domingo, 12 de abril de 2009

EXISTE GOVERNO EM PORTUGAL?

-
TEM MESMO A CERTEZA DE QUE NOS DIAS DE HOJE EXISTE UM GOVERNO EM PORTUGAL?
-
«Se eu fosse a si não teria. Não me refiro a alguma agitação dos ministros, a algum despacho que saia daqueles edifícios, à actividade dos assessores de imprensa, ao fluxo perene de dinheiros e subsídios para mil e um beneficiados. Mas alguém sabe o que fazem a maioria dos ministros face aos problemas dos seus sectores? Sabe-se do ministro do Trabalho, justiça lhe seja feita, e mais um ou dois ministros. Mas a Educação está bloqueada, o Ambiente não existe, a Cultura ninguém se lembraria que é um ministério, se não fosse Manuel Maria Carrilho lembrar que o devia ser. O ministro da Administração Interna vai chegar ao termo das suas funções sem perceber que não é ministro da Justiça, e sem perceber o significado da palavra segurança. O ministro da Justiça nem sequer preside a um ajuntamento de corporações em guerra umas com as outras, porque nem o lugar de presidente da mesa lhe deram. O Ministro das Finanças, um dos pilares fundamentais deste Governo e que podia apresentar obra, assiste agora à demolição quotidiana do que tinha conseguido com pretexto na crise, e, como já o admitiu, governa pelas estrelas.
-
Há um governante que trabalha muito. O ministro dos Assuntos Parlamentares, que tutela a televisão, a rádio e a propaganda. No seu ministério e no gabinete do primeiro-ministro, trabalha-se 24 horas por dia e em todos os azimutes. Seria, aliás, interessante saber se um blogue anónimo "corporativo" feito por assessores usando arquivos governamentais e que tem o objectivo de popularizar os temas da propaganda, fazer contrapropaganda e desinformação bastante profissionalizada, se bem que sem grande sucesso, depende desse ministro ou do gabinete do primeiro-ministro. Aí trabalha-se em tempo quase real, mas governar só residualmente. No Governo está tudo em estado de estupor. Estudar os assuntos, identificar e resolver os problemas, implementar um programa, fazer qualquer coisinha por um país que está numa profunda, muito profunda crise, não se usa nem se pratica. A culpa salvífica é da "crise", que é tratada como uma desculpa útil e pouco mais.» [Público assinantes](José Pacheco Pereira)
-
(In O JUMENTO)
-

3 comentários:

Mariazinha disse...

Será que Portugal ainda existe?

Boas festas

Anónimo disse...

Este governo só existe pare se (tentar) perpetuar. Esperemos que falhe nisso, como falhou em tudo o resto.
Mancha Negra

jjrousseau disse...

Já repararam no fernesim dos Xuxas a tomar posições em lugares chave em empresas públicas ou serviços públicos, ministérios etc...

Pois pensem um bocadinho nas pessoas que vos rodeiam e que saibam estar próximo do poder Xuxa e questionem se recentemente mudaram de cadeira? Surprise!!
Estão a vêr?

É evidente que nesta fase não há novos recrutas, i.e., é rapaziada que já está no aparelho de estado mas que muda desta para melhor.

E nós? Pagamos e não bufamos e é bemfeito porque é nas nossas barbas e mamamos com isso tudo e porque é primo e é compadre e é a pta q pariu. Chulos é o que les são ejá não há paciência

Saudações anti sócatrianas