sábado, 31 de janeiro de 2009

O que o Freeport veio descobrir!...

-
Não foi encontrado registo da entidade a quem o primeiro-ministro comprou o seu
Mãe de Sócrates comprou a pronto apartamento a “offshore” num ano em que declarou menos de 250 euros

-
A mãe do primeiro-ministro José Sócrates, Maria Adelaide Carvalho Monteiro, comprou o apartamento onde reside na Rua Braamcamp, no centro de Lisboa, a uma sociedade “offshore” com sede nas ilhas Virgens Britânicas, e pagou-o a pronto num ano em que declarou menos de 250 euros de rendimentos, noticia hoje o jornal diário “Correio da Manhã”, que investigou o património da família do primeiro-ministro.
-
O negócio aconteceu em 1998, nove meses depois de José Sócrates se ter mudado para o mesmo edifício (o Heron Castilho) e antes do licenciamento do Freeport. O apartamento da sua mãe tinha um valor tributável de 224 mil euros. No mesmo ano, a mãe do primeiro-ministro vendeu a sua moradia na zona de Cobre, em Cascais.
-
As ilhas Virgens Britânicas são um paraíso fiscal e foi apenas a mãe do primeiro-ministro que comprou o apartamento a uma sociedade destas ilhas. Ainda de acordo com o “Correio da Manhã”, que cita os registos prediais, a maioria dos outros proprietários fizeram a aquisição a uma outra “offshore”, a Heron Internacional, N.V., das Antilhas Holandesas.
-
Nota do Papa Açordas: Como é que a mãe de Sócrates pode ter uma pensão mensal de mais de três mil euros do Instituto Financeiro da Segurança Social, se em 1998 declarou menos de 250 euros de IRS? E o gabinete do primeiro-ministro recusou-se a dizer qual era a sua profissão...Enquanto Sócrates não explicar, de forma convincente, estas incongruências todas, as dúvidas sobre a sua actuação, continuarão a pairar.
-
-

1 comentário:

Anónimo disse...

E anda o primeiro dos ministros a dizer em reuniões internacionais que vai defender o fim dos offshores. Primeiro vai ter de se zangar com a família, pois a mãe compra casas a offshores, o tio tem ou teve dois, o primo tambem anda metido nessas negociatas, e sabe-se lá mais o que vamos saber amanhã!
Mancha Negra