sexta-feira, 19 de junho de 2009

Educação - o canto de sereia da ministra...

-
Conselho Científico diz que os meios substituíram os fins
Ministra da Educação admite manter avaliação simplificada no próximo ano lectivo

-
A ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, admite manter a versão simplificada do modelo de avaliação de desempenho docente por mais um ciclo avaliativo.
--
Num despacho divulgado hoje, esta é uma das duas opções para o próximo ano lectivo sobre as quais a ministra pede parecer ao Conselho Científico para a Avaliação dos Professores. A outra é voltar ao modelo original, regulamentado em 2008, “com as alterações eventualmente consideradas necessárias, designadamente a respeitante à duração dos ciclos de avaliação.
-
O regime simplificado entrou em vigor em Janeiro passado em resposta aos protestos das escolas e docentes. O tempo de vigência que lhe foi apontado foi de um ano. Neste período não são contemplados alguns dos pontos mais polémicos do novo modelo, como a ponderação dos resultados dos alunos na avaliação dos professores ou a obrigação destes terem aulas observadas. No ano lectivo passado o modelo de avaliação tinha também sido substituído por uma versão simplificada que foi só aplicada aos professores contratados.
-
O despacho da ministra surge na sequência da entrega, pelo CCAP, do seu relatório sobre o acompanhamento e a monitorização da avaliação de desempenho docente.
-
O CCAP entregou também uma série de recomendações de modo a “contribuir para o processo de tomada de decisão relativamente à configuração que a avaliação de desempenho docente assumirá no próximo ciclo avaliativo”, precisamente a questão que a ministra resolveu devolver agora a este Conselho.
-
Notas do Papa Açordas: O que pode um período eleitoral fazer!... A partir duma teimosia mais que doentia, uma abertura do tamanho do mundo... e, tudo, porque em Setembro ou Outubro vão haver Legislativas... Esperamos que os professores não se deixem enganar, e que saibam dar, no momento do voto, o castigo que este governo merece...
-

Sem comentários: