segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Freeport - caso de polícia

-
Acordo foi suspenso "à última hora", depois de denúncias de Vigilantes da Natureza
Freeport: instalações do ICN em Alcochete estiveram para ser cedidas à empresa Smith & Pedro

-
Por altura da luz verde dada pelo Ministério do Ambiente à construção do Freeport de Alcochete, o então Instituto de Conservação da Natureza (ICN), que dependia do MA, ultimou um acordo de cedência de uma das suas instalações na zona à empresa Smith & Pedro. É sobre esta firma de consultoria que recaem suspeitas de "pagamentos corruptos" no âmbito do licenciamento daquele empreendimento. A existência do acordo foi confirmada ao PÚBLICO por um dos responsáveis da Associação Portuguesa de Guardas e Vigilantes da Natureza, que na altura denunciou o caso.
-
Segundo este responsável, que trabalha na área da Reserva Natural do Estuário do Tejo, o acordo visava as instalações da RNET, onde são guardados os barcos e outro material de vigilância daquela área. A mesma fonte indicou que esta intenção "veio dos serviços centrais do ICN".
-
"Houve quase a consumação, mas à última hora, mesmo em cima da entrega das chaves, a cedência foi suspensa", adiantou. "Não sabemos porquê, como também não sabemos porque é que se pretendia ceder as instalações", acrescentou o mesmo responsável. Que não descarta, contudo, que as acusações então feitas pela sua associação possam ter contribuído para este desfecho.
-
Nota do Papa Açordas: Que mais haverá por detrás do Freeport? Era bom que a PJ investigasse minuciosamente este caso, porque já vimos e está à vista de toda a gente, que se trata de um caso de polícia.
-

1 comentário:

Anónimo disse...

Com ou sem corrupção (e aqui aguardo para ver), este caso devia servir para que todo o País tirasse muitas ilações!