terça-feira, 9 de junho de 2009

"Bom trabalho" do sr. Sócrates...

-
Recessão aprofundou-se no primeiro trimestre de 2009
PIB caiu 3,7 por cento no primeiro trimestre de 2009

-
O produto interno bruto caiu 3,7 por cento no primeiro trimestre de 2009 quando comparado com o mesmo período de 2008, revelou hoje o instituto Nacional de Estatística (INE). Face ao trimestre anterior, a economia portuguesa caiu 2 por cento.
-
A quebra da actividade económica esteve, sobretudo, ligada a uma queda da procura interna - menos 5,1 por cento. E principalmente do investimento privado (menos19,8 por cento) e, em menor escala, do consumo privado (menos 1,7 por cento). Já o contributo da componente externa do PIB foi positivo. Não porque as exportações se tenham aguentado em tempo de recessão - na verdade caírem 20,8 por cento - mas porque a quebra das importações foi ainda mais acentuada. A retracção do investimento e do consumo privado levou a uma redução das compras no exterior de 20,4 por cento.
-
O comércio externo é a imagem da recessão em termos internacionais. Depois de no último trimestre de 2008 se ter verificado uma quebra nas exportações de 8,8 por cento, no primeiro trimestre de 2009 a contracção da procura externa dos produtos produzidos em Portugal mais que duplicou em termos homólogos.
-
Notas do Papa Açordas: Não nos devemos esquecer da crise provocada pelo sr.Sócrates, nos quatro anos que mantém de governo. Certamente, que irá culpar a crise internacional, quando o verdadeiro culpado é ele e as suas políticas economicistas...Merecia uma medalha no 10 de Junho...
-

Sem comentários: