sexta-feira, 10 de abril de 2009

"Salvínia Molesta" - Onde está o Ministério da Agricultura?

-
Trabalho escolar evita in extremis alastramento de planta infestante
Praga vegetal está à venda no país e já causou danos

-
Ninguém estava à espera de que aquela simpática planta aquática, comprada num viveiro de Aljezur, se pudesse transformar num assustador problema ecológico. Mas quando deu por isso, José Ricardo, de 63 anos, tinha a pequena barragem da sua propriedade rural, em Odemira, de tal forma atafulhada por um espesso tapete verde, que já nem se via a água. "Os patos andavam ali como andam no chão", conta.
-
E foi assim que, no final do ano passado, uma reconhecida praga vegetal que está a causar enormes prejuízos em países como a Austrália e os Estados Unidos fez a sua estreia em Portugal. Nove anos de vigência de uma lei que prometia pôr ordem na introdução de espécies exóticas no país não valeram de nada. Temos mais uma infestante.
-
Chama-se Salvinia molesta e está à venda em supermercados, viveiros e lojas de produtos vegetais. É comercializada como planta ornamental, serve também para decorar aquários. Mas tem um brutal poder de multiplicação em lagos, albufeiras e rios, facilmente impedindo o seu uso para recreio, navegação e como fonte de água.
-
Notas do Papa Açordas: Mais uma vez verificamos que o Ministério da Agricultura está completamente parado! Nem sequer são capazes de combater uma simples praga! Veja-se o caso dos pinheiros... Sr.Jaime Silva, acorde!...
-

1 comentário:

Anónimo disse...

Se aquele ministro e a sua equipa fossem capazes de combater pragas, já se tinham auto-aniquilado. Teria sido o fim da praga da incompetência!
Mancha-Negra