quinta-feira, 30 de abril de 2009

Caso Freeport: uma escuridão tremenda...

-
Caso Freeport
Jornal Expresso noticia que Charles Smith recebeu 80 mil euros por marcar reunião com Sócrates

-
O consultor Charles Smith terá recebido, em Janeiro de 2002, 80 mil euros como de “boa fé” por ter conseguido marcar uma reunião entre o grupo inglês e o então ministro do Ambiente, José Sócrates, noticia o jornal Expresso na sua edição online.
-
Estes 80 mil euros (a câmbio da altura) são apenas a primeira das três tranches de 50 mil libras que Charles Smith referiu, no DVD, ter entregue como alegado suborno a um primo do actual primeiro-ministro para que o projecto do Freeport fosse aprovado. Esse pagamento faseado está descrito num contrato datado de 2002.
-
Para conseguir a reunião, Smith telefonou ao tio de Sócrates, Júlio Monteiro, que diz ter intercedido junto do sobrinho. Na reunião estiveram presentes os representantes do Freeport, o presidente da câmara de Alcochete, o presidente do ICN e José Sócrates – o primeiro-ministro assumiu ter participado no encontro que se realizou antes de ter dado entrada no ICN um novo estudo de impacto ambiental que já incluía alterações ao projecto original.
-
Notas do Papa Açordas: Este caso Freeport está a tornar-se numa escuridão tremenda...e o sr:Sócrates ainda não conseguiu dar uma resposta convincente...é tudo atabalhoado...
-

Educação: Professores endurecem a luta...

-
Calendário de protestos vai até Setembro
Luta dos professores poderá entrar pela campanha para as legislativas

-
A Plataforma Sindical dos Professores, que congrega mais de uma dezena de associações e sindicatos de docentes e educadores de infância, decidiu traçar um calendário de acções que vão prolongar-se pelo 3.º período e poderão mesmo chegar ao início do próximo ano lectivo, em pleno período de campanha para as legislativas.
-
A decisão, anunciada ao PÚBLICO pelo líder da Federação Nacional dos Professores (Fenprof), Mário Nogueira, foi tomada ontem numa reunião da plataforma. Para já, os órgãos dos sindicatos estão ainda a ser ouvidos e só na próxima segunda-feira serão anunciadas as acções concretas a desenvolver.
-
"É um calendário completo e muito forte. Estamos a discutir um calendário sequencial que vai em crescendo", descreve Mário Nogueira, porta-voz da plataforma. "Prevê-se até alguma acção para o início do próximo ano lectivo." O ano lectivo 2009/2010 abre em Setembro, o que coincide com a campanha para as eleições legislativas.
-
"Estivemos a analisar vários cenários mas ainda não ficou nada decidido", diz Lucinda Manuela, dirigente da Federação Nacional dos Sindicatos de Educação (FNE). Para esta federação é mais importante, em tempo de campanha eleitoral, fazer chegar aos partidos o que cada sindicato pensa e informá-los sobre "o que é que os professores não querem" do que fazer acções conjuntas com os outros sindicatos.
-
Notas do Papa Açordas: Se Sócrates fartou-se de "malhar" nos professores, agora chegou a vez, destes "malharam" em Sócrates! Tão cristalino como água... E logo numa altura que o "rapaz" não gosta: eleições europeias, legislativas e autárquicas... É como um conterrâneo meu dizia: Fogo na peça!...
-

Escola de FAFE: interrogatórios pidescos a alunos...

-
Caso dos ovos atirados à ministra em Fafe
Manuel Alegre: Interrogatório a alunos “é um atentado ao espírito da escola pública”

-
O deputado do PS, Manuel Alegre, classificou esta noite de “ intolerável” o caso dos interrogatórios a alunos de uma escola de Fafe feitos por um inspector da Educação. O objectivo era apurar o eventual envolvimento de professores no protesto que incluiu o arremesso de ovos à ministra Maria de Lurdes Rodrigues, aquando da sua visita à Escola Secundária de Fafe, em Novembro.
-
Na sua rubrica na TVI24, Palavras Assinadas, Manuel Alegre afirmou-se “estupefacto e indignado” com o caso. Apesar de a Inspecção-Geral de Educação “já ter feito uma nota dizendo que nada de anormal ocorreu”, conta o deputado, “isto não pode ficar assim”. O assunto não pode ser silenciado porque “a escola pública existe neste país democrático para formar cidadãos, não bufos nem denunciantes”.
-
A ser verdade, o caso “é um atentado à liberdade, ao espírito da escola pública e à constituição”, e demonstra que o dito inspector “enganou-se na profissão”. “Um inspector de Educação não pode agir como um inspector de polícia para incentivar alunos a denunciar professores e outros alunos”, reforça Alegre.
-
Nota do Papa Açordas: Este governo PS está a reeditar o Estado Novo. Afinal, Salazar deixou escola e Sócrates é o seu principal pupilo...Estas cenas pidescas não pode mais acontecer...
-

Gripe porcina

Moisés Pablo / EFE
-
Un padre de familia protege a su pequeño hijo con un tapabocas en Ciudad de México, debido a la contingencia sanitaria por la gripe porcina. (20minutos.es)
-

quarta-feira, 29 de abril de 2009

"Festival del Pene"

Everett Kennedy Brown / EFE
-
Varias mujeres se bañan en una piscina con un pene gigante de madera que representa a un Dios local de la fertilidad, durante el "Festival del Pene" en Hanamaki, en la provincia de Iwate, Japón. (20minutos.es)
-

terça-feira, 28 de abril de 2009

PS julga-se "dono" do Estado...

-
Pais já pediram explicações
PS usou em tempo de antena imagens de crianças com o Magalhães pedidas pelo Ministério da Educação

-
O Ministério da Educação pediu a uma escola do primeiro ciclo de Castelo de Vide autorização para filmar crianças a utilizar o Magalhães. Mas, segundo conta hoje o Rádio Clube e o jornal “24 Horas”, as imagens acabaram por passar num tempo de antena do Partido Socialista, na RTP, no passado dia 22.
-
Os pais pediram já uma reunião na escola, a exigir uma explicação e a escola por sua vez, pediu explicações ao ministério, como adiantou ao Rádio Clube Ana Travassos, presidente do Conselho Executivo do agrupamento de escolas de Castelo de Vide.
-
“Não foi feito pelo Partido Socialista não. Nós tivemos um contacto da tutela, dos representantes do Ministério da Educação aqui no Distrito de Portalegre e na região de Évora, que é onde está a Direcção Regional, com a intenção de consultar crianças e pais”, disse a responsável.
-
Mas o produto final da consulta acabou por ser emitido num tempo de antena do PS na RTP, na passada quarta-feira. Os encarregados de educação já pediram explicações à escola.
-
Notas do Papa Açordas: Tudo isto não passa de uma confusão entre o que é do PS e o que é do Estado...Quando um partido tem a maioria, torna-se arrogante, açambarcador e faz confusão entre a sua fronteira e o Estado... e os Boys rejubilam!...
-

Caça aos piratas somalis

-
Supeitos de ataque a cruzeiro italiano
Nove piratas somalis capturados por navio de guerra espanhol foram entregues às Seychelles

-
Um navio de guerra espanhol integrado na missão europeia anti-piratiaria Atalante capturou nove somalis suspeitos de pirataria, que terão atacado ontem um navio de cruzeiro italiano, e entregou-os hoje às autoridades costeiras das Seychelles, em cuja zona económica exclusiva ocorreu a detenção.
-
Os nove suspeitos estão agora presos em Victoria, capital do arquipélago, e devem-lhes ser deduzidas acusações e serem julgados naquele arquipélago do oceano Índico, revelava em comunicado o presidente das Seychelles, James Michel. Ao mesmo tempo, o chefe da força anti-pirataria das ilhas, Joel Morgan, informava que a polícia conduzia já uma investigação a bordo do cruzeiro, o MSC Melody.
-
O navio italiano, com uma capacidade de 1500 passageiros e tripulação, fora atacado na véspera, quando se encontrava a norte do arquipélago. Os guardas armados israelitas a bordo do Melody defenderam a embarcação, abrindo fogo sobre os piratas que dispunham de metralhadoras Kalachnikov, pondo estes últimos em fuga em dois botes a motor. Perseguidos pela fragata espanhola, com o apoio de barcos franceses e da guarda costeira das Sheychelles, acabaram por ser capturados.
-
Notas do Papa Açordas: Esta é uma daquelas notícias que nos traz alguma satisfação. Só é pena que a pirataria do Séc.XXI não tenha o mesmo tratamento que a anterior: o enforcamento dos piratas, no mastro principal do navio... pois, só assim, se acabava com esta praga...
-

(Des)governo "amigo" dos funcionários...

-
Governo propõe 150 horas extraordinárias por ano no Estado
-
No início de um processo de negociação colectiva inédito na função pública, o Governo propôs aos sindicatos o aumento do limite anual de horas extraordinárias de 100 para 150 horas.
-
No Regime do Contrato de Trabalho em Funções Públicas (RCTFP) que entrou em vigor durante o ano passado, o Executivo mantinha este limite anual nas 100 horas, prevendo apenas que poderia ser aumentado até às 200 horas, se tal fosse decidido através de negociação colectiva. Ontem, na abertura deste processo (que se verifica pela primeira vez para o total da Administração Pública), o Executivo incluiu na sua proposta inicial esta alteração, que fará com que alguns trabalhadores, com mais horas trabalhadas, aumentem o seu rendimento.
-
No documento entregue pelo Governo aos sindicatos da Função Pública no final da reunião de hoje são, para além das horas extraordinárias, feitas propostas de contratacção colectiva ao nível da flexibilidade de horários, adaptabilidade, jornada contínua, trabalho nocturno ou isenção do horário de trabalho.
-
Na maior parte dos casos, o que o Executivo faz é colocar por escrito regras que eram já aplicadas na função pública, mas que, com a entrada em vigor do RCTFP, acabaram por ser colocadas em causa em alguns serviços. Estão neste caso as regras que permitem aos funcionários com filhos com menos de 12 anos optar por uma jornada contínua de trabalho (trabalho sem intervalo para refeição, mas de menor duração).
-
Notas do Papa Açordas: É o (des)governo do sr.Sócrates a trabalhar a todo o vapor, para ver se consegue alcançar novamente a maioria absoluta. Agora, até na negociação do RCTFP, o governo faz demagogia e tenta obter o máximo de dividendos para o Partido de Sócrates...Resta-nos a esperança de os funcionários, não se deixarem enganar por mais este acto maquiavélico...
-

A FRASE

-
"A coesão que Portugal pede na
Europa não é praticada cá. O Alentejo,
Beira, Trás-os-Montes e Alto Minho
são, cada vez mais, uma imensa
paisagem. E, na realidade, Portugal
fica cada vez mais pequeno e injusto."

-
Armando Esteves Pereira, "Correio da Manhã", 28 de Abril de 2009
-
(In PÚBLICO)
-

EL PAL-V

Marcel Antonisse / EFE
-
El PAL-V aterriza tras un vuelo de prueba sobre una pista cercana a la autopista A1 cerca de Amersfoort, Holanda. El holandés John Bakker ha desarrollado un vehículo que puede volar y circular por tierra, el Vehículo Personal de Tierra y Aire (PAL-V por sus siglas en inglés). La compañía Pal-V Europe espera introducir este vehículo en el mercado en 2012. (20minutos.es)
-

segunda-feira, 27 de abril de 2009

A FRASE

-
"Na agricultura,
a colheita pode ser
boa num ano e má
no outro; a única
coisa que é má
todos os anos
é o ministro
da Agricultura"

Paulo Portas, no debate quinzenal
com o primeiro-ministro
-
-

PSP impõe número de detenções mínimo por esquadra

--
Direcção diz que objectivo é baixar criminalidade
PSP impõe número de detenções mínimo por esquadra

-
Há muitas esquadras no país que têm tabelas com números mínimos de detenções a efectuar até ao final deste ano, noticia o “Jornal de Notícias” na sua edição de hoje. A medida está a gerar mal-estar entre os polícias, que dizem não querer trabalhar para as estatísticas. Contudo, a direcção da PSP diz que o objectivo é prevenir e reduzir os números da criminalidade.

“Maior actividade operacional. Objectivo: 250 detenções”, lê-se num papel, citado pelo JN, afixado da 2ª Esquadra de Investigação Criminal da PSP do Porto. O documento, datado de Fevereiro, estabelece as metas a cumprir nos restantes dez meses de 2009.

Uma medida que deixa os profissionais preocupados, por acharem que se está a apostar na “repressão” e não num policiamento de “prevenção”. Por outro lado, têm medo de, se não cumprirem os objectivos traçados, sofrerem consequências na avaliação e progressão na carreira.

No caso da referida esquadra do Porto, as "missões" são distribuídas por brigadas: a do Património (investiga sobretudo furtos e roubos) e a da Droga estão incumbidas de fazer, cada uma, quatro detenções por mês, ou seja, 40 no total, entre Março e o fim do ano. Há também um total de 14 detenções/mês (140 no total) atribuídas às designadas brigadas de prevenção criminal, que estão direccionadas para situações de flagrante delito, e três detenções mensais às unidades que investigam crimes contra pessoas e financeiros. Além disso, são também determinadas equipas diárias e mensais de actividade operacional.
-
Notas do Papa Açordas: Qualquer dia, vai um cidadão na rua e é abordado por um polícia, muito amável, a solicitar a sua ida à esquadra, para cumprir o seu serviço mínimo mensal de detenções...A polícia e os próprios governantes, deviam era de zelar pela defesa e segurança do cidadão, e nunca se preocuparem com os objectivos mensais ou anuais...
-

Dez novos lugares para os Boys do Partido de Sócrates!...

-
Por falhas na avaliação
Ministro das Finanças confirma afastamento de dez dirigentes de topo da função pública

-
O ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, confirmou hoje o afastamento de funções de dez dirigentes de topo da função pública por irregularidades na aplicação do sistema de avaliação de desempenho dos funcionários.
-
"Até este momento estão identificadas dez situações. Foram várias situações em vários ministérios", afirmou o ministro das Finanças aos jornalistas à margem do seminário de comemoração do aniversário da DECO.
-
"Deixaram de exercer funções", explicou o ministro sobre o tipo de punição aplicado aos dirigentes que não avaliaram os seus funcionários. Teixeira dos Santos confirmava, assim, a noticia do "Correio da Manhã" onde se afirma que dez dirigentes de topo da função pública foram afastados por irregularidades na aplicação do SIADAP, o sistema de avaliação de desempenho dos funcionários da administração pública.
-
A lei nº66-B de 2007 prevê a cessação de funções ou a não-recondução sempre que a avaliação do desempenho não seja aplicada por razões imputadas aos dirigentes.
-
Notas do Papa Açordas: Certamente que eram dez dirigentes de topo da função pública, fora da nomenklatura do Partido de Sócrates. O seu afastamento, irá ocasionar nos Boys deste partido, não só uma grande satisfação, mas também uma luta fraticída por um desses lugares...
-

GP de Bahrein

Bertrand Guay Pool / EFE
-
Mecánicos de Toyota llenan de combustible el tanque del coche del piloto italiano Jarno Trulli. (20minutos.es)
-

Sonson Pierre, 7

Patrick Farrell / Miami / REUTERS
-
El Miami Herald consiguió el premio de Fotografía de Última Hora por las instantáneas de Patrick Farrell sobre el paso de huracán Ike por Haití. Esta es la fotografía titulada "Sonson Pierre, 7, lleno de barro fuera de su casa en Gonaives". (20minutos.es)
-

domingo, 26 de abril de 2009

Quem se mete com o PS...

-
Resposta ao ministro das Obras Públicas Mário Lino
Paulo Rangel acusa PS de querer "pôr uma mordaça" nas opiniões dos sociais-democratas

O líder parlamentar do PSD, Paulo Rangel, acusou hoje o PS de estar procurar "pôr uma mordaça" nas opiniões dos sociais-democratas, devolvendo as críticas de "visão cinzenta" aos socialistas. "O PS procura pôr uma mordaça nas opiniões do PSD", acusou Paulo Rangel reagindo às críticas que o ministro das Obras Pública, Mário Lino, lhe fez hoje em Faro.
-
Falando na cerimónia que marcou o arranque da concessão Algarve Litoral, que prevê a requalificação da Estrada Nacional 125 (EN-125), Mário Lino criticou o líder da bancada parlamentar do PSD, e também cabeça de lista social-democrata às eleições europeias, por ter uma "visão cinzenta e salazarenta" do país.
-
"Ouvir o discurso do líder parlamentar do maior partido da oposição na sessão solene do 25 de Abril foi ver uma visão cinzenta e salazarenta do país, sem investimentos e sem legado para as gerações futuras", afirmou, referindo-se às críticas deixadas no sábado por Paulo Rangel aos grandes investimentos públicos. Recordando que, em pouco mais de 24 horas, Mário Lino foi a terceira pessoa ligada ao PS, depois do cabeça de lista às europeias, Vital Moreira, e do ministro dos Assuntos Parlamentares, a falar sobre o seu discurso, Paulo Rangel assinalou ainda o facto "curioso" de todos eles terem em comum a adesão no passado a "ideias comunistas e troskistas".
-
"São os únicos com experiências anti-democráticas, ao contrário de mim", acrescentou o líder da bancada do PSD, considerando saudável que no dia da Liberdade que se comemorou no sábado não exista "um pensamento único".
-
Notas do Papa Açordas: O PS trata o pessoal dos outros partidos como trata os seus próprios militantes, os quais não passam de "yes-man". Mas, por vezes engana-se, é o caso de Paulo Rangel...e atitudes anti-democráticas ficam muito mal...
-

Não morde, mas rosna!...

-
Na sessão de respostas às questões colocadas no site
Jornalista diz a Sócrates que ele “rosna e muito”

-
José Sócrates saíra da sala da “entrevista”, sorridente, com ar de quem passou com distinção na prova oral, e perguntou “Não foi mal, pois não?”, dobrando as folhas brancas com notas usadas nas respostas. E estava ali, a “dar sopa”, para os poucos jornalistas presentes. Uma jornalista pergunta se se pode aproximar e fazer uma pergunta. “Claro, eu não mordo”, responde Sócrates sorridente.
-
“Não morde mas rosna. E às vezes rosna muito”, replica-lhe ela em voz alta. O primeiro-ministro fica atrapalhado, responde que não é bem assim, ainda a rir, sem saber muito bem o que fazer, mas ela insiste com o “rosnar”. Talvez pelo efeito surpresa, Sócrates nem se zangou, mas o caso cerrou alguns sobrolhos.
-
Notas do Papa Açordas: Ai não morde não! Veja-se a quantidade de processo que Sócrates colocou a jornalistas!... Quando o jornalista "mija fora da covinha", lá vai mais um processo judicial... e qualquer dia é com os blogues...
-

Navio de cruzeiro repeliu ataque de piratas

-
Julgamentos no Quénia começaram
Navio de cruzeiro italiano repeliu ataque de piratas com armas de fogo

-
Um navio de cruzeiro italiano usou armas de fogo e mangueiras de alta pressão para se defender de um ataque de piratas ao largo da costa africana. Pela descrição do comandante italiano, o ataque assemelhou-se muito ao que se veria num filme de piratas – mas a acção tomada pelo paquete não é recomendável, dizem as autoridades marítimas.
-
O “MSC Melody”, com capacidade para 1500 passageiros, foi atacado quando estava a cerca de 320 quilómetros a norte das Seychelles e a 960 quilómetros da costa da Somália, relatou à televisão italiana o comandante do navio, Ciro Pinto. “Desataram a disparar conta nós como loucos”, contou à Sky.
-
Os seguranças do navio receberam pistolas e abriram fogo em conjunto contra o barco dos piratas, quando estes tentaram abordar o navio de cruzeiro. “Tentaram lançar uma escada de corda com ganchos. Estavam a subir mesmo, por isso reagimos. Começámos a disparar. Quando viram que estávamos a responder – e entretanto virámos contra eles mangueiras de água a alta pressão – desistiram”, contou o comandante, citado pela Reuters.
-
Embora o comandante e os seguranças tenham conseguido evitar a captura do “Melody”, sem feridos (só há duas pessoas com arranhões, e outra caiu porque escorregou, garante o capitão), este tipo de acção não é recomendada pelas autoridades marítimas.
-
Notas do Papa Açordas: Pensava que, éticamente, fosse aceitável defender-mo-nos com armas iguais às do nosso inimigo, mas não é bem assim. O que se passa na costa oriental de África, mais concretamente na costa da Somália, é de uma imbecilidade total. Senão vejamos: os piratas podem andar "à pesca" armados de metralhadoras AK-47, os barcos de transporte ou de cruzeiro não podem sequer transportar uma única arma de fogo... porque... podem matar algum pirata!...
-

Saltar a 2.114 metros de altura

Narendra Shrestha/EFE
-
Saltar a 2.114 metros de altura. Vista del pueblo de Lakurbhnjyang, a unos 30 km de Katmandú (Nepal), desde un parapente, a 2.114 metros de altitud. El parapente se ha hecho muy popular entre los turistas nacionales y extranjeros que visitan la zona. (20minutos.es)
-

sábado, 25 de abril de 2009

FRASE DO DIA

-
" FELIZ FOI ALI BABÁ,
QUE NÃO VIVEU EM
PORTUGAL E SÓ CONHECEU 40
LADRÕES !!!..."
-

25 de Abril: Cavaco Silva puxa orelhas a Sócrates...

-
Presidente da República reconhece que o país vive “tempos muito difíceis”
Cavaco Silva: “se forem tomadas as decisões certas, a crise será vencida”

-
Cavaco Silva pontuou o seu discurso esta manhã na sessão solene comemorativa do 25 de Abril, na Assembleia da República, com a crise que mergulhou o país em “tempos muito difíceis”. No entanto, o Presidente da República considera que, “se forem tomadas as decisões certas, a crise será vencida”.
-
"A pior forma de lidar com o presente é perder a esperança no futuro", considerou.
-
Não obstante, Cavaco Silva sublinhou que, num ano em que os portugueses são chamados a participar em três eleições, este "não é um tempo de propostas ilusórias", nem de fazer "promessas fáceis que depois se deixarão por cumprir". "Dizer que a realidade será fácil é faltar à verdade para com os portugueses".
-
Durante as campanhas, os intervenientes devem promover o "diálogo inter-partidário" e encontrar soluções. O debate deve "concentrar-se na resolução dos grandes problemas que o país enfrenta", sem perder tempo a apontar o dedo a responsabilidades passadas.
-
Para o Presidente, as questões mais importantes para o país são o "emprego, a segurança, a justiça, a saúde, a educação, a protecção social e o combate à corrupção". Para isso, Cavaco Silva apelou ao "consenso entre partidos", até porque os "portugueses estão cansados de querelas político-partidárias".
-
Notas do Papa Açordas: Cavaco Silva ao dizer que "se forem tomadas...", está a dizer que ainda não foram tomadas as decisões certas, para vencer a crise e que, as questões mais importantes, exige um "consenso entre partidos"... No fundo, é mais um puxão de orelhas a Sócrates...
-

Radiografia del crâneo del chino Chen Liu

EFE / NSW pOLICE
-
Radiografía del cráneo del chino Chen Liu, que murió tras recibir 30 disparos en la cabeza con una pistola de clavos. El cuerpo en descomposición de Liu, de 27 años, fue encontrado al sur de Sydney, Australia. (20minutos.es)
-

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Europeias: Vital avisa a navegação...

-
Candidato às europeias fala sobre as eleições nacionais
Vital Moreira prevê pedido de demissão de José Sócrates se não tiver maioria nas legislativas

-
O cabeça de lista às Europeias, Vital Moreira, prevê que se o PS não obtiver a maioria absoluta nas legislativas será “derrubado à primeira circunstância” e “terá que ir apresentar a Belém a sua demissão”. Segundo o candidato, o partido deve pedir a maioria porque só assim conseguirá uma estabilidade governativa.
-
O candidato falava ao Rádio Clube/Correio da Manhã no âmbito da grande entrevista, que vai ser emitida no domingo, ao meio dia. Segundo Vital Moreira com um Governo minoritário, as condições de estabilidade “vão-se ao ar”. O Governo será “derrubado à primeira circunstância, o primeiro orçamento será reprovado, provavelmente o Governo terá que ir apresentar a Belém a sua demissão”, diz o candidato.
-
Por isso “o PS deve pedir a maioria absoluta”, para que possa ter estabilidade governativa durante quatro anos e tomar medidas “mesmo que transitoriamente essas medidas não sejam simpáticas”, acrescentou Vital Moreira.
-
Notas do Papa Açordas: Mas, atenção, que a maioria absoluta é inimiga da DEMOCRACIA! Portanto, caros leitores, evitem que qualquer partido tenha a maioria absoluta...
-

Genéricos: gratuitos para os pensionistas que recebem menos do ordenado mínimo

-
Medida será hoje anunciada por José Sócrates
Genéricos vão ser gratuitos para pensionistas que recebem menos do ordenado mínimo

-
Os medicamentos genéricos para pensionistas que recebem menos do que os 450 euros de ordenado mínimo vão passar a ser gratuitos. A medida foi ontem aprovada em Conselho de Ministros mas mantida em segredo e deverá Ser anunciada hoje de manhã pelo primeiro-ministro, conta a edição de hoje do “Diário de Notícias”.
-
Segundo os DN, tendo em conta o gasto que este grupo de pensionistas tem com genéricos, a medida pode representar um esforço de mais 35 milhões de euros do Estado e beneficia um milhão de pensionistas.
-
A medida está contudo dependente da prescrição de genéricos por parte dos médicos. A ministra Ana Jorge já apelou para que os médicos prescrevam mais genéricos.
-
Esta medida entrará em vigor até 1 de Julho.
-
Notas do Papa Açordas: Não há dúvida que é uma excelente medida e que vai "obrigar" os médicos a prescreverem as receitas, pelo princípio activo, em vez da marca. Será?
-

Gisele Bündchen

Ballesteros / EFE
-
La modelo brasileña Gisele Bündchen, durante la conferencia de prensa que ofreció para presentar su nueva línea de calzado. (20minutos.es)
-

Abandonó a sus tres hijos en una pizzeria en Aosta

Massimo Pinca / AP Photo
-
La joven alemana que el pasado domingo abandonó a sus tres hijos en una pizzería en Aosta, en el norte de Italia, y su pareja sentimental fueron encontrados este jueves vagando por un bosque cercano a esta localidad. Se temía que ambos pudieran haberse suicidado tras haber abandonado en la huida su coche y toda su documentación. (20minutos.es)
-

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Questionário da ONU

-
Recebido por e-mail:
-
Questionário da ONU
-
A ONU resolveu fazer uma grande pesquisa mundial.
-
A pergunta era:
-
'Por favor, diga honestamente, qual a sua opinião sobre a escassez de alimentos no resto do Mundo.'
-
O resultado foi extraordinário:
-
- Os Europeus do Norte não entenderam o que é 'escassez'.
-
- Os Africanos não sabiam o que eram 'alimentos'.
-
- Os Espanhóis não sabiam o significado de 'por favor'.
-
- Os Norte-americanos perguntaram o significado de 'o resto do Mundo'.
-
- Os Cubanos estranharam e pediram maiores explicações sobre 'opinião'.
-
- O Parlamento português ainda está a debater o significado de 'diga honestamente'...
-

Dois Sócrates e um grande vómito

Recebido por e-mail:
-
«Comecemos por uma mensagem que anda aí a circular pela Internet.
-
"Os donos do capital vão estimular a classe trabalhadora a comprar bens caros, casas e tecnologia, fazendo-os dever cada vez mais, até que se torne insuportável.. O débito não pago levará os bancos à falência, que terão que ser nacionalizados pelo Estado"
Quem escreveu isto – e quando? Foi um senhor chamado Karl Marx, em 1867, na sua obra O Capital. Não faço comentários. Nem preciso.
-
Agora passemos à nossa trágica vidinha doméstica. À vidinha que levamos neste lixeira, nesta espelunca, neste pocilga, neste pântano ou, como disse Carlos Queiroz, «neste local mal frequentado», entregue a pedófilos, a corruptos, ladrões, a oportunistas de toda a espécie. Local onde se fazem fortunas inexplicáveis, impossíveis – como, por exemplo, a de um pequeno boy socialista, chamado Mesquita Machado – e tudo fica na mesma, numa impunidade imprópria de uma democracia e, até, de certas ditaduras com alguma vergonha na cara.
-
Voltemos a este lodaçal onde, finalmente, apareceu um político que se atreve a contrariar um «engenheiro» feito à pressa, licenciado ao domingo, metido em várias outras trapalhadas, bem maiores que aquelas que levaram Sampaio a pôr Santana na rua. «Engenheiro» que é primeiro-ministro, governando com maioria absoluta, em nome da esquerda e ao serviço da direita, que controla grande parte dos órgãos de comunicação social, que mente com todos os dentes – e todos os dias – mas que, segundo parece, continua a contar com vasto apoio popular. Estou a falar do «engenheiro» José Sócrates, como já perceberam.
-
E quem é o atrevido que ousa enfrentá-lo e garante ir fazer o que ele não fez? Inverter as suas políticas e transformar o país, afirmando mesmo que vêm aí tempos de mudança? Nada mais, nada menos que um tal José Sócrates de Carvalho Pinto de Sousa, que se propõe governar a partir das próximas eleições, fazendo realmente uma política de esquerda, tirando aos ricos para dar aos pobres, ou seja, o contrário daquilo que o actual primeiro-ministro fez ao longo deste longuíssimos quatro anos – ou quase. Um Sócrates que quer mudar tudo aquilo que o outro Sócrates fez.
-
Tempos de mudança, então, apregoa este novo herói socialista, capaz de enfrentar corajosamente o até agora incontestado líder do PS. É parecido com o seu rival – quase igual a ele – usa o mesmo nome, mas não é ele. Não pode ser, a menos que se trate de um caso inverosímil de dupla personalidade, uma variante de uma bipolaridade suicida, ou coisa assim. Para além de, com o seu discurso, arrasar toda a política do seu homónimo e correligionário – mais e melhor do que fez o pessoal da oposição – parece que é neste segundo Sócrates que o PS vai apostar.
-
Coitado! Não vai ter muito apoio partidário, pois só cerca 35 mil militantes socialistas poderão votar nele – e não é líquido que todos o façam – num universo de cerca de 90 mil filiados. E é isto o partido que governa o país? Bem, mas uma coisa é certa: o outro Sócrates, o que tem governado, pobrezinho, nem a votos se atreve a ir…
-
(A propósito: só com cerca de 35 mil militantes a pagar quotas, onde arranjará o PS fundos para sobreviver? Em Alcochete? Na Guarda? Na Covilhã? Na Póvoa do Varzim? Ou será a vender Magalhães?)
-
Resta saber o que este Sócrates, o que quer ser primeiro-ministro, tem para propor ao eleitorado lá mais para a frente, já que, para além de arrasar o seu camarada, «engenheiro» Sócrates, só se lembrou de mariquices, como o caso da regionalização e do casamento entre pessoas do mesmo sexo. A ver vamos, como dizia o cego – e cegos é coisa que não falta em Portugal.
-
Voltando ao Sócrates que manda hoje – e ainda ao Freeport – quero que se lembrem dum senhor chamado Rui Gonçalves, que foi secretário de Estado do Ambiente, quando Sócrates titulava a pasta. E que o veio defender, com unhas e dentes, na televisão, jurando a pés juntos que tudo se passou na mais estrita legalidade. Ora, este senhor Gonçalves é, desde Abril de 2008, vogal da Empresa Geral de Fomento e, por inerência, assumiu os cargos de presidente do conselho de administração da Valnor, da Rebat, da Resat, da Residouro e de vogal da Valorsul, passando a presidir, a partir de Setembro de 2008, à Resistrela. Todas estas empresas da área do saneamento básico foram criadas por Sócrates quando era ministro do Ambiente. De 2002 a 2005, o senhor Gonçalves também foi professor convidado da Universidade Independente. Ela há coincidências do caraças, não há?
-
Espero que o outro Sócrates, o que aí anda a fazer campanha para ser o futuro primeiro-ministro, dê uma valente vassourada nesta corja toda, já que, pelo que diz, renega em absoluto este Sócrates. Nas políticas e no plano ético…
-
Falando em professores da Universidade Independente, que o actual Sócrates em boa hora mandou fechar para que não mais se vasculhasse nos seus arquivos, sei que o tal professor que passou o actual primeiro-ministro a quatro cadeiras, de seu nome José Morais – e que chegou a integrar o mesmo governo que Sócrates, e que Sócrates nem conhecia (outra coincidência do caraças… ) – foi acusado num processo de corrupção passiva e de branqueamento de capitais relativamente ao concurso e adjudicação da obra da central de tratamento de lixo da Cova da Beira, caso que, por incrível coincidência (ou será outra terrível cabala?) também toca em José Sócrates – o actual governante.
-
Recorde-se, ainda, que este processo dá conta de que José Sócrates, Jorge Pombo e João Cristóvão, à data dos factos secretário de Estado do Ambiente, presidente da Câmara da Covilhã e assessor deste último, respectivamente, teriam recebido dinheiro da sociedade HLC, que ganhou o concurso para a construção da estação de tratamento de resíduos sólidos da Associação de Municípios da Cova da Beira. Estavam em causa «trezentos mil contos, dos quais cento e cinquenta mil se destinariam ao senhor secretário de Estado». Ali se refere também que «provas genéricas de que todo o processo de concurso foi controlado por pessoas ligadas ao PS da Covilhã; que a empresa vencedora é uma empresa ligada ao PS; que o assessor já trabalhava para a HLC e que a empresa recebeu 480 mil contos da Associação de Municípios da Cova da Beira, por trabalhos que não realizou». Lembra ainda que «o proprietário do terreno onde se pretendia fazer a central era um funcionário da HLC e que o então presidente da Câmara da Covilhã passou a trabalhar para a HLC».
-
Não sei se é por estarmos a falar de lixos, mas sai de tudo isto um cheiro tão nauseabundo, que me faz pensar que o senhor Presidente da República deve andar bastante constipado para não dar por ele.
-
Até eu, que nunca estive perto de José Sócrates (o actual primeiro-ministro e incontestado engenheiro) começo a sentir vómitos.
-
Desculpem-me. Vou ali vomitar, e volto para a semana. »
-

"Zézito" luta contra "castelos de vento"...

-
Procuradora geral adjunta reage a declarações de José Sócrates à RTP
Cândida Almeida garante que não há manipulação política no processo Freeport

-
A procuradora geral adjunta, Cândida Almeida, garantiu ontem à Rádio Renascença que não há qualquer manipulação política no processo Freeport e que a investigação segue o seu curso, numa reacção às declarações do primeiro-ministro José Sócrates numa entrevista à RTP.
-
A responsável pelo Departamento Central de Investigação e Acção Penal não se revê nas críticas sobre os alegados “timmings” políticos do caso, como referiu José Sócrates na entrevista.
-
“Ponho as mãos no lume e pela Polícia Judiciária que nos coadjuva também. Não há qualquer manipulação”, garantiu à Renascença.
-
Cândida Almeida justifica os atrasos normais com a complexidade do processo, nomeadamente devido às cartas rogatórias pedidas a Inglaterra.
-
“O senhor primeiro-ministro e todos os cidadãos do país têm que ter confiança nas instituições”, disse, acrescentando: “temos um estatuto de Ministério Público mais independente da Europa e quiçá do mundo”.
-
Notas do Papa Açordas: Cândida de Almeida veio desmentir o sr.Sócrates, dizendo que não há manipulação política no processo Freeport e que a investigação seguiu o rumo certo... Só é pena que não tenha o mesmo palco e audiência...
-

Ecografias en el móvil

David Kilper / EFE
-
Ecografías en el móvil. Pronto será posible realizar una ecografía conectando el móvil a una pequeña sonda a través de un dispositivo USB para recoger las imágenes. El ingeniero estadounidense William D. Richard, y su colega David Zar, de la universidad de Washington en Saint Louis, diseñaron la sonda, tan pequeña que cabe en la palma de la mano. La tecnología sirve para teléfonos móviles inteligentes compatibles con el sistema Windows de Microsoft. (20minutos.es)
-

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Desemprego: Sócrates está imparável...

-
Previsões da Primavera
Desemprego dispara para 11 por cento no próximo ano, diz o FMI

-
O Fundo Monetário Internacional está a antecipar uma escalada da taxa de desemprego em Portugal durante este ano e o próximo, com a barreira dos 10 por cento a ser ultrapassada.
-
Nas previsões de Primavera hoje publicadas, o Fundo diz que este indicador, em Portugal, passará de 7,8 por cento em 2008 para 9,6 por cento este ano, continuando a subir no próximo ano, momento em que poderá atingir os 11 por cento da população activa. A confirmarem-se estes números, seria batido o máximo da taxa de desemprego em Portugal das últimas três décadas.
-
A subida do desemprego prevista acontece num cenário em que o FMI acredita que a economia portuguesa registará, em 2009 e 2010, dois anos de variação negativa do PIB. O recuo previsto é de 4,1 por cento este ano e de 0,5 por cento no próximo, em linha com a média europeia.
-
A subida de desemprego está longe de ser um exclusivo português. Para o total da Zona Euro, o Fundo está a prever uma taxa de 10,1 por cento em 2009 e de 11,5 por cento em 2010.
-
Notas do Papa Açordas: Sócrates vai com um "speed" imparável...até conseguiu criar desemprego na Função Pública... Atenção que estas previsões não abrange o desemprego camuflado... se assim fosse, ultrapassava, largamente, os 15%...
-

FMI: a crise vai ficar até final de 2010

-
Previsões de Primavera
FMI prevê contracção da economia portuguesa de 4,1 por cento

-
O Fundo Monetário Internacional (FMI) reviu hoje em forte baixa as suas previsões de crescimento para Portugal, colocando a economia nacional em recessão durante este ano e o próximo.
-
Para 2009, o Fundo diz que a economia portuguesa vai recuar 4,1 por cento, não conseguindo iniciar uma recuperação em 2010, ano para o qual se projecta uma contracção de 0,5 por cento.
-
Estas previsões para Portugal ficam muito distantes das publicadas pelo FMI há seis meses, quando apontava ainda para um crescimento de 0,1 por cento em 2009.
-
São, também, piores do que as realizadas pelo Banco de Portugal na semana passada. Vítor Constâncio prevê uma contracção de 3,5 por cento em 2009.
-
Portugal ficará, segundo o Fundo, muito próximo do desempenho da Zona Euro, para a qual são feitas projecções de contracção da economia de 4,2 por cento em 2009 e de 0,4 por cento em 2010.
-
Notas do Papa Açordas: Pelo menos, estas previsões são mais credíveis que as do Banco de Portugal...embora, não nos deixem grandes esperanças...
-

BCP: Que mais irá ser descoberto...

-
Carlos Tavares em comissão parlamentar
CMVM: acções do BCP emitidas clandestinamente devem ser anuladas ou adquiridas pelos gestores

-
As acções próprias do BCP, compradas no início da década sem o conhecimento das autoridades, e que terão servido para sustentar a cotação bolsista do banco, ou terão de ser anuladas ou adquiridas pelos gestores responsáveis pelas operações, disse hoje o presidente da CMVM, Carlos Tavares, na comissão parlamentar de supervisão e regulação do sector financeiro.
-
Carlos Tavares também disse aos deputados que, no caso do BCP, a CMVM já decidiu três processos. Um deles é por atraso na divulgação das contas individuais, que implicaram uma coima de 75 mil euros; outro resultou numa admoestação por violação das regras de prestação de informação privilegiada; e o terceiro levou à aplicação de uma coima de três milhões de euros por conflito de interesse e violação de deveres.
-
A instituição fez ainda duas acusações de prestação de informação falsa à CMVM e ao mercado, estando ainda em fase de análise a actuação dos auditores.
-
Notas do Papa Açordas: Tão religiosos que eles eram (são), e fizeram estas falcatruas todas. Só assim, o Partido de Sócrates conseguiu ter um banco...Amén!
-

Por outras palavras

-
Digo?, não digo?
-
Olho em volta, hesitante: digo?, não digo? Porque, por estes tempos, ter opinião é mais soturno e melancólico, caro Cesário Verde, que andar por aí sozinho e mal acompanhado "nas nossas ruas, ao anoitecer". Atrevo-me?, não me atrevo?; escrevo?, não escrevo? E se apanho, também eu, com um processo? E se sou chamado à intendência do dr. Proença de Carvalho ou a alguma das outras?
-
Mas não é verdade que Cavaco Silva, o temerário, se atreveu e, até ver, ainda não foi processado? Respiro fundo, ganho coragem e atiro-me de cabeça: gastar, enquanto se fala de crise, um milhão de euros dos contribuintes em carros de luxo para alguns figurões da AR é escandaloso num país com dois milhões de pobres e centenas de milhar de idosos e crianças com fome. Uff, pronto, já disse! Entretanto, a conselho do meu advogado, retiro a palavra "figurões" e substituo-a por "altas figuras", e retiro "escandaloso" e substituo-o por "duvidoso". Declaro ainda que não pretendo com o que disse pôr em causa a honra e consideração devidas ao Governo, à AR ou à Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol. E que Deus me proteja.( Manuel António Pina - Jornal de Notícias)
-

Cobrança de impostos a cair: fruto da cegueira deste (des)governo...

-
Cobrança de impostos está a cair
Actual variação da receita fiscal colocaria défice orçamental de 2009 acima dos seis por cento

-
São números capazes de assustar qualquer especialista em finanças públicas. Se a variação negativa da receita fiscal durante os três primeiros meses deste ano se mantivesse nos nove meses seguintes, a cobrança de impostos poderia, no final de 2009, vir a ficar 4100 milhões de euros abaixo do orçamentado, ou seja, cerca de 2,4 por cento do PIB que se iriam juntar ao défice de 3,9 por cento previstos pelo Governo.
-
A contracção da actividade que se está a estimar para o primeiro trimestre deste ano contribuiu de forma decisiva para uma perda muito significativa de receita fiscal por parte do Estado, principalmente no que diz respeito aos impostos indirectos, os mais sensíveis à evolução do consumo e do investimento.
-
Segundo os dados publicados segunda-feira à noite pela Direcção-Geral dos Impostos, até Março, a receita fiscal total foi 12,3 por cento mais baixa do que em igual período do ano passado. Os impostos indirectos caíram 17,3 por cento, com destaque para a diminuição de 20,3 por cento no IVA. Estes números contrastam com os valores previstos pelo Governo no orçamento, já ele revisto, apresentado em Janeiro. Nesse documento aponta-se para uma diminuição da receita de impostos no total do ano de 0,7 por cento, esperando-se para o IVA uma descida de 0,4 por cento.
-
Notas do Papa Açordas: Mais uma vez dizemos que esta crise fiscal, é fruto das políticas persecutórias deste governo. embora este, dê as culpas à crise internacional. A crise é nacional, NOSSA, e tem um culpado: SÓCRATES...
-

Nuevo planeta

AP Photo / European Organisation for Astronomical Research
-
Un grupo de científicos ha realizado el descubrimiento de un nuevo planeta, llamado 'E'. Captado por la Organización Astronómica Europea en el hemisferio sur, los investigadores han determinado la presencia de esta planeta en el sistema Gliese 581, en la constelación de Libra. (20minutos.es)
-
-

terça-feira, 21 de abril de 2009

Secos e Molhados: 20 anos depois, a mesma luta...

-
PSP
Polícias voltam ao Terreiro do Paço 20 anos depois

-
Passaram 20 anos e ainda se mantém o clima de crispação entre a PSP e o Governo. Em 1989, os agentes lutavam pelo direito ao sindicalismo e para terem mais do que apenas uma folga a cada duas semanas. Agora, dizem que perderam regalias sociais, que os seus direitos regrediram.
-
Há 20 anos, o Governo respondeu aos protestos enviando polícias contra polícias, com os manifestantes a serem alvo de mangueiradas por parte dos colegas. Hoje à tarde, no Terreiro do Paço, em Lisboa, não se espera que se repita o episódio conhecido por "secos e molhados", mas aguardam-se milhares de polícias numa acção de protesto inédita, pois envolve quase todos os sindicatos da PSP.
-
"A polícia [PSP] andou 30 anos para trás. Aumentaram [o Governo] a idade da reforma e retiraram regalias dos serviços de saúde", sintetizou o presidente do Sindicato dos Profissionais da Polícia (SPP), António Ramos. Este sindicato é, de resto, o principal mentor da concentração de hoje. Em 1989, em resposta aos protestos, o ministro da Administração Interna ordenou a detenção dos seis polícias que entraram no ministério para fazerem a entrega de um caderno reivindicativo. Dos seis detidos (levados para a esquadra de Queluz), só António Ramos e António Augusto (ambos dirigentes do SPP) se mantêm no activo. Três outros já se reformaram e o último, o então subchefe José Carreira, que se veio a destacar como dirigente da Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP), já morreu.
-
Notas do Papa Açordas: A PSP nada tem a esperar deste (des)governo. Apesar do actual Secretário de Estado do MAI, José Magalhães, ter apoiado os polícias em manisfestação e estado presente no Terreiro do Paço, não é de crer que este governo possa fazer alguma coisa pela PSP, depois de lhes ter retirado algumas regalias que tinham. É preciso lembrar que, este (des)governo ainda é mais de Direita que o de 1989...
-

Provedor de Justiça: As birras de Sócrates...

-
Política
PS vai formalizar candidatura de Jorge Miranda a provedor

-
O PS vai apresentar a candidatura do constitucionalista Jorge Miranda a provedor de Justiça. O PÚBLICO apurou que o líder parlamentar do PS, Alberto Martins, já obteve o acordo de Jorge Miranda, depois de uma reunião com o constitucionalista, hoje pela manhã.
-
O prazo para a apresentação de candidatos termina na sexta-feira e a eleição - por voto secreto e que necessita do apoio de dois terços dos deputados – deve ocorrer até 15 de Maio na Assembleia da República.
-
O actual provedor, Nascimento Rodrigues, terminou o mandato em Julho passado e desde então não tem substituto dado que os dois maiores partidos, PS e PSD, não se entendem sobre o nome. Depois desse fracasso, os socialistas optaram por conversações multilaterais, com os restantes partidos com assento parlamentar.
-
Também o PCP e o Bloco de Esquerda vão apresentar esta semana candidatos a provedor de Justiça, apurou o PÚBLICO. A bancada do PCP tinha já apresentado um nome, sem revelar quem, numa reunião em finais de Março, com o presidente da Assembleia da República, Jaime Gama.
-
Notas do Papa Açordas: Mais um constitucionalista que o Partido de Sócrates vai queimar. Primeiro, foi o ex-comunista Vital Moreira e a sua candidatura ao Parlamento Europeu, agora, é o ex- PPD/PSD Jorge Miranda e a sua candidatura surrealista a Provedor de Justiça...Até quando teremos que suportar as birras de Sócrates e seus acólitos?
-

Combustíveis: O relatório da vergonha...

-
Defende a Autoridade da Concorrência
Não há cartel na fixação dos preços dos combustíveis

-
A Autoridade da Concorrência diz que não encontrou sinais de cartelização na formação dos preços dos combustíveis, no relatório sobre o sector que é hoje entregue na Assembleia da República, segundo adianta hoje o "Diário Económico".
-
Mesmo assim, o organismo liderado por Manuel Sebastião vai apresentar um conjunto de sugestões que visam a melhoria do funcionamento do mercado dos combustíveis em Portugal.
-
O conteúdo do relatório final vai em linha com os três relatórios preliminares, onde a Concorrência defendia que não havia cartel e que os operadores limitam-se a seguir os preços uns dos outros. Problemas existem, segundo avança o organismo, no acesso a infraestruturas logísticas – portos, oleodutos e depósitos de armazenagem, o que coloca alguns entraves às importações de algumas companhias. Por isso é defendido, no relatório, que a Galp fique impedida de concorrer à concessão de novos depósitos nos portos de Aveiro e de Sines.
-
Notas do Papa Açordas: Este Manuel Sebastião (amigo, colega e compadre de Manuel), é mesmo muito "brincolhão". Foi preciso NOVE MESES para "parirem" um relatório que, diga-se de passagem, é uma vergonha. Mas, não admira, pois quando largarem o governo, já têm tacho garantido...
-
-

El arte de dar vida a la arena

Olaf Kraak/EFE
-
El arte de dar vida a la arena. Un artista realiza una escultura de arena de un grupo de piratas, en la isla de Texel (Holanda). Centenares de artistas internacionales participan en el Festival Holandés de Esculturas de Arena, que se celebrará entre el 25 de abril y el 13 de septiembre. (20minutos.es)
-

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Economia: A crise é nacional, NOSSA...

-
Conjuntura
Economia ainda sem sinais de retoma no início deste ano

-
O consumo desacelerou e o investimento e as exportações caíram nos primeiros meses de 2009, acentuando a deterioração do conjuntura económica a que se assiste em Portugal, revelam os dados hoje publicados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
-
De acordo com a Síntese Económica de Conjuntura hoje divulgada, o indicador de clima económico (que agrega os dados disponíveis para os vários sectores de actividade) caiu em Março para uma variação homóloga negativa de três por cento, quando em Fevereiro estava nos -2,9 por cento. Mantém-se assim a tendência negativa a que se assiste desde o início do ano passado e que está a colocar este indicador aos níveis mínimos das últimas décadas.
-
O INE dá conta da ocorrência de uma desaceleração do ritmo de crescimento do consumo, nomeadamente com uma nova quebra da confiança dos consumidores em Março e com uma deterioração do indicador quantitativo do consumo de 0,8 para 0,1 por cento em Fevereiro.
-
Notas do Papa Açordas: Eis o resultado da crise nacional provocada pelo sr. Sócrates. As pessoas não têm confiança no futuro, e o consumo e o investimento desaceleram grandemente. Ainda vamos ver a crise financeira internacional passar, e a nossa permanecer... por muitos e longos meses...
-

Infertilidade: Governo sobe a comparticipação nos medicamentos...

-
Anúncio da ministra da Saúde, Ana Jorge
Medicamentos para casais inférteis terão mais comparticipação

-
O Estado vai aumentar de 37 para 69 por cento a comparticipação nos medicamentos utilizados nos tratamentos da infertilidade e encaminhar de imediato para o privado casais em lista de espera, revelou hoje a ministra da Saúde.
-
O anúncio, feito no dia em que Ana Jorge inaugura o novo centro de procriação medicamente assistida da Maternidade Alfredo da Costa – que ainda não funciona por falta de pessoal técnico – foi recebido com total surpresa e contentamento, pela Associação Portuguesa de Fertilidade (APF, que já por várias vezes tinha solicitado este aumento de comparticipação, pedido que sempre foi rejeitado pela Tutela.
-
“Para nós é uma grande vitória. Ainda na última reunião com a Direcção Geral de Saúde, em Dezembro passado, foi dito que as medidas do Governo de apoio aos casais não iam contemplar o aumento da comparticipação nos custos da medicação”, disse ao PÚBLICO Cláudia Vieira, presidente da APF que explica que, por ciclo de tratamento, os doentes podem gastar entre 600 a 1500 euros em medicação: “Este anúncio pode significar uma redução de quase 50 por cento no preço da receita”.
-
Em declarações à Lusa, Ana Jorge revelou que as duas medidas constam de dois despachos que entram hoje em vigor e que visam dar cumprimento à promessa do Governo de resolver as listas de espera para tratamentos de Procriação Medicamente Assistida (PMA).
-
Notas do Papa Açordas: Ver para crer. Ainda há cerca de ano e meia, o sr.Sócrates e a sua ajudante da saúde, anunciaram grandes apoios estatais nesta área, e o que é que aconteceu? ZERO! Mas agora, porque é ano de eleições, talvez a música seja outra!...
-

La moto multiusos ha llegado

Romeo Ranoco/REUTERS
-
La moto multiusos ha llegado. Este trabajador de Filipinas utiliza el chasis y el motor de una moto para limpiar de basura un río de Manila. (20minutos.es)
-

domingo, 19 de abril de 2009

ONU: É preciso duplicar produção agrícola mundial até 2050

-
Reunião internacional de ministros de Agricultura inicia-se hoje em Itália
"É obrigatório duplicar produção agrícola mundial até 2050", apela agência da ONU

-
O presidente do Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA), uma agência da ONU, Kanayo Nwanze, declarou hoje que é "obrigatório" duplicar a produção alimentar agrícola até 2050 para assegurar a segurança alimentar no mundo. "É obrigatório duplicar a produção [agrícola mundial] porque, em 2050, a população mundial terá crescido enormemente", indicou.
-
Nwanze falava em conferência de imprensa, à margem da reunião dos ministros da Agricultura do G8, realizada no Nordeste de Itália.
-
"Nós esperamos, os países do G8 e os países em desenvolvimento aqui presentes, um plano concreto de acção, e não uma nova declaração, para assistir verdadeiramente à inversão da tendência porque a agricultura é a chave do crescimento económico dos países em desenvolvimento e a segurança alimentar é uma chave da segurança internacional", acrescentou o mesmo responsável, de nacionalidade nigeriana.
-
Nwanze apelou também aos ministros do G8 para que levem o novo apelo "muito a sério" e para que se comece a ver "um crescimento dos investimentos agrícolas e da produtividade".
-
Notas do Papa Açordas: Em Portugal, por essa altura já não deve haver agricultura. O Jaiminho Silva actual e os Jaiminhos que vierem a seguir, encarregar-se-ão disso... Actualmente, Portugal já importa a maior parte dos produtos agrícolas que consome...
-

Thailand

(Pornchai Kittiwongsakul/Agence France-Presse/Getty Images)
-
Soldiers stood guard at Government House in Bangkok, Thailand, Friday. (The Wall Street Journal)
-

INTERIOR: PCP acusa Governo da sua desertificação...

-
Viseu
PCP acusa Governo socialista de ter uma "política de desprezo pelo interior"

-
O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, acusou ontem, em Viseu, o Governo socialista de ter "uma política de desprezo pelo interior" do país. "Olhando para a actividade económica e social, há cada vez mais desertificação, com o abandono do aparelho produtivo, designadamente da agricultura", acrescentou.
-
Jerónimo de Sousa, que participou durante a tarde de hoje na VIII Assembleia da Organização Regional de Viseu do PCP, lamentou que o desinvestimento no interior esteja "a empurrar a população para os grandes centros e litoral". "A promessa que integrava o programa do PS, de combate à desertificação e assimetrias, assim como de apoio as economias regionais, infelizmente, está a acontecer ao contrário", alegou.
-
O líder comunista considerou ainda que a política seguida pelo PS "não serve". "Não há saídas do ponto de vista governamental e aquilo que se anuncia é para se ficar à espera que outros saíam da crise, para que nós resolvamos os nossos problemas", argumentou.
-
Por isso, defende "a ruptura", como "grande remédio, uma mudança, uma alternativa de esquerda para o país, com uma política diferente". "Esta é a nossa proposta política, mas naturalmente acompanhada de propostas em termos estruturantes, mas também de emergência que o nosso país precisa, designadamente no plano económico e social", referiu.
-
Notas do Papa Açordas: Quem acabou com as escolas, as urgências (SAP, Centros de Saúde e Hospitais), postos da GNR e PSP, delegações governamentais, etc., no interior do país, sabia que estava a condenar à desertificação aquelas terras... Não poderá agora dizer que "não sabia"...Oxalá, as populações deslocadas, lhe paguem nas urnas o mais que lhes fez...
-
-

Llevar a hombros una vida

Jayanta Dey/REUTERS
-
Llevar a hombros una vida. Un hombre lleva varias cestas a hombros para intentar venderlas en un mercado de India y así poder mantener a su familia. (20 Minutos)
-

sábado, 18 de abril de 2009

Freeport: Filipe Baptista, o senhor que se segue...

-
Adjunto de Sócrates repudia associação ao caso Freeport
Filipe Baptista considera "falsas e difamatórias” afirmações incluídas em DVD da TVI

-
O secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro, Filipe Boa Baptista, considerou ontem "falsas e difamatórias quaisquer alegações e insinuações" que o envolvam no caso Freeport. Numa nota de esclarecimento divulgada pela agência Lusa, Filipe Baptista reagiu à exibição pela TVI, na sexta-feira à noite, de um DVD em que é referido como alguém a quem terão sido pagos subornos para facilitar a aprovação do "outlet".
-
“Trata-se de mais um episódio semanal do folhetim de baixo nível em que se transformou o tratamento mediático deste caso, com vista à criação de um clima pantanoso e de suspeição permanente", escreve Filipe Baptista, acrescentando: “Repare-se que as tentativas do meu envolvimento não se baseiam sequer em qualquer acto que eu tenha praticado ou omitido. Sustentam-se apenas nas alegações desfocadas de alguém que, sem saber exactamente designar de quem fala, admite que supostamente poderia fazer não se sabe bem o quê”. E considera que tudo isto "seria ridículo se não atentasse contra o bom-nome das pessoas".
-
Filipe Baptista era chefe de gabinete de José Sócrates quando este era ministro do Ambiente e o Freeport foi viabilizado, em 2002, tendo ocupado depois o cargo de inspector-geral do Ambiente. No DVD, Charles Smith e João Cabral, responsáveis pela empresa que assessorou o licenciamento do "outlet", implicam-no no recebimento de dinheiro que os próprios admitem ter pago para desbloquear os entraves à aprovação do empreendimento.
-
Notas do Papa Açordas: A "coisa" vai-se compondo...Hoje um, amanhã outro... Quando é que será apanhado o cabeça-de-ferro? E o primo do outro? Deve ser um grande sacrifício viver obrigado naquelas paragens...Sim, a gente sabe que não convém regressar agora a Portugal!...
-

Freeport: Resta-nos a TVI...

-
Reunião terá sido gravada por Alan Perkins
Freeport: TVI mostra vídeo em que Smith reitera que Sócrates “é corrupto”

-
A TVI divulgou hoje, no Jornal Nacional, as imagens de uma alegada reunião gravada por Alan Perkins, administador da Freeport, onde se vê Charles Smith, sócio da consultora Smith & Pedro, contratada para tratar do licenciamento do “outlet” de Alcochete, a reiterar que o actual primeiro-ministro, José Sócrates, “é corrupto”.
-
Há três semanas, a estação de televisão tinha já passado o som deste DVD que se encontra na posse das autoridades inglesas e que, naquele país, é uma das provas incluídas no processo de investigação aos supostos subornos no licenciamento da superfície comercial de Alcochete.
-
A reunião, que terá acontecido em Março de 2006 em Lisboa, foi marcada a pedido de Alan Perkins, com o objectivo de perceber as saídas de dinheiro da sede da empresa, em Londres, e que supostamente serviram para o pagamento de “luvas” em Portugal na altura do licenciamento. Além dos dois, esteve presente João Cabral, funcionário da consultora.
-
No mesmo vídeo, o engenheiro escocês refere que na altura, em 2002, José Sócrates “estava no Governo e foi ele que aprovou o projecto na última semana do seu mandato de quatro anos”. Smith garante ainda que “não foi uma questão de dinheiro, foi pura estupidez”.
-
No que diz respeito aos pagamentos e ao valor em causa, o sócio da consultora avança que “foram feitos mais tarde” e em várias tranches para não levantar suspeitas. Ainda segundo a mesma fonte, parte do dinheiro saiu da Smith & Pedro e a restante foi entregue em dinheiro vivo a um primo do então ministro do Ambiente. Foi com esse primo, cujo nome não é referido, que segundo Smith decorreu a reunião para combinar os procedimentos, onde também terá estado presente Sean Collidge, presidente do Conselho de Administração da Freeport, e Gary Russel, director comercial e mandante da empresa inglesa para o licenciamento do projecto.
-
Notas do Papa Açordas: Apesar da censura que anda por aí, ainda conseguimos saber algumas coisas do Freeport através da TVI e do jornal Público...Até quando? E, já agora, quando é que o sr.Sócrates processa o sr. Charles Smith? Ou só estará interessado em processar os mensageiros? Nestas coisas, o povo não esquece!...
-

Desaparición de la joven Marta del Castillo

Eduardo Abad / EFE
-
Miguel C.D. principal inculpado en la investigación de la desaparición de la joven Marta del Castillo es conducido por miembros de la Policía a los calabozos tras prestar declaración ante el juez de Sevilla que instruye el caso. (20 Minutos)
-

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Fogem como caloteiros!...

-
Protesto organizado pelo Sindicato dos Professores da Região Centro
Sócrates recebido em Viseu com a música “Sem eira nem beira” dos Xutos & Pontapés

-
José Sócrates foi esta tarde recebido, em Viseu, ao som da música “Sem eira nem beira” dos Xutos & Pontapés, considerado já um manifesto contra o actual Governo.
-
O protesto organizado pelo Sindicato dos Professores da Região Centro juntou cerca de 50 pessoas em frente à Pousada de Viseu, inaugurada esta tarde pelo primeiro-ministro, mais cedo do que havia sido anunciado.
-
A chegada de Sócrates esteve inicialmente agendada para as 17h30, mas ao fim da manhã, o gabinete do primeiro-ministro fez saber que a visita seria antecipada para as 14h30. No entanto, eram 13h05 quando Sócrates entrou na pousada, descerrando a lápide.
-
“Parece uma brincadeira do gato e do rato”, afirmou Francisco Almeida do Sindicato dos Professores da Região Centro que apesar das diversas alterações de horário conseguiu que os manifestantes estivessem à porta da pousada à hora de chegada do primeiro-ministro.
-
Para o sindicalista, que enviou cerca de três mil e-mails e duas mil mensagens por telemóvel para mobilizar os professores, a troca de horários tem uma leitura clara: “O primeiro-ministro já não consegue enfrentar os professores e tem consciência do mal que está a fazer aos portugueses”, afirmou.
-
Notas do Papa Açordas: Sócrates não sabe onde se há-de meter! Marca visitas para uma hora, altera várias vezes, e sai depois pela porta dos fundos... A um primeiro-ministro dum país da União Europeia, não fica nada bem... É só trapalhadas...
-

A frase

-
"Quanto ao suposto Manifesto anti-
Sócrates, ninguém tem direito de
duvidar da palavra dos músicos dos
Xutos, quando dizem que que não
pretendem compor um hino contra
as políticas do Governo. A questão é que
a canção foi escrita, está gravada e
chegou aos destinatários sem manual
de instruções. Cada um usa-a como
entender."
-
João Paulo Guerra, "Diário Económico", 17 de Abril de 2009

-
(In O JUMENTO)
-

Médicos prescrevem medicamentos mais caros, porque será?

-
Presidente da autoridade do medicamento defende genéricos no boletim da instituição
Infarmed: médicos prescrevem os medicamentos mais caros na maioria dos casos

-
O presidente da autoridade que regula o sector do medicamento (Infarmed) revelou que, na maioria dos casos, os médicos prescrevem os medicamentos mais caros, o que aumenta "significativamente" os encargos dos utentes.
-
Vasco Maria divulga no editorial da edição de Abril do boletim "Infarmed Notícias" que, "se é verdade que o crescimento da utilização de genéricos em Portugal se deve aos médicos, que os prescrevem, também é verdade que, no âmbito dos grupos homogéneos, os médicos ainda prescrevem os medicamentos mais caros em 56 por cento dos casos".
-
Para o presidente do Infarmed-Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, este tipo de opção dos médicos aumenta "significativamente os encargos para os utentes".
-
A propósito da polémica provocada pela campanha de troca de medicamentos de marca por genéricos mais baratos, mesmo sem consentimento do médico, entretanto suspensa pela Associação Nacional de Farmácias (ANF), Vasco Maria saiu em defesa dos medicamentos genéricos e da sua qualidade.
-
Notas do Papa Açordas: Infarmed reconhece que 56 % dos médicos prescrevem medicamentos mais caros, aumentando assim os encargos dos utentes. O estado não sente o aumento, porque a comparticipação é sobre o preço médio dos genéricos. Resultado: quem se lixa é o mexilhão...Porque será?
-

Vai aumentar o incentivo ao abate de veículos em fim de vida...

-
Decisão do Conselho de Ministros
Incentivo ao abate de veículos em fim de vida vai ser aumentado

-
O Governo aprovou hoje uma proposta de lei para incentivar o abate de veículos em fim de vida que aumenta o valor pago em 250 euros, para quem compre um automóvel ligeiro novo até final do ano.
-
"Esta proposta de lei visa introduzir um regime transitório de majoração em 250 euros de incentivo fiscal à destruição de automóveis ligeiros em fim de vida, a utilizar através da redução do imposto sobre veículos devido pelo proprietário na compra de um automóvel ligeiro novo", refere o documento aprovado hoje.
-
Com a aprovação desta proposta - sujeita a votação parlamentar -, até 31 de Dezembro deste ano passa a ser possível reduzir o imposto na aquisição de um automóvel ligeiro em 1250 euros, no caso de automóveis com matrículas de 8 ou mais anos, e em 1500 euros, caso se trate de um veículo com 13 ou mais anos.
-
Notas do Papa Açordas: A crise interna é de tal modo grande que, nem com o aumento dos incentivos, se vendem mais automóveis... Mas, é como o meu avô dizia: "dão uma bexiga a quem lhes comprar um porco gordo..."
-
-