segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Professores - voltam hoje à greve

-
Nova jornada de luta dos sindicatos e dos movimentos independentes
Professores voltam hoje à greve entre dúvidas sobre um boicote geral à avaliação

-
Com 94 por cento de adesão em Dezembro, segundo os sindicatos - 66,7 pela nova contagem do Ministério da Educação -, a fasquia para a segunda greve de professores deste ano lectivo, marcada para hoje, está colocada muito alto. Os presidentes dos conselhos executivos ouvidos pelo PÚBLICO optaram por não avançar prognósticos, entre os professores há quem aposte em alta, mas também quem preveja uma quebra.
-
Ao fim da tarde de ontem, Mário Nogueira, porta-voz da Plataforma Sindical de Professores, que convocou a greve, continuava optimista: "As indicações que nos chegam das escolas apontam para uma grande adesão". O sindicalista reafirmou também o que tem vindo a dizer nas últimas semanas - que esta é fundamental" para o desfecho das negociações com vista à revisão do Estatuto da Carreira Docente (ECD), com um primeiro round marcado para o próximo dia 28.
-
A greve de hoje coincide com o segundo aniversário da entrada em vigor do ECD, que está na origem do actual clima de contestação, devido à divisão da carreira docente em duas categorias (professores titulares e não-titulares), à imposição de quotas para aceder à mais elevada, e à criação de um modelo de avaliação com "critérios subjectivos", já simplificado por duas vezes, mas que no "essencial se mantém igual", segundo Nogueira.
-
Nota do Papa Açordas: Sócrates anda muito preocupado em obter uma nova maioria, pelo que, com urgência, deve contabilizar os votos dos professores e suas famílias, pois estes, assim tão maltratados não devem votar PS. Talvez ainda esta semana, venha comunicar que a avaliação fica congelada até ao próximo ano lectivo...
-

Sem comentários: