quinta-feira, 25 de junho de 2009

BCP - se o crime fosse roubo de galinhas a pena era maior...

-
Banca
Ministério Público deduziu acusação contra cinco antigos gestores do BCP

-
O Ministério Público já deduziu acusações contra cinco antigos administradores do Banco Comercial Português (BCP), incluindo dois presidentes executivos - Jorge Jardim Gonçalves e Filipe Pinhal -, por alegados crimes de manipulação de mercado, falsificação de contabilidade e burla qualificada. Os arguidos ainda não exerceram o contraditório e preparam-se, agora, para requerer a confirmação da acusação (ou a sua anulação) junto de um juiz.
-
O PÚBLICO apurou que Jardim Gonçalves, Filipe Pinhal, Cristopher de Beck, António Rodrigues e Castro Henriques já foram notificados da acusação deduzida pelo Ministério Público, que decidiu também arquivar os processos envolvendo um antigo administrador do BCP, Alípio Dias, e dois ex-directores, Luís Gomes e Filipe Abecassis. De acordo as autoridades, as administrações passadas, lideradas por Jardim Gonçalves, terão constituído, entre 1999 e 2001, um conjunto de 17 offshores, que eram dominadas pelo BCP, com a finalidade de manipular as cotações do banco.
-
Com a queda das bolsas registada após o 11 de Setembro, as sociedades vieram, diz a acusação, a perder dinheiro, o que foi ocultado em veículos detidos por clientes/accionistas próximos dos ex-administradores. O Ministério Público considera, por isso, que os arguidos falsificaram a contabilidade, daí resultando o empolamento dos resultados, e acusa-os ainda de burla qualificada. Isto porque o BCP, ao apresentar lucros superiores aos reais, permitiu a atribuição às anteriores administrações de montantes que excediam os dez por cento de remunerações variáveis em função dos resultados estatutariamente fixados. O MP calcula que o excesso totalizou, entre 2001 e 2004, para o conjunto dos ex-gestores, mais de 24 milhões de euros, repartidos da seguinte forma: Jardim Gonçalves, 9,7 milhões; Pinhal, três milhões; Beck, 2,7 milhões; Castro Henriques, 1,5 milhões; António Rodrigues, 1,5 milhões. Já Alípio Dias recebeu a mais 1,3 milhões de euros, enquanto Francisco Lacerda auferiu cerca de um milhão de euros. O processo revela ainda que, só em 2001, os ex-gestores Alexandre Magalhães, João Talone e Rui Barata também foram remunerados a mais em, respectivamente, 519 mil euros, 334 mil euros e 206 mil euros.
-
Notas do Papa Açordas: Joe Berardo diz que BCP continua a "roubar" e que o pode provar , mas parece que ninguém o quer ouvir. Como o título indica, se o crime fosse relativo ao roubo de galinhas, certamente que a penalização era maior e, os "artistas", já estavam presos...
-
-

1 comentário:

José disse...

Há muitos anos que venho reclamando a desgraça causada por estes indivíduos a milhares de inocentes...
Em outro País, mesmo que fosse de 3º mundo já estariam presos... CMVM, já os tinha acusado de crimes... Banco de Portugal, também os acusou de crimes... Milhares de lesados reclamaram os seus valores defraudados por este banco,a muitas Instituições... Agora pergunto, como é possível, estes srs. andarem à solta a gozarem milhões de euros extorquidos a pessoas inocentes do crime???
bcpcrime.blogspot.com