segunda-feira, 22 de junho de 2009

Caça à baleia: um ministro brincalhão...

-
Comissão Baleeira Internacional
Portugal disposto a aceitar caça costeira à baleia

-
Portugal admite o regresso de alguma caça à baleia a nível internacional, em troca de mais medidas de conservação para os grandes cetáceos. Aproximar as posições pró e contra a caça à baleia é a postura que o país está a manter na reunião anual da Comissão Baleeira Internacional (CBI), que começou hoje no Funchal, Madeira.
-
O ministro do Ambiente, Francisco Nunes Correia, apelou à flexibilidade, como forma de resolver o conflito interno em que a CBI está mergulhada há anos. “Uma solução só pode ser encontrada se ambos os lados estiverem disponíveis para fazerem concessões e para aceitarem que o resultado final não será perfeito para nenhum dos lados”, disse Nunes Correia, num discurso na abertura da conferência.
-
Portugal, por sua parte, estaria disponível para aceitar a reintrodução da caça à baleia a partir de cidades costeiras – como o Japão tem reivindicado nos últimos anos. Mas, em troca, exigiria um reforço de algumas medidas de conservação e a redução da caça feita ao abrigo de programas científicos, com os quais o Japão mata centenas de baleias todos os anos, sobretudo na Antárctida.
-
Notas do Papa Açordas: Depois de passar muito tempo na "toca", ninguém lhe põe o olho em cima, vem agora este ministro brincar com a nossa paciência, e dizer que." talvez Portugal autorize a caça à baleia"... acredito mais na "abertura da caça aos ministros do governo de Sócrates" que nesta caça à baleia! Tenham juízo!...
-

2 comentários:

Kruzes Kanhoto disse...

Hum...Era capaz de não ser má ideia, com a quantidade de baleias que andam por aí...

Anónimo disse...

Baleias?? "Tubarões de mil aparas"