terça-feira, 6 de janeiro de 2009

RECESSÃO DE 0,8 POR CENTO PARA 2009, SEGUNDO O BANCO DE PORTUGAL

-
Boletim de Inverno antecipa quebra das exportações e investimento
Banco de Portugal prevê para este ano uma recessão de 0,8 por cento

-
A economia portuguesa deverá cair este ano 0,8 por cento, devido à contracção das exportações e do investimento privado, anunciou o Banco de Portugal no Boletim de Inverno divulgado hoje.
-
As componentes do Produto Interno Bruto responsáveis pela recessão deste ano, as exportações e o investimento privado, serão as mesmas variáveis que irão permitir um ligeiro crescimento de 0,3 por cento em 2010, observa ainda o banco central. As exportações e o investimento deverão diminuir 3,6 e 1,7 por cento este ano e recuperar para um crescimento de 1,8 por cento e uma ligeira diminuição de 0,3 por cento no ano seguinte.
-
O Boletim económico de Inverno do banco central acentua “o forte abrandamento da actividade económica à escala global”, que irá determinar a recessão entre portas, mas admite que esse cenário se poderá inverter logo no ano seguinte (com um crescimento do PIB de 0,3 por cento), apesar da persistência de “fragilidades de natureza estrutural” que se irão manter na economia portuguesa.
-
Nota do Papa Açordas: Não há dúvida que Sócrates se quis adiantar a Constâncio e ao Boletim de Inverno do Banco de Portugal. Seria desagradável para Sócrates, que sempre desmentiu que o país entrasse en recessão, a divulgação dessa notícia, sem uma sua primeira aceitação. Daí, a triste entrevista à SIC. Parabéns ao Ricardo Costa que, quanto a nós, foi o primeiro entrevistador que não fez o frete a Sócrates...
-

3 comentários:

Tiago R Cardoso disse...

Será que ouvi bem na rádio, onde se dizia que a inflação vai ser mais baixa que a prevista, significando um aumento real dos salários?

Pata Negra disse...

Calem-se com os números porque há muito tempo que já percebemos que os únicos números que sabem contabilizar são os do seu património individual. 2009 será como Deus quiser!
Um abraço e, se querem dias melhores, não escolham os piores

Anónimo disse...

Curioso é que Vitor Constâncio, aos olhos de alguns, tenha agora passado de besta a bestial em dois tempos!