segunda-feira, 20 de abril de 2009

Economia: A crise é nacional, NOSSA...

-
Conjuntura
Economia ainda sem sinais de retoma no início deste ano

-
O consumo desacelerou e o investimento e as exportações caíram nos primeiros meses de 2009, acentuando a deterioração do conjuntura económica a que se assiste em Portugal, revelam os dados hoje publicados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
-
De acordo com a Síntese Económica de Conjuntura hoje divulgada, o indicador de clima económico (que agrega os dados disponíveis para os vários sectores de actividade) caiu em Março para uma variação homóloga negativa de três por cento, quando em Fevereiro estava nos -2,9 por cento. Mantém-se assim a tendência negativa a que se assiste desde o início do ano passado e que está a colocar este indicador aos níveis mínimos das últimas décadas.
-
O INE dá conta da ocorrência de uma desaceleração do ritmo de crescimento do consumo, nomeadamente com uma nova quebra da confiança dos consumidores em Março e com uma deterioração do indicador quantitativo do consumo de 0,8 para 0,1 por cento em Fevereiro.
-
Notas do Papa Açordas: Eis o resultado da crise nacional provocada pelo sr. Sócrates. As pessoas não têm confiança no futuro, e o consumo e o investimento desaceleram grandemente. Ainda vamos ver a crise financeira internacional passar, e a nossa permanecer... por muitos e longos meses...
-

2 comentários:

Pata Negra disse...

Hoje rebentei um pneu num buraco da estrada. Estou conformado: é crise internacional!
Se não fosse a crise internacional eu votaria em Sócrates.
Um abraço da crise nacional

Anónimo disse...

É a vida!

A

Rui (Pelo António Guterros)