quinta-feira, 11 de junho de 2009

Cavaco Silva: deu mais valor a dois ex-Pides que a Salgueiro Maia...

-
JUMENTO DO DIA
-
Cavaco Silva
-
Todas as homenagens a Salgueiro Maia prestadas seja por quem for são merecidas, o capitão de Santarém é o símbolo dos melhores valores de Abril, a generosidade, o respeito pela democracia, a defesa das instituições democráticas. Mas a homenagem prestada por Cavaco Silva parece mais uma forma do ex-primeiro-ministro limpar uma nódoa do seu currículo político do que a homenagem de alguém que admira verdadeiramente o capitão Salgueiro Maia.
-
Se Cavaco Silva tivesse uma verdadeira admiração por Salgueiro Maia não lhe teria recusado a merecida pensão quando era primeiro-ministro, alinhando aos militares que aproveitaram as circunstâncias para se vingarem do maior símbolo de Abril. Salgueiro Maia foi um jovem capitão que arriscou tudo na vida ao mesmo tempo que o jovem Cavaco Silva iniciava a sua carreira de economista sem grandes laivos de coragem política, conformado com o regime e mais preocupado com o seu sucesso do que com a liberdade dos portugueses. O bem sucedido Cavaco Silva foi quem mais tarde decidiu que o capitão de Abril deveria pagar pela ousadia que demonstrou recusando-lhe a pensão a que tinha direito.
-
Qualquer homenagem que Cavaco agora preste pode ser simbolicamente importante e enquanto Presidente da República não faz senão o seu dever, só é pena que enquanto primeiro-ministro não o tenha feito.
-
Notas do Papa Açordas: Um excelente post do JUMENTO . No entanto, devia ter salientado que, na mesma altura, Cavaco Silva concedeu idêntica pensão a dois ex-Pides...
-

Sem comentários: