiza excursões ao “tecto do mundo”.
-
Algumas fontes adiantaram ainda que a segurança foi reforçada na região autónoma do Tibete e nas províncias limítrofes com população tibetana. Nas últimas semanas têm circulado informações de que a polícia está já a fazer várias detenções para evitar uma repetição dos motins de 14 de Março do ano passado. O dia 10 assinala o levantamento tibetano e consequente partida para o exílio do líder espiritual, Dalai Lama.
-
Nota do Papa Açordas: LIBERDADE PARA O TIBETE! Obama e a UE terão de fazer tudo para que a China desocupe o Tibete, e dê a liberdade e independência a um povo que há 50 anos está debaixo de uma opressão feroz...
-

Fabricación del esmalte de los dientes

EFE
-
Científicos estadounidenses han identificado el gen que controla la fabricación del esmalte de los dientes, un avance que abre nuevas posibilidades para la odontología. Aunque el descubrimiento tardará en poder ser aplicado a los seres humanos, en el futuro debe ser posible utilizar células madre de los dientes para estimular el crecimiento de esmalte nuevo, según Chrissa Kioussi, de la universidad de Oregon , una de las autoras del estudio. (20 Minutos)
-

Bartoon


Bartoon
Luis Afonso
-
(In PÚBLICO)
-

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Governo deixa cair BPP...

-
Comunicado do Ministério das Finanças
Governo não vai assumir responsabilidades do BPP perante “grandes fortunas”

-
Apesar disso, Teixeira dos Santos diz que vai assegurar os depósitosO ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, anunciou hoje, em declarações à RTP, que “a viabilidade do BPP não dependerá das decisões do Governo”. A tutela emitiu um comunicado onde explica que, a partir de agora, o Governo se vai excluir da promoção de uma solução para a gestão de carteiras de investimento da instituição por considerar que não deve utilizar “fundos públicos para solucionar um problema associado à gestão de fortunas pessoais”. Apesar disso, os depósitos estão assegurados, refere o ministério.
-
Ainda que o Governo compreenda que os clientes procurem defender os seus direitos, aconselha-os a fazerem-no junto do próprio Banco Privado Português, do Banco de Portugal ou dos tribunais. "O Governo entende que não cabe ao Estado substituir-se ao BPP ou aos seus accionistas na assumpção de responsabilidades decorrentes dessas relações contratuais, nem é adequada a utilização de fundos públicos para solucionar um problema associado à gestão de fortunas pessoais", explica um comunicado assinado por Teixeira dos Santos, citado pela Lusa.
-
Questionado no Telejornal sobre os valores que estão em jogo, o responsável pela pasta das Finanças sublinhou que “o Estado até ao momento fiou cerca de 450 milhões de euros” e que em termos globais no BPP estão em causa 3 mil milhões de euros – sendo que cerca de 1270 milhões, ou seja, 42 por cento, correspondem à gestão de grandes fortunas. Os depósitos serão assegurado com o aval avançado.
-
Nota do Papa Açordas: Nota-se aqui que o governo está a criar uma barreira, para evitar que seja acusado de ajudar um banco de grandes fortunas. Tudo isto não passa de um marketing eleitoral, até porque, o governo ainda não estipulou uma bitola para os ricos...
-

Bragaparques - Domingos Névoa culpado por tentativa de corrupção!

-
Bragaparques
Sá Fernandes considera condenação de Névoa “exemplar” mas não concorda com pena

-
O vereador lisboeta José Sá Fernandes considerou hoje "clara e exemplar" a condenação por corrupção do empresário Domingos Névoa, apesar de não concordar com a pena de multa de cinco mil euros decidida pelo colectivo de juízes.
-
O sócio-gerente da Bragaparques foi hoje condenado à multa de cinco mil euros, a pagar durante 25 dias, à razão de 200 euros por dia, pelo crime de corrupção activa para a prática de acto lícito.
-
O vereador, assistente no processo, foi o alvo da tentativa de corrupção, ocorrida em 2006. Domingos Névoa pretendia que José Sá Fernandes desistisse da acção popular que tinha interposto contra o negócio da permuta dos terrenos do Parque Mayer, propriedade da Bragaparques, pelos da Feira Popular, propriedade da autarquia lisboeta.
-
"Foi a primeira vez em Portugal que as pessoas ficaram a saber como é que determinadas pessoas agem para corromper outras, o que ficou provado, tendo a condenação sido clara e exemplar", referiu o vereador aos jornalistas, à saída do tribunal após leitura do acórdão.
-
O Ministério Público tinha pedido a condenação, com pena suspensa, de Domingos Névoa, por corrupção activa para acto ilícito, facto que o tribunal acabou por dar como não provado, considerando no acórdão que o empresário não quis que José Sá Fernandes "violasse os seus deveres como vereador".
-
"Em relação à medida da pena e a sua qualificação eu não concordo, mas acho que devemos agora valorizar esta condenação que é, de facto, histórica na Justiça em Portugal", disse.
-
Nota do Papa Açordas: Afinal, o crime compensa...Quer corromper um vereador com 200.000 euros, é apanhado, e paga à justiça apenas 5 mil...resultado: aquela cara à Fátima Felgueiras (o advogado é o mesmo) é de vitória!...Pudera!!!...
-

O "Chico esperto" de Sócrates

-
Afirmações ontem na RTP
Marcelo Rebelo de Sousa : Sócrates é o que se chama o “chico esperto”

-
Marcelo Rebelo de Sousa comentou ontem a questão da compra da casa de José Sócrates, que terá sido feita por um preço inferior ao valor de outros apartamentos do mesmo prédio, classificando o primeiro-ministro como “chico esperto”.
-
“Ele teve sorte e tirou proveito disso. É o que se chama o chico esperto. Fez um curso mais facilmente que o comum dos mortais e na casa comprou a mesma casa que os outros compraram mais cara, mais barata”, disse ontem Marcelo Rebelo de Sousa no seu espaço semanal de comentário político da RTP, “As Escolhas de Marcelo”, com Maria Flor Pedroso.
-
Mas para o antigo dirigente social-democrata, esta característica não inibe que Sócrates não volte a ser eleito: “Não corresponde ao perfil clássico de primeiro-ministro e que eu considero ideal. A questão é saber se os portugueses gostam ou não do perfil do homem que é chico esperto para primeiro-ministro. Nas autárquicas têm gostado disto.
-
”Sócrates terá comprado a sua casa, um apartamento num edifício de luxo na Rua Braancamp, em Lisboa, por metade do preço daquilo que outros compradores gastaram dois anos antes, segundo uma investigação conduzida pelo PÚBLICO e divulgada na sexta-feira passada.
-
Nota do Papa Açordas: Segundo Marcelo Rebelo de Sousa, Sócrates não passa de um "chico esperto" que soube aproveitar-se de um conjunto de situações, ainda muito nebulosas. Esperemos que a névoa passe, e o MP faça o seu trabalho...
-

Arte en Indonesia

Hotli Simanjuntak/EFE
-
Arte en Indonesia. Varios visitantes contemplan el Museo Aceh Tsunami el día de su inauguración en Banda Aceh (Indonesia). (20 Minutos)
-
-

domingo, 22 de fevereiro de 2009

ENFIM, UM EMPRESÁRIO!

-
ENFIM, UM EMPRESÁRIO!
Miguel Sousa Tavares

«O comunismo (também eufemisticamente conhecido por socialismo) está morto: paz à sua alma. E a sua morte, por implosão, foi de tal forma redentora que nem o nosso Partido Comunista ousa sugeri-lo como alternativa, quando o capitalismo, entregue a si próprio e cumprindo a profecia de Marx, tudo fez também para se autodestruir. A diferença é genética e substancial: o comunismo pressupõe, como inevitabilidade, a ditadura, a corrupção e a ineficácia; o capitalismo tanto pode significar liberdade individual, capacidade de risco, iniciativa e inovação, como pode degenerar na lei da selva, onde o único objectivo é o lucro e a única regra a ganância.

Esta crise serviu para nos mostrar que, acima de qualquer sistema político, existem os homens e os homens não são necessariamente ‘bons selvagens’, todos apostados no ‘ bem comum’ e num código de conduta ética de vida em sociedade por todos aceite e respeitado. Antes ainda de financeira ou económica, esta é uma crise universal de valores e princípios, num tempo em que o dinheiro e as aparências, o sucesso e falta de consciência de deveres e obrigações para com os outros se transformaram no bezerro de oiro. Por isso, acredito que só sairemos verdadeiramente da crise com sangue, suor e lágrimas. Quando os batoteiros forem afastados, os criminosos postos na prisão e o paradigma económico alterado de cima a baixo. Quando as offshores forem banidas, quando os riscos empresariais deixem de ser cobertos pelo Estado, quando as fortunas individuais correspondam a riqueza produzida a favor de todos, quando os rendimentos do trabalho deixem de pagar o dobro de impostos que pagam os da simples especulação financeira. Mas não estou optimista e menos ainda quando olho cá para dentro: nas medidas do Governo Sócrates para combater a crise há coisas certas, coisas que acho erradas e outras que só o tempo julgará. Mas o que não há, manifestamente, é a coragem de tirar as lições que se impõem: Sócrates parece pensar que o caminho é criar mais emprego público, engrossar o Estado e a despesa pública para o futuro, proporcionar mais negócios aos clientes de sempre e esperar que isto dê a volta e se retome o business as usual. Com mais ou menos quilómetros de auto-estradas, mais ou menos TGV, mais ou menos negócios privilegiados para a EDP e outros suspeitos do costume. É a velhíssima sabedoria do príncipe de Salinas.

Mas é justamente nos tempos de crise que se conhece a fibra de cada um. Há os que tiveram azar, que foram apanhados num turbilhão que não causaram e que não podiam antecipar, e há os que se limitaram a acumular lucros fáceis quando tudo era fácil, sem curar da retaguarda, e que, ao primeiro sinal de dificuldades, transferem as responsabilidades para cima do Governo, que tem de os apoiar, ou para cima dos trabalhadores, que têm de despedir. Temos, entre nós, os multimilionários, que cresceram pagando salários de miséria e agenciando contratos sumptuosos com o Estado ou no tráfico de influências com Angola, e que logo anunciam que, infelizmente, coitadinhos, vão ter de despedir porque não conhecem outra alternativa. E os grandes especuladores financeiros, que não criam um posto de trabalho, mecenas com Fundações que servem para fugir ao fisco e aos credores e cujas dívidas contraídas na banca pública e negociadas num ‘almoço de trabalho’ com os boys do PS ou do PSD, são agora incobráveis, até porque (oh, que surpresa!) não têm património pessoal que responda por elas e ninguém lhes exigiu garantias pessoais ou patrimoniais quando lhes emprestou dinheiro a perder de vista. Rezo para que não seja com estes ‘empresários de sucesso’, com estes ‘criadores de riqueza’, com estes comendadores de mérito, que José Sócrates conte para sair da crise e retomar o crescimento do país...

Mas, no meio de tanto pessimismo, aconteceu-me estar a ver um telejornal, na semana passada, e dar com o presidente do Grupo Jerónimo Martins a falar sobre a crise. Confesso que quase só sabia de Alexandre Soares dos Santos que tinha expandido em grande o seu grupo para a Polónia e que tinha o hábito saudável e tão pouco português de começar as reuniões de trabalho quinze minutos antes da hora marcada. E, de repente, vi-o, sem medo nem meias palavras, a fustigar a demagogia do combate aos pseudo-ricos anunciado pelo primeiro-ministro. Melhor ainda, ouvi-o dizer o que iria fazer perante a crise: primeiro, lançaria mão das reservas que teve o cuidado de fazer para enfrentar, se necessário, um ano inteiro de prejuízos; depois, deixaria de pagar dividendos; a seguir, diminuiria o salário dos administradores e quadros do grupo e, tudo não resultando, negociaria com os trabalhadores cortes de horário ou de salários; e só no fim avançaria para os despedimentos se os prejuízos se tornassem insustentáveis. Eis, pensei para comigo, alguém que não perde a calma perante as dificuldades, que não recorre ao expediente mais fácil para enfrentar os problemas e que, no meio do incêndio geral, não perdeu a noção de que uma empresa ou um grupo empresarial não é uma mera fábrica destinada a gerar lucros para os donos, mas também uma entidade que cumpre uma função perante a sociedade, a qual não desaparece nos tempos de crise.

Esta semana, a boa impressão que tinha retido transformou-se numa agradável surpresa, perante a notícia da criação da Fundação Francisco Manuel dos Santos — nome do fundador do grupo e avô do actual presidente. Eis uma Fundação que não serve para esconder lucros do Fisco ou comprar quintas e iates para os seus fundadores. Que, avisadamente, até está proibida estatutariamente de adquirir património, financiando-se com uma dotação anual que sai directamente do bolso de quem a criou. E que não serve para vender ‘arte’ ao Governo ou fazer caridade, mas para estudar, investigar, analisar estatisticamente o país que somos: um centro de estudos capaz de proporcionar aos decisores políticos a tomada de medidas que distinguem um estadista de um político. Contra a espuma da governação, a ilusão das sondagens e os ‘marqueteiros’ eleitorais. Uma Fundação que, como diz Alexandre Soares dos Santos, nasceu para “devolver à sociedade portuguesa uma parte do muito que ela nos deu”. Eis alguém que não reclama mais do Estado, que, pelo contrário, afirma que “a sociedade civil é fraca e muito dependente do Estado” e que sabe que, em época de crise profunda, o clima é propício à emergência dos populismos, que são, quase sempre, o chão onde germinam as ditaduras.

Por si só, esta já seria uma notícia boa, nesta maré de pessimismo em que vivemos mergulhados. Mas o nome de António Barreto para presidir à nova Fundação é ainda um sinal acrescentado de seriedade, competência e diferença. Enfim, uma boa acção. » [Expresso assinantes]


-

Vendedor de huevos ambulante

Nic Bothma/EFE
-
Vendedor de huevos ambulante. Un vendedor de huevos habla por teléfono en la Plaza del Mercado de Ciudad del Cabo (Sudáfrica). Este vendedor ambulante se ha convertido en una de las grandes atracciones para los turistas en Ciudad del Cabo, ciudad que ha experimentado un incremento en el sector turístico a un año de la celebración de la Copa del Mundo de la FIFA 2010. (20 Minutos)
-

sábado, 21 de fevereiro de 2009

Congresso PS - Sócrates convida Chávez. E os outros?...

-
No próximo fim-de-semana
José Sócrates convidou Hugo Chávez para o Congresso do PS

-
O secretário-geral do Partido Socialista (PS), José Sócrates, convidou o Presidente da Venezuela, Hugo Chávez, para assistir ao Congresso do partido no próximo fim-de-semana, noticiou hoje o semanário “Sol”.
-
Segundo o jornal, os socialistas justificaram o convite com o “relacionamento muito forte” que existe com a Venezuela. “Interessa-nos manter estas pontes”, disse ao “Sol” Paulo Pisco, do departamento de relações internacionais do PS, lembrando a comunidade portuguesa naquele país.
-
Será a primeira vez que o partido faz um convite semelhante, nota o semanário.
-
O XVI Congresso Nacional do PS será realizado nos dias 27 e 28 de Fevereiro e 1 de Março, em Espinho.
-
Nota do Papa Açordas: E porque não convida Mugabe, Kadafi ou Kim Jong-Il ? São todos bons rapazes, ditadores q.b., e botam um discurso que a malta gosta...Vai ver que vai ser o melhor Congresso jamais feito por/e para ditadores...
-

DREN/Margarida Moreira ainda existe!!!...Até quando?


Paredes de Coura
DREN desmente "obrigação" dos professores em participarem no desfile de Carnaval

-
A directora regional de Educação do Norte, Margarida Moreira, garantiu ontem à Lusa que nenhum professor de Paredes de Coura foi obrigado a participar no desfile de Carnaval. Sublinhou, no entanto, "que o cortejo teria forçosamente que sair à rua".

-"A DREN [Direcção Regional de Educação do Norte] nunca mandou alterar uma decisão do Conselho Pedagógico do agrupamento. Apenas determinou que o cortejo teria que ser feito, fosse com os professores, fosse com os pais, fosse com a comunidade, fosse com a própria DREN", frisou Margarida Moreira.

-Os professores do Agrupamento de Escolas de Paredes de Coura participaram ontem no desfile de Carnaval vestidos de preto, amordaçados e acorrentados, no que consideraram forma de protesto por alegadamente terem sido "obrigados" pela DREN a promover aquela actividade.

"São coisas de Carnaval", minimizou Margarida Moreira, dando conta da sua "satisfação" por o cortejo se ter realizado e, assim, "não terem sido defraudadas as expectativas dos alunos".

-Nota do Papa Açordas: Quem se mete com a DREN e com a Margarida Moreira leva!...Esta "senhora" ficou feliz por ter havido desfile de carnaval, com professores vestidos de preto, amordaçados e acorrentados...Ah, que falta faz uma revolução a sério!...

-

Bajo la basura de varios siglos

Chip Clark/SMITHSONIAN INSTITUTION/ EFE
-
Bajo la basura de varios siglos
. Arqueólogos forenses hallaron el cuerpo de un joven de unos 17 años asesinado alrededor de 1670 cuyos restos fueron hallados varios siglos después en el sótano de una granja de Leavy Neck (EEUU). El misterio del joven hallado, cubierto de basura, en el sótano de esa granja, es uno de los relatos que cuenta la exposición "Escrito en los huesos: Archivos Forenses del Siglo XVII en la Bahía de Chesapeake", que revela cómo fue la vida de los primeros colonos estadounidenses a través de sus esqueletos. (20Minutos)
-

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Carnaval de Torres Vedras - MP recuou...

-
Câmara fez dois requerimentos
Torres Vedras: Ministério Público recua e autoriza sátira ao Magalhães no Carnaval

-
A sátira ao computador Magalhães, que tinha sido ontem censurada por conter “conteúdo pornográfico”, afinal vai estar presente do “Monumento” do Carnaval de Torres Vedras. O autarca Carlos Miguel pediu uma autorização para colocar uma nova imagem, igual à original, no local onde agora se lê “Conteúdo removido/censurado por ordem da senhora procuradora-adjunta da Primeira Delegação do Tribunal de Torres Vedras”. A procuradora-adjunta Cristina Anjos reconsiderou e deu luz verde.
-
Além de poder colocar no portátil a imagem original, a Câmara de Torres Vedras recebeu também uma resposta positiva a um outro requerimento. Carlos Miguel pediu que lhe fosse devolvido o autocolante que ontem removeu e que entregou no tribunal, por ordem dos magistrados. O objectivo é que este integre “o espólio do futuro Museu do Carnaval”. Contudo, esta autorização tem uma contrapartida: o edil terá de entregar no tribunal o autocolante da censura.
-
Nota do Papa Açordas: Quem é que diz que o Ministério Público é independente do poder político? Quem diz, está enganado! Estas cenas eram dispensáveis no Portugal de hoje e, só provam que há candidatos ao lápis azul...
-

Prédio de Sócrates - malvadas escrituras...

-
Escritura da casa da Braancamp foi feita por 235 mil euros
Escrituras no prédio onde Sócrates mora com valores divergentes

-
O apartamento de José Sócrates em Lisboa, segundo consta da escritura notarial, foi adquirido pelo preço de 47 mil contos (235 mil euros). Dois anos antes desta venda, um apartamento idêntico no mesmo prédio (o 3º E) foi comprado por um emigrante português que estava isento do imposto de sisa por 70.200 contos (351 mil euros), ou seja, mais 50 por cento do que o valor declarado por Sócrates.
-
Estes valores referem-se aos apartamentos sem arrecadação, tendo o de Sócrates, o 3º A, uma área bruta de 183 metros quadrados e o 3º E de 175 metros quadrados. O actual primeiro-ministro pagou mais mil e quinhentos contos por uma arrecadação.
-
O valor pago pelo imigrante está muito mais próximo da tabela de preços que a mediadora imobiliária, no início dos anos noventa, entregava aos potenciais compradores. Neste documento, de que o PÚBLICO tem cópia, o preço que a Richard Ellis pedia pelo apartamento comprado pelo então ministro-adjunto do primeiro-ministro era de 78 mil contos (390 mil euros), igual ao do imóvel adquirido pelo emigrante português. Já depois de o PÚBLICO ter contactado o gabinete do primeiro-ministro, a Richard Ellis fez chegar ao público uma outra tabela, com a indicação de que estaria em vigor a partir de Março de 1994, e que fixava o valor de venda do apartamento onde vive o chefe do Governo em 60.650 mil contos (302.520 euros).
-
Nota do Papa Açordas: Por muito menos, Murteira Nabo e António Vitorino, demitiram-se de um governo do Guterres... Esperamos que as Finanças, tão diligentes na caça ao contribuinte faltoso, actue com rapidez e eficácia...
-

Industria de la perla en crisis

Bárbara Walton/EFE
-
Industria de la perla en crisis. Un tailandés extrae una perla de una ostra en La Perla de Phuket, una granja que produce más de 100.000 perlas al año y las exporta a la bahía de Sapham, Phuket (Tailandia). Phuket acoge el 21 y el 22 de febrero un encuentro de ministros de Finanzas de los diez miembros de la Asociación de Naciones del Sureste Asiático (ASEAN) y las tres naciones del este asiático de Japón, China y Corea del Sur para discutir los esfuerzos de la región en la activación de la economía de la región. La industria de la perla ha sufrido, al igual que otras, las consecuencias de la crisis financiera y ha visto reducidas sus ganancias en un 40% desde finales de 2008. (20 Minutos)
-

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

CGD - Ajuda especulador bolsista

-
Louçã diz que os quase dez por cento da cimenteira valiam menos
BE quer saber por que é que a CGD pagou mais 62 milhões pela Cimpor

-
O Bloco de Esquerda questionou hoje o Governo por uma operação, realizada na semana passada, onde a Caixa Geral de Depósitos terá comprado quase dez por cento do capital da Cimpor acima do preço de mercado, pagando mais 62 milhões de euros do que valiam os títulos em bolsa.
-
Numa pergunta ao ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, apresentada no Parlamento, o líder bloquista, Francisco Louçã, afirmou que as acções da Cimpor adquiridas na semana passada pela Caixa à sociedade do empresário Manuel Fino estavam cotadas a 3,79 euros, tendo o banco do Estado pago 4,75 euros por cada um dos mais de 64 milhões de títulos comprados.
-
Segundo Louçã, a venda à CGD de quase dez por cento do capital da cimenteira portuguesa serviu para liquidar uma dívida do empresário ao banco.
-
"Este é um empresário que pediu dinheiro para especular em acções do BCP", disse o deputado do Bloco de Esquerda.
-
"Com que critério, numa época de tantas dificuldades, se esbanja dinheiro desta forma? Como é que a Caixa se permite oferecer 62 milhões de euros a um empresário?", interrogou.
-
Nota do Papa Açordas: Se fosse alguém que devesse algumas mensalidades da habitação, certamente que não teria tantas atenções da CGD...Neste caso, como se trata de um especulador bolsista há que apaparicá-lo...e criar condições para que...continue a especular!!!...
-

Censura no Carnaval de Torres Vedras - A Chavezição do País...

-
Autarquia recebeu fax ao início da tarde
Ministério Público proíbe sátira ao Magalhães no Carnaval de Torres Vedras

-
O presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Miguel, foi surpreendido ao início da tarde com um fax do Ministério Público no qual era dado um prazo à autarquia para retirar o conteúdo sobre o computador Magalhães, que fazia parte do "Monumento", e onde apareciam mulheres nuas no ecrã do portátil. “Achamos que pela primeira vez após o 25 de Abril temos um acto de censura aos conteúdos do Carnaval de Torres”, lamentou o responsável, em declarações à Antena 1.
-
“Fomos surpreendidos agora cerca da uma hora com um fax do Ministério Público assinado pela senhora delegada do 1º juízo, a qual nos dá um prazo até às 15h30 para retirar o conteúdo do computador Magalhães”, explicou o autarca, citado pela mesma fonte. Carlos Miguel acrescentou que “o que existe é uma sátira ao computador Magalhães com um autocolante que se pressupõe que seja o ecrã” do portátil e onde é visível uma pesquisa no Google com a palavra-chave "mulheres". Por isso, não entende o pedido para o retirarem do Carnaval e entregaram mais tarde ao tribunal judicial o autocolante.
-
O Carnaval de Torres Vedras, um dos mais antigos e que atrai mais visitantes e turistas em Portugal, é célebre pela sátira social e política que representa nos carros alegóricos. O corso nocturno, concurso de mascarados e muita música são algumas das ofertas originais desta festa que continua a ser o cartão-de-visita do concelho.
-
Nota do Papa Açordas: Isto é só uma pequena amostra !...Se ele volta a ganhar as eleições com maioria absoluta,, vai ser como o seu amigo Chavez! Censura a rodos, e eternização no poder...Tomem atenção, Sócrates NUNCA MAIS!!!...
-

FREEPORTGATE - À espera da identificação dos arguidos...

-
Declarações de Pinto Monteiro
PGR confirma a existência de arguidos no processo Freeport

-
O Procurador-geral da República, Pinto Monteiro, confirmou ao PÚBLICO a existência de arguidos no processo Freeport. “Há arguidos, mas não vou dizer quais”, disse Pinto Monteiro, à entrada para uma audiência com o representante da República na Madeira, Monteiro Dinis, no Palácio São Lourenço, no Funchal.
-
O processo relativo ao espaço comercial Freeport de Alcochete está relacionado com suspeitas de corrupção na alteração à Zona de Protecção Especial do Estuário do Tejo (ZPET) decidida três dias antes das eleições legislativas de 2002, através de um decreto-lei, quando era ministro do Ambiente José Sócrates.
-
Em Setembro passado, o processo do Freeport passou do Tribunal do Montijo para o DCIAP. A 10 e 17 de Janeiro, o Ministério Público emitiu comunicados onde esclarecia que, até àquele momento, não havia indícios do envolvimento de qualquer ministro português, do actual Governo ou de anteriores, em eventuais crimes de corrupção relacionados como o caso.
-
Nota do Papa Açordas: Será que vamos mesmo saber os nomes? Ou é "peixe graúdo"? Daquele que fura a rede e foge?...
-

Destrozado

Fredy Amariles/REUTERS
-
Destrozado. De esta forma quedó un avión de la Policía colombiana tras sufrir una explosión en el aeropuerto Enrique Olaya Herrera, situado en Medellín. (20 Minutos)
-

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

FREEPORTGATE - Afinal já há arguidos...

-
Segundo a estação de televisão SIC Notícias
Caso Freeport já tem arguidos

-
Alguns suspeitos do caso Freeport foram constituídos arguidos, de acordo com uma fonte próxima do processo, citada pela SIC Notícias. A estação de televisão não avançou nomes. Júlio Monteiro, tio de José Sócrates, que foi esta tarde ouvido no Tribunal de Cascais, garantiu à saída que não é arguido e que foi interrogado enquanto testemunha.
-
Um dos advogados de Júlio Monteiro, Sá Leão, disse não haver "dados novos", mostrando-se convicto de que, em relação ao seu cliente, "o caso fica por aqui". Sá Leão adiantou ainda que Júlio Monteiro foi ouvido pelos dois procuradores do Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP), encarregados do caso, Vítor Magalhães e Pais Faria, e por quatro inspectores da PJ.
-
Ao longo dos últimos dias o Ministério Público ouviu também Charles Smith e Manuel Pedro, sócios da consultora Smith & Pedro, no âmbito das investigações no caso Freeport. Apesar disso, até ao momento, nem a Procuradoria-Geral da República nem o primeiro-ministro se pronunciaram sobre a notícia.
-
Sabe-se também que as autoridades estão a ter dificuldades em notificar Hugo Monteiro, primo do primeiro-ministro, uma vez que este se encontra no Nepal a frequentar um curso de artes marciais.
-
Nota do Papa Açordas: A D. Cândida Almeida não se fartava de salientar que não havia arguidos, e agora? O Hugo Monteiro, primo de Sócrates, ficará no Nepal com um cargo diplomático? Não me admirava nada...
_

FREEPORTGATE - O faz de conta habitual...

-
Notificação de Júlio Monteiro não foi confirmada
Envolvidos no caso Freeport estão a prestar declarações a procuradores do DCIAP

-
Os envolvidos no caso Freeport estão a prestar declarações aos dois procuradores do Departamento de Investigação e de Acção Penal (DCIAP) titulares do inquérito que está a averiguar o eventual pagamento de luvas para o licenciamento do outlet de Alcochete. O PÚBLICO apurou também que os empresários Manuel Pedro e Charles Smith não estão a ser ouvidos no TCIC, (Tribunal Central de Instrução Criminal, popularmente conhecido por Ticão), como foi noticiado por outros media. Também não se confirma a notificação do tio de José Sócrates, Júlio Monteiro, para ser interrogado no TCIC, hoje à tarde.
-
A deslocação ao TCIC só seria necessária, caso os envolvidos tivessem sido detidos, ou se no decurso da diligência os magistrados do Ministério Público entendessem que deveriam ser sujeitos a outras medidas de coacção, além do Termo de Identidade e Residência obrigatoriamente aplicado aos arguidos de um inquérito. Nesta eventualidade é que promoveriam a intervenção do juiz Carlos Alexandre, titular do TCIC, para este sujeitar os envolvidos ao primeiro interrogatório de arguido para, no final, decidir as medidas de coacção a que seriam sujeitos.
-
Nota do Papa Açordas: E o sr. Sócrates não é chamado para prestar declarações? Não me digam que a personagem mais importante do Freeportgate, fica de fora! Lembrem-se que o sr.Pinto Monteiro disse que "Ninguém está acima da lei...".Resta perguntar: Qual Lei? A da Selva?
-

Reconstrucción del homicidio

Raúl Caro / EFE
-
Reconstrucción del homicidio. El presunto autor de la muerte de Marta del Castillo, Miguel C.D., sale de su domicilio custodiado por la Policía tras haber sido trasladado desde la cárcel donde se encuentra detenido para reconstruir los hechos. (20 Minutos)
-
-

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Saúde - ministra e a sua equipa sofrem de "incompetência"...

-
Revisão das carreiras médicas
Sindicato Independente dos Médicos acusa gabinete da ministra Ana Jorge de “incompetência”

-
O dirigente do Sindicato Independente dos Médicos (SIM) Carlos Santos acusou hoje a ministra da Saúde, Ana Jorge, de estar a protelar sem qualquer razão a reforma das carreiras médicas, frisando que este “atraso é incompreensível para além de só trazer prejuízos aos portugueses e ao Governo”.
-
“Sem carreiras médicas não é possível à Ordem dos Médicos saber se há qualidade na prestação dos serviços de saúde, para além de que deixa de haver formação médica”, advertiu Carlos Santos, que preside ao Colégio de Cirurgia Geral da OM.
-
Enfatizando a “incapacidade do gabinete da ministra Ana Jorge”, o secretário-regional do Norte do SIM sustenta que “nenhum português consegue perceber o que leva o ministério a protelar uma decisão que só traz problemas às pessoas e ao próprio Governo”. “O normal seria corrigir uma situação que é desvantajosa para as pessoas mas não é isso que está a acontecer”, disse, endossando para a ministra todas as explicações sobre o atraso na revisão das carreiras médicas.
-
Nota do Papa Açordas: Se fossem pessoas competentes não estavam neste governo...
-

Taxa de desemprego aumentou para 7,8 %

-
Trimestre ainda não reflecte despedimentos e rescisões de contratos em todos os sectores
Taxa de desemprego aumentou para 7,8 por cento no quarto trimestre

-
A taxa de desemprego aumentou uma décima entre o terceiro e o quarto trimestres do ano passado, para 7,8 por cento, um valor que fica ligeiramente abaixo das expectativas de alguns economistas e que pode não reflectir os despedimentos e rescisões de contratos anunciados na generalidade dos sectores de actividade, face à actual crise nacional e internacional.
-
Segundo as estatísticas de emprego do INE, hoje divulgadas, a população desempregada é estimada em 437,6 mil indivíduos, valor que corresponde a um acréscimo de 0,9 por cento em relação ao terceiro trimestre de 2008, mas constitui um recuo de 0,4 por cento face ao mesmo trimestre de 2007.
-
O inquérito do Instituto Nacional de Estatística estima ainda que em valores homólogos a taxa de desemprego não se alterou entre o quarto trimestre de 2008 e o mesmo trimestre de 2007, os mesmos 7,8 por cento. Mais ainda, em média a taxa de desemprego do ano passado ficou-se pelos 7,6 por cento, “um decréscimo de 0,4 pontos percentuais” face a 2007.
-
Nota do Papa Açordas: Pensamos que estes números não reflectem correctamente o actual panorama do desemprego em Portugal, pois basta o desempregado estar a frequentar formação profissional, para que não conste nos números do desemprego...
-

Nueva tragedia

Martinez de Cripan / EFE
-
Nueva tragedia. Efectivos que participan en la búsqueda de los inmigrantes que naufragaron frente a la costa de Teguise, en Lanzarote, rescatan a uno de los dos cadáveres que han sido recuperados después de que un helicóptero de Salvamento los avistara flotando en el agua desde el aire. Otros cinco cuerpos fueron recuperados anoche y corresponden a dos hombres, dos mujeres y a una niña de 8 años. (20 Minutos)
-

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Euribor baixa, mas para quem? Só se for para os bancos!!!

-
Taxas de juro
Euribor a três meses no valor mais baixo de sempre

-
As taxas de juro que servem de indexante ao crédito à habitação continuam em queda, com a Euribor a três meses a atingir hoje novo mínimo histórico, nos 1,927 por cento.
-
As taxas de juro do mercado interbancário estão em queda há 89 sessões consecutivas, tendência que representa uma boa notícia para quem tem empréstimos à habitação indexados à Euribor. O prazo de três meses fixou ontem novo mínimo histórico, ou seja, o valor mais baixo de sempre, nos 1,927 por cento.
-
A Euribor a seis meses, o prazo mais utilizado nos empréstimos para a compra de casa, continua a descer, fixando-se ontem nos 2,013 por cento. a Euribor a 12 meses desceu ontem para 2,118 por cento.
-
As taxas de juro do mercado monetário, que traduzem a média das operações de empréstimo de dinheiro entre um conjunto alargado de bancos, estão a antecipar uma nova descida do custo do dinheiro por parte do Banco Central Europeu (BCE).
-
Nota do Papa Açordas: A taxa Euribor desce, mas o juro bancário não baixa e, nalguns casos, até tem subido. Não há uma supervisão bancária capaz de regular estas anomalias? Afinal, os únicos que têm aproveitado a descida da Euribor, são os Bancos...Irra, já chega!...
-

Apolinário anuncia medidas da CM Faro para combater a crise, com Macário Correia à perna

-
A partir de Maio
Câmara de Faro anuncia 150 mil euros de ajudas a famílias e empresas para combater a crise

-
A partir de Maio, a Câmara de Faro vai disponibilizar 150 mil euros para ajudar as famílias e as empresas do concelho. Esta é uma de seis medidas anunciadas hoje pelo presidente da autarquia, José Apolinário, para apoiar os mais atingidos pela crise financeira e económica.
-
Um tarifário reduzido para o preço da água para famílias numerosas e pensionistas, manter em 2009 as tarifas da rede de Mini-Bus, desenvolver uma rede de distribuição de bens alimentares com o Banco Alimentar do Algarve e fraccionar o pagamento das taxas e licenças de construção e urbanização são outras medidas de apoio hoje anunciadas.
-
José Apolinário referiu, em conferência de imprensa, que algumas Pequenas e Médias Empresas (PME) e famílias de Faro estão "asfixiadas" com o cenário da crise financeira e económica e denunciou vários casos de "pobreza escondida" de pessoas que já não têm dinheiro para pagar as rendas de casa e para adquirirem os bens essenciais.
-
Nota do Papa Açordas: Depois de conquistar a Câmara ao PSD, José Apolinário apenas se preocupou em empregar os seus boys. As obras estagnaram, os projectos do executivo anterior, ficaram na gaveta e a Câmara hibernou. Acordou agora, finalmente, para dizer que vai ajudar(?) as famílias e as PME do concelho, com uns míseros 150.000 euros...E acordou hoje, porquê? Porque Macário Correia fez hoje a declaração da sua candidatura à Câmara de Faro e... adeus a mais uma câmara PS...
-

PS - depois de Mário Soares o aviso de Edmundo Pedro...

-
Militante histórico volta a falar do medo dentro do partido
Edmundo Pedro ameaça abandonar o PS em caso de coligação pós-eleitorial

-
O histórico militante socialista Edmundo pedro afirma que está preparado para abandonar o partido caso Sócrates opte por uma coligação pós-eleitoral à direita para governar em maioria absoluta.
-
Na Grande Entrevista do Rádio Clube, em parceria com o jornal “Correio da Manhã”, Edmundo Pedro disse que os socialistas têm de lutar por uma maioria absoluta nas próximas legislativas e que uma coligação pós-eleitoral à direita, com um partido como o de Paulo Portas, seria desastrosa.
-
Edmundo Pedro afirmou ainda que o casamento homossexual, uma das apostas da moção de Sócrates ao congresso que o líder socialista ganhou este fim-de-semana, é uma aposta errada, falando mesmo de “um erro político”.
-
Para o histórico socialista, há outras prioridades no país e refere ainda que este tema do casamento gay não é consensual no seio do partido.
-
Edmundo Pedro, que denunciou, numa reunião de militantes, em Lisboa, que há medo dentro do partido, voltou ainda a enfatizar a sua opinião sobre esta matéria: o medo existe e faz-se sentir na rede clientelar que gira em torno do partido, afirmou.
-
Nota do Papa Açordas: Edmundo Pedro merece todo o respeito dos militantes do Partido Socialista, sendo a sua opinião pessoal sobre a vida interna do partido, avalizada por milhares de camaradas, que não apoiam os actuais dirigentes do PS. Aliás, como se viu na recente votação, em que, apenas um terço dos inscritos foram votar...
-

As atitudes discriminatórias da Câmara Municipal de Olhão

Recebido por e-mail:
Nota de Abertura
-
Câmara de Olhão continua a manter a sua "campanha discriminatória" contra o nosso jornal
-
O Jornal" BRISAS DO SUL" é um órgão de comunicação social escrita, sediado no Concelho de Olhão desde 1997. ~
-
A sua primordial vocação é a de veicular de forma jornalística as vivências do Concelho de Olhão, não só entre os que nele habitam, mas acima de tudo impondo-se desde a sua fundação como elo de ligação entre Olhão e os Olhanenses residentes ou fora do Concelho.
-
Este jornal, tem sido discriminado pela actual Câmara Municipal de Olhão, de tal modo que, no decorrer de 2007 e 2008, nunca colocou um único anúncio oficial no jornal, optando ir contra regras e Leis, e o direito legal de concorrência, publicando os seus anúncios comerciais e oficiais sempre nos mesmos jornais, do concelho ou fora dele. Ao invés do procedimento anterior que se pautava por critérios de equidade na distribuição da publicidade institucional pelos órgãos de comunicação social regional sediados em Olhão.
-
Mas, no ano de 2006 a Câmara Municipal de Olhão cortou a publicidade e os anúncios ao nosso jornal. O que aconteceu pela primeira vez desde há 8 anos … Inacreditável!No ano transacto a Câmara Municipal de Olhão celebrou com um outro jornal de Olhão um protocolo no valor de 5 mil euros anuais, deixando inesperadamente de "fora" de qualquer acordo o nosso jornal e ao mesmo tempo desencadeia uma campanha de perseguição contra o jornal "BRISAS DO SUL" que culminou nos últimos meses, ao deixar de enviar até hoje as respectivas notas de imprensa e convites para a cobertura jornalística das cerimónias oficiais ocorridas no concelho.
-
Relembramos que a actuação dos responsáveis da autarquia de Olhão nestes casos atesta que a Censura não é um fenómeno do passado… Hoje deixou-se de usar o lápis azul, para passar a exercer-se através do corte sistemático da publicidade, do anúncio e pelo estrangulamento financeiro de uma pequena empresa detentora de uma publicação, o jornal «BRISAS DO SUL», contra tudo e contra todos, tem neste momento melhorado significativamente as suas vendas e recebido uma adesão significativa de assinantes que confirmam a justeza da nossa orientação editorial alternativa ao pensamento oficial da Câmara… e onde os comentadores podem exprimir livremente as suas opiniões, abrindo um maior leque de ideias à apreciação dos nossos leitores.
-
Mas a Censura que a Câmara impõe, também é exercida através da ocultação da informação local, da manipulação das mensagens e do recurso a meios desproporcionados para abafar a nossa voz e a dos outros.
-
A direcção do jornal «BRISAS DO SUL» sabe que existe falta de transparência da Câmara de Olhão, através do seu presidente e ficou perplexa ao saber que o mesmo está a mentir a outros organismos estatais que solicitaram esclarecimentos relacionados com a queixa apresentada por nós sobre a discriminação que Francisco Leal esta a efectuar ao nosso jornal, pelo que repudiamos com veemência tais atitudes, que pretendem induzir em erro outros órgãos governamentais.
-
O jornal "BRISAS DO SUL" com 12 anos de existência sempre pretendeu a mesma igualdade de tratamento que a Câmara concede aos mais órgãos da comunicação social – a isso tem direito e não vai abdicar dos seus direitos, razão pelo que já enviou uma missiva sobre o assunto para as entidades que supervisionam o cumprimento das Leis da Constituição da República Portuguesa.
-
Neste momento estamos evidenciar esforços para que esta matéria seja comentada e denunciada em todos os canais televisivos.
-
Para completo esclarecimento da verdade, daqui fazemos, um apelo às autoridades competentes nesta matéria para que se faça uma sindicância ao Município de Olhão solicitando para isso o extracto dos anúncios comerciais e oficiais que a autarquia mandou publicar nos últimos 3 anos, em outros jornais.
-
O Director
Luis Gerardo Viegas
Jornalista/Carteira Profissional
Nº 4767
-

La fiesta de los faroles

Francisco Luis Pérez/EFE
-
La fiesta de los faroles. El toro es el animal simbólico de este año lunar iniciado el 26 de enero. Unos 400 artistas procedentes de 60 países, incluido México, lanzaron este lunes varios globos de papel por la paz en el Festival de los Faroles de Pingsi, en las cercanías de la capital taiwanesa. El lanzamiento de globos aerostáticos de papel, en petición de paz y fortuna, es parte de la tradición china de las festividades que siguen al Año Nuevo Lunar. El Festival de los Faroles al Cielo es especialmente importante en Pingsi. (20 Minutos)
-

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Façamos de conta e...cabeça metida na areia...

-
Está bem... façamos de conta
Mário Crespo
-
Façamos de conta que nada aconteceu no Freeport. Que não houve invulgaridades no processo de licenciamento e que despachos ministeriais a três dias do fim de um governo são coisa normal. Que não houve tios e primos a falar para sobrinhas e sobrinhos e a referir montantes de milhões (contos, libras, euros?). Façamos de conta que a Universidade que licenciou José Sócrates não está fechada no meio de um caso de polícia com arguidos e tudo.
-
Façamos de conta que José Sócrates sabe mesmo falar Inglês. Façamos de conta que é de aceitar a tese do professor Freitas do Amaral de que, pelo que sabe, no Freeport está tudo bem e é em termos quid juris irrepreensível. Façamos de conta que aceitamos o mestrado em Gestão com que na mesma entrevista Freitas do Amaral distinguiu o primeiro-ministro e façamos de conta que não é absurdo colocá-lo numa das "melhores posições no Mundo" para enfrentar a crise devido aos prodígios académicos que Freitas do Amaral lhe reconheceu. Façamos de conta que, como o afirma o professor Correia de Campos, tudo isto não passa de uma invenção dos média. Façamos de conta que o "Magalhães" é a sério e que nunca houve alunos/figurantes contratados para encenar acções de propaganda do Governo sobre a educação. Façamos de conta que a OCDE se pronunciou sobre a educação em Portugal considerando-a do melhor que há no Mundo. Façamos de conta que Jorge Coelho nunca disse que "quem se mete com o PS leva". Façamos de conta que Augusto Santos Silva nunca disse que do que gostava mesmo era de "malhar na Direita" (acho que Klaus Barbie disse o mesmo da Esquerda). Façamos de conta que o director do Sol não declarou que teve pressões e ameaças de represálias económicas se publicasse reportagens sobre o Freeport. Façamos de conta que o ministro da Presidência Pedro Silva Pereira não me telefonou a tentar saber por "onde é que eu ia começar" a entrevista que lhe fiz sobre o Freeport e não me voltou a telefonar pouco antes da entrevista a dizer que queria ser tratado por ministro e sem confianças de natureza pessoal. Façamos de conta que Edmundo Pedro não está preocupado com a "falta de liberdade". E Manuel Alegre também. Façamos de conta que não é infinitamente ridículo e perverso comparar o Caso Freeport ao Caso Dreyfus. Façamos de conta que não aconteceu nada com o professor Charrua e que não houve indagações da Polícia antes de manifestações legais de professores. Façamos de conta que é normal a sequência de entrevistas do Ministério Público e são normais e de boa prática democrática as declarações do procurador-geral da República. Façamos de conta que não há SIS. Façamos de conta que o presidente da República não chamou o PGR sobre o Freeport e quando disse que isto era assunto de Estado não queria dizer nada disso. Façamos de conta que esta democracia está a funcionar e votemos. Votemos, já que temos a valsa começada, e o nada há-de acabar-se como todas as coisas. Votemos Chaves, Mugabe, Castro, Eduardo dos Santos, Kabila ou o que quer que seja. Votemos por unanimidade porque de facto não interessa. A continuar assim, é só a fazer de conta que votamos. (Jornal de Notícias)
-

Citius-MJ versus Simplex rasca...

-
Citius-MJ
Juízes arrasam novo sistema informático da Justiça

-
Sem querer abordar sequer as matérias relacionadas com a segurança, os juízes fazem uma análise muito crítica do primeiro mês de funcionamento do Citius-MJ, o sistema de tramitação dos processos em suporte informático, que desde o início de Janeiro passou a ser obrigatório para a generalidade dos processos em matéria cível e laboral.
-
"São inúmeros e graves o problemas desta aplicação informática, quer quanto à sua operacionalidade, quer quanto à sua fiabilidade", relata um documento de análise divulgado pela Associação Sindical do Juízes Portugueses (ASJP), que conclui ser "necessário, por ora, manter o processo em suporte físico".
-
António Martins, presidente da ASJP, garante que "os juízes são favoráveis às novas tecnologias nos tribunais e estão disponíveis para ajudar a melhorar o sistema" e explica que o documento, que será remetido ao Ministério da Justiça e ao Conselho Superior da Magistratura, "é uma forma de alertar os responsáveis para a necessidade de aperfeiçoar um sistema que, a continuar assim, pode fazer paralisar a Justiça nalguns casos".
-
O documento, elaborado por um juiz do Tribunal Cível do Porto, Paulo Ramos de Faria - que participou no processo de informatização desde o início e funcionou também como formador junto dos demais colegas -, chama a atenção para a lentidão de funcionamento e os bloqueios do sistema, que frequentemente fazem com que os processos electrónicos não possam ser manuseados.
-
Nota do Papa Açordas: O blogue "O País do Burro" caracterizou este processo do Citius-MJ de uma forma claríssima: "a mão de Sócrates passou por aqui!"... Depois disto, nada mais há para dizer...
-

Sócrates reeleito por 1/3 dos inscritos no Partido Socialista

-
Congresso PS
José Sócrates reeleito secretário-geral com 96,43 por cento dos votos

-
José Sócrates foi reeleito pela terceira vez secretário-geral do PS ao reunir 96,43 por cento dos votos nas eleições directas do partido, que decorreram entre sexta-feira e ontem, revelou o partido em comunicado.
-
Num universo de cerca de 73.000 militantes, o único candidato para a eleição de secretário-geral do PS, José Sócrates obteve 25.393 votos, durante um escrutínio com 736 votos brancos (2,79 por cento) e 202 nulos (0,76 por cento).
-
Os resultados mencionados correspondem ao apuramento de 711 das 718 secções de voto a que correspondem oito delegados por atribuir de um total de 1730.
-
Neste acto eleitoral, estão ainda por apurar as secções de Chateauxbriand (França), Suíça e Winnipeg (Canadá) e, ao contrário do previsto, a votação não se realizou em Dortmund (Alemanha) e Belo Horizonte (Brasil).
-
As eleições serão repetidas nas secções de Pampilhosa da Serra e Vila Nova de Poiares, ambas na Federação do PS/Coimbra.
-
Dos 73104 militantes inscritos, participaram nas eleições de sexta-feira e ontem um total de 26.331 votantes, um número semelhante ao de 2006.
-
Nota do Papa Açordas: Ora aqui está um resultado digno de qualquer ditador que se preze, pois não é um ditadorzinho qualquer, que consegue 96 % dos votos de um terço do seu partido..."Cadê" os outros? Vão ser perseguidos e chicoteados na praça pública? Desta gente, esperamos tudo!
-
-