quarta-feira, 22 de abril de 2009

FMI: a crise vai ficar até final de 2010

-
Previsões de Primavera
FMI prevê contracção da economia portuguesa de 4,1 por cento

-
O Fundo Monetário Internacional (FMI) reviu hoje em forte baixa as suas previsões de crescimento para Portugal, colocando a economia nacional em recessão durante este ano e o próximo.
-
Para 2009, o Fundo diz que a economia portuguesa vai recuar 4,1 por cento, não conseguindo iniciar uma recuperação em 2010, ano para o qual se projecta uma contracção de 0,5 por cento.
-
Estas previsões para Portugal ficam muito distantes das publicadas pelo FMI há seis meses, quando apontava ainda para um crescimento de 0,1 por cento em 2009.
-
São, também, piores do que as realizadas pelo Banco de Portugal na semana passada. Vítor Constâncio prevê uma contracção de 3,5 por cento em 2009.
-
Portugal ficará, segundo o Fundo, muito próximo do desempenho da Zona Euro, para a qual são feitas projecções de contracção da economia de 4,2 por cento em 2009 e de 0,4 por cento em 2010.
-
Notas do Papa Açordas: Pelo menos, estas previsões são mais credíveis que as do Banco de Portugal...embora, não nos deixem grandes esperanças...
-

Sem comentários: