quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Sinais de fome em Portugal...

-
Adoptados novos critérios na atribuição de apoios
Novas regras da acção social escolar a aprovar hoje triplicam beneficiários

-
As novas regras da acção social escolar são hoje aprovadas em Conselho de Ministros, prevendo-se que triplique o número de alunos carenciados do ensino básico e secundário com direito a refeições e manuais escolares gratuitos.
-
A grande novidade reside na atribuição dos apoios, que vai ter novos critérios. O rendimento das famílias passa a ser determinado em função do escalão em que se encontram para efeitos de abono de família.
-
Com a alteração, passam de 185 mil para mais de 399 mil os alunos que vão beneficiar do apoio máximo da Acção Social Escolar (ASE), que prevê refeições gratuitas e o pagamento integral, por parte do Estado, dos manuais escolares obrigatórios.
-
Da mesma forma, o número de alunos com direito ao escalão B da ASE, cujos apoios equivalem a metade dos atribuídos no escalão A, cresce de 44.468 para cerca de 311.500.
-
No total, vão usufruir de apoio mais de 711 mil estudantes do ensino básico e secundário, quase três vezes mais do que os que beneficiavam até agora.
-
Nota do Papa Açordas: Estas medidas agora tomadas apenas provam a fome que há em Portugal. Na realidade, o desemprego, a precariedade e o desenrascanço, fazem com que a população sofra de mais carências no campo social. E como estamos a entrar num período eleitoral, há que aproveitar estas medidas...
-

1 comentário:

Anónimo disse...

Será que o apoio vai chegar para o jantar também na escola? É que o pequeno-almoço já lá é tomado.... mas pronto, o que interessa é que têm livros, cadernos e lápis dados pelo Estado. Não há razão nenhuma para não terem sucesso escolar! Aprovo mais esta medida em benefício do Ensino!
M