terça-feira, 28 de abril de 2009

(Des)governo "amigo" dos funcionários...

-
Governo propõe 150 horas extraordinárias por ano no Estado
-
No início de um processo de negociação colectiva inédito na função pública, o Governo propôs aos sindicatos o aumento do limite anual de horas extraordinárias de 100 para 150 horas.
-
No Regime do Contrato de Trabalho em Funções Públicas (RCTFP) que entrou em vigor durante o ano passado, o Executivo mantinha este limite anual nas 100 horas, prevendo apenas que poderia ser aumentado até às 200 horas, se tal fosse decidido através de negociação colectiva. Ontem, na abertura deste processo (que se verifica pela primeira vez para o total da Administração Pública), o Executivo incluiu na sua proposta inicial esta alteração, que fará com que alguns trabalhadores, com mais horas trabalhadas, aumentem o seu rendimento.
-
No documento entregue pelo Governo aos sindicatos da Função Pública no final da reunião de hoje são, para além das horas extraordinárias, feitas propostas de contratacção colectiva ao nível da flexibilidade de horários, adaptabilidade, jornada contínua, trabalho nocturno ou isenção do horário de trabalho.
-
Na maior parte dos casos, o que o Executivo faz é colocar por escrito regras que eram já aplicadas na função pública, mas que, com a entrada em vigor do RCTFP, acabaram por ser colocadas em causa em alguns serviços. Estão neste caso as regras que permitem aos funcionários com filhos com menos de 12 anos optar por uma jornada contínua de trabalho (trabalho sem intervalo para refeição, mas de menor duração).
-
Notas do Papa Açordas: É o (des)governo do sr.Sócrates a trabalhar a todo o vapor, para ver se consegue alcançar novamente a maioria absoluta. Agora, até na negociação do RCTFP, o governo faz demagogia e tenta obter o máximo de dividendos para o Partido de Sócrates...Resta-nos a esperança de os funcionários, não se deixarem enganar por mais este acto maquiavélico...
-

Sem comentários: