segunda-feira, 20 de abril de 2009

Infertilidade: Governo sobe a comparticipação nos medicamentos...

-
Anúncio da ministra da Saúde, Ana Jorge
Medicamentos para casais inférteis terão mais comparticipação

-
O Estado vai aumentar de 37 para 69 por cento a comparticipação nos medicamentos utilizados nos tratamentos da infertilidade e encaminhar de imediato para o privado casais em lista de espera, revelou hoje a ministra da Saúde.
-
O anúncio, feito no dia em que Ana Jorge inaugura o novo centro de procriação medicamente assistida da Maternidade Alfredo da Costa – que ainda não funciona por falta de pessoal técnico – foi recebido com total surpresa e contentamento, pela Associação Portuguesa de Fertilidade (APF, que já por várias vezes tinha solicitado este aumento de comparticipação, pedido que sempre foi rejeitado pela Tutela.
-
“Para nós é uma grande vitória. Ainda na última reunião com a Direcção Geral de Saúde, em Dezembro passado, foi dito que as medidas do Governo de apoio aos casais não iam contemplar o aumento da comparticipação nos custos da medicação”, disse ao PÚBLICO Cláudia Vieira, presidente da APF que explica que, por ciclo de tratamento, os doentes podem gastar entre 600 a 1500 euros em medicação: “Este anúncio pode significar uma redução de quase 50 por cento no preço da receita”.
-
Em declarações à Lusa, Ana Jorge revelou que as duas medidas constam de dois despachos que entram hoje em vigor e que visam dar cumprimento à promessa do Governo de resolver as listas de espera para tratamentos de Procriação Medicamente Assistida (PMA).
-
Notas do Papa Açordas: Ver para crer. Ainda há cerca de ano e meia, o sr.Sócrates e a sua ajudante da saúde, anunciaram grandes apoios estatais nesta área, e o que é que aconteceu? ZERO! Mas agora, porque é ano de eleições, talvez a música seja outra!...
-

Sem comentários: