terça-feira, 16 de junho de 2009

Sócrates e as suas trapalhadas...

-
Declarações à saída da comissão política, já de madrugada
Sócrates confunde maioria absoluta com maioria parlamentar

-
À saída da comissão política nacional, ontem à noite, na sede do PS, no Largo do Rato, José Sócrates decidiu voltar a falar em maioria absoluta, corrigindo assim o “lapso” das declarações à entrada da reunião. “A maioria parlamentar é uma maioria absoluta, que eu saiba, a não ser que haja outra maioria parlamentar que permita governar sozinho, só a maioria absoluta”, disse, produzindo um equívoco entre os dois conceitos.
-
Maioria absoluta e maioria parlamentar possuem diferentes definições. A primeira, uma maioria qualificada (50 por cento mais um), não implica necessariamente a maioria de um só partido político, bastando lembrar a aliança governamental entre o PSD e o CDS/PP, que assim detinham o maior número de votos no Parlamento. A maioria parlamentar, por seu lado, pode ser uma maioria absoluta, é certo, mas também uma maioria relativa, esta última habitualmente controlada por apenas uma força partidária (embora também existam coligações minoritárias). Ou seja, não é claro afirmar taxativamente, como o fez o primeiro-ministro, que uma “maioria parlamentar é uma maioria absoluta”.
-
A corroboração das declarações de Sócrates à entrada para a comissão política – omitiu a palavra absoluta para falar da maioria que o PS necessita para as legislativas – acabou por ser feita por Augusto Santos Silva, um dos governantes mais próximos do primeiro-ministro.
-
Notas do Papa Açordas: Coitados, eles já não sabem o que dizem...estão de cabeça perdida... é o princípio do fim! Oxalá assim seja, e que estejam muitos anos hibernados...
-

1 comentário:

Luis Melo disse...

O jornal Público noticia hoje que Sócrates confunde maioria absoluta com maioria parlamentar

Eu parece-me é que quando o PM entrou para a reunião da comissão política, ia cabisbaixo e derrotado, depois da estrondosa derrota nas eleições europeias. Sócrates "perdeu o pio" e a arrogância transformou-se de repente em humildade.

Mas bastaram umas horas dentro de uma sala com os seus pares (leia-se boys) a bajularam-no para voltar a ser o "velho" Sócrates que os portugueses conhecem: arrogante, seco, cínico e falso. A dar o dito por não dito mais uma vez.

Mais 3 pontos para José Sócrates na Superliga "incompetente-mor"