sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

QIMONDA - falência pedida na Alemanha


Processo judicial entregue hoje no tribunal de Munique, na Alemanha
Qimonda, maior exportador nacional, abre falência

-
A Qimonda, o maior exportador nacional de origem alemã que emprega 1800 trabalhadores, entrou hoje em falência, devido à incapacidade para satisfazer os seus compromissos financeiros, avança a edição online do “Diário Económico”.
-
A unidade de Vila do Conde é controlada pela Infineon que identificou necessidades financeiras imediatas de 325 milhões de euros para manter a Qimonda a laborar, dos quais 100 milhões de euros seriam financiados pelos bancos portugueses CGD, BCP e BES. No entanto, problemas com as autoridades alemãs inviabilizaram a operação de salvamento da empresa tecnológica que fabrica “chips” para computadores.
-
A empresa é apontada como um exemplo de sucesso e de apostar em produtos de ponta com forte potencial de exportação e apenas em Maio do ano passado tinha obtido novos fundos públicos para apoiar a produção de células solares. Na altura, o primeiro-ministro, José Sócrates, e o ministro da Economia, Manuel Pinho, estiveram na fábrica de Vila do Conde a testemunhar mais este exemplo de vitalidade das empresas implantadas em Portugal.
-
Nota do Papa Açordas: Trata-se de uma terrível notícia para a economia portuguesa, não só porque desaparece o maior exportador nacional como ocasiona 1800 desempregados. Salienta-se que grande parte dos trabalhadores da Qimonda são licenciados.
-

2 comentários:

Anónimo disse...

Deixo aqui um bom vídeo da abordagem do tema Qimonda no Parlamento:

http://www.youtube.com/watch?v=jR5sbzcxw7s

Anónimo disse...

Muito bom o vídeo, sim senhor