segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Educação: O início de um novo ciclo...

-
Primeira reunião com os sindicatos marcada para amanhã
FNE espera fim da divisão dos professores em duas categorias
-
A Federação Nacional dos Sindicatos da Educação (FNE) regista "positivamente" a convocação para amanhã da primeira reunião com a nova equipa do Ministério da Educação (ME) e espera que a tutela anuncie "o fim da divisão" da carreira docente.
-
João Dias da Silva defendeu ser "fundamental que se clarifique" nesta reunião a intenção do ME relativamente à estrutura da carreira docente, particularmente quanto "ao fim da divisão dos professores em duas categorias" (professor e professor titular). "É necessário que fique assente que essa divisão vai ser anulada", declarou o dirigente da FNE.
-
Para João Dias da Silva, outra questão "que é necessário que fique esclarecida na reunião é relativa ao processo de avaliação de desempenho, designadamente em relação ao ciclo avaliativo de dois anos que está agora a terminar". A FNE pretende que "não haja impactos das avaliações já concluídas, em termos de graduação profissional ou de aceleração do desenvolvimento da carreira, devido ao carácter de injustiça que marcou em muitas circunstâncias este processo".
-
A FNE espera também a abertura de um processo negocial com vista à determinação de um novo modelo de avaliação, "nem que seja transitório para 2009/2010, com vista a que durante o percurso deste ano se possa construir um modelo mais sustentado e duradouro que possa vigorar a partir de 2010 e que valorize aquilo que é o trabalho do professor", que seja "simplificado".
-
Notas do Papa Açordas: Já é altura deste (des)governo colocar um ponto final na guerra aberta com os professores. È altura de se sentarem à mesa, dialogarem, e resolverem aquilo que os divide...
-

1 comentário:

Quint disse...

Mas, meu caro, isso já está a suceder hoje.