quarta-feira, 24 de junho de 2009

Governo não gosta dos agricultores!...

-
Programa de desenvolvimento rural
CDS-PP apresenta provas de que Governo falhou nos apoios à agricultura

-
Com um documento oficial na mão, o CDS-PP acusa o Ministério da Agricultura de incompetência por ter falhado prazos de pagamento e metas de execução do Proder (programa comunitário de desenvolvimento rural), dois anos e meio depois do seu início de funcionamento. E pede o afastamento dos responsáveis políticos e do gestor do programa Carlos Guerra que “ainda por cima” foi constituído arguido no caso Freeport.
-
Em conferência de imprensa, o deputado Pedro Mota Soares divulgou um documento oficial que faz o ponto da situação da execução do Proder, em funcionamento entre 2007-2013. Em seis anos, o programa deveria estar executado a 33 por cento; dois anos e meio depois só foi executado em 9,7 por cento, segundo o deputado centrista que fez as contas. “Dos 1,268 milhões de euros disponíveis em dois anos, só foram atribuídos 429 milhões de euros. Há 840 milhões por gastar como o CDS sempre afirmou”, disse.
-
No capítulo da “modernização e capacitação das empresas” foram recebidas 4810 candidaturas, das quais 4628 foram consideradas válidas. Só com 65 foram celebradas contratos, mas até hoje nenhuma verba foi paga, segundo o CDS, com base no documento divulgado.
-
Notas do Papa Açordas: O CDS tem toda a razão: o Ministério da Agricultura está parado desde 2005! Mandaram algum pessoal para o desemprego camuflado (vulgo Mobilidade), colocaram boys nas direcções regionais e cargos dirigentes, e, toca a desmantelar toda a organização do Ministério...Deviam ser presos!...
-
-

4 comentários:

Anónimo disse...

e já alguem questionou a capacidade técnica dos projectistas?
Segundo sei muitos projectos chumbam por "tecnicamento incorrectos".

Anónimo disse...

Por muitos maus projectos que haja, os projectistas já deram provas de competência. Os actuais dirigentes do Ministério é que não!
Quando será que acaba o PRODER para começar alguma coisa mais séria?
O anterior quadro comunitário teve um Gestor. Funcionou razoávelmente até este Governo entrar. Aí descambou, com paragem de aprovações, tentativas de interferência no processo de decisão, etc. Resultado: bloqueio, perda de enormes verbas que este ano se vai repetir, apesar da abertura apressada de novas candidaturas, gastos adicionais de dinheiro nacional sem necessidade, etc, etc, etc.
O actual quadro já vai para o terceiro gestor,será concerteza por pouco tempo, e tudo continua sem funcionar.
Começa a chegar a hora de alguém pegar nisto, no Ministério, no Ifap, no Gabinete de Planeamento, nas Direcções Regionais.

Anónimo disse...

O Sr. Carlos Guerra (para além de ter dois irmãos procuradores, um era o da Casa Pia o outro está no Eurojust...), foi o primeiro dirigente de um governo, a ser demitido pelo 1º ministro na AR e em directo para as TV's.

Anónimo disse...

Neste famigerado governo do pinóquio, existe uma infinidade de Carlos Guerras...
Picapau